segunda-feira, 7 de setembro de 2020

A Família Addams 2

Título no Brasil: A Família Addams 2
Título Original: Addams Family Values
Ano de Produção: 1993
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Barry Sonnenfeld
Roteiro: Paul Rudnick
Elenco: Anjelica Huston, Raul Julia, Christopher Lloyd, Christina Ricci, Joan Cusack, Christopher Hart

Sinopse:
Segundo filme para o cinema baseado na obra do cartunista  Charles Addams. Nessa segunda produção a Família Addams tenta resgatar seu amado tio Fester de seu novo amor, uma viúva negra chamada Debbie, que só está interessada em seu dinheiro. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor direção de arte. Também indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor atriz (Anjelica Huston).

Comentários:
Charles Addams usava seus desenhos para criticar a própria sociedade americana. Afinal quem nunca teve um tio babão que caia de amores por uma mulher mais jovem e interesseira que só estava de olho no dinheiro dele? Essa situação não é apenas comum, mas totalmente familiar para muitas pessoas. Nessa continuação temos uma ampliação de espaço para o personagem interpretado por Christopher Lloyd, o que acabou sendo muito divertido. Talento certamente nunca lhe faltou. Outro aspecto digno de nota no elenco é que esse filme marcou a despedida do ator Raul Julia ao um de seus personagens mais conhecidos e famosos. Ele morreu ainda jovem, de forma até inesperada, sendo esse um de seus últimos filmes. Uma pena também que esse elenco nunca mais tenha sido reunido. Em minha opinião esse filme reuniu o melhor time de atores e atrizes para interpretar esses personagens. Simbiose perfeita, um show de talento. Nunca mais conseguirão reunir tanta gente talentosa para dar vida a essa família mais do que divertida - e estranha! Ter tanta gente boa trabalhando junto, só nessa franquia original mesmo. Todo o que vier depois será apenas uma pálida sombre desses dois primeiros filmes.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Duas observações:
    1 - Já ouvi dizer que o Christopher Lloyd se sentia muito a vontade nesse papel do tio Fester porque era o unico em que ele podia aparecer com a sua aparência verdadeira. kkkkkkkkkk
    2 - O nonsense da familia sempre adorar o que os outros acham um horror sempre foi a grande piada da Familia Addams. A cena em que a menina está correndo com uma faca atras do irmão e a Morticia a detêm e da uma dura nela por estar fazendo aquilo, toma a faca e lhe dá uma machadinha, dizendo "agora sim!" e a menina continua a insana perseguição, é antológica e resume, tanto o que é ser daquela família, quanto o modo de vida dos EUA por baixo do Way Life American com seus fuzis de repetição dentro de casa.

    ResponderExcluir
  2. Puro humor negro. Aliás esses personagens até hoje em deixam admirados pela coragem de tratar desses temas assim, sem ficar pesado ou forçado. E sobre o Lloyd eu o considero um baita ator, que nunca teve o talento reconhecido de forma correta. Grande parte do sucesso da franquia DE Volta para o Futuro se deve a ele.

    ResponderExcluir