Depois do sucesso dos filmes estrelados por Rock Hudson e Doris Day, as produções românticas do cinema americano nunca mais foram as mesmas. Que o diga esse simpático "Médica, Bonita e Solteira" que tentava seguir pelo mesmo caminho. E o que exatamente esses filmes tinham de diferente? Na década de 1950 os filmes sobre relacionamentos eram extremamente românticos, melosos, puxando para o melodramático. Uma ingenuidade só! Já na década de 1960 eles se tornaram bem mais picantes, cínicos e bem humorados. A nova posição da mulher dentro da sociedade já não comportava aquela heroína bobinha dos antigos filmes, onde a mulher geralmente ficava sonhando acordada com o aparecimento do príncipe encantando com sua armadura reluzente e brilhante. Aqui temos um exemplo de personagem feminino que já era independente e não precisava de um casamento para se firmar dentro da sociedade.
A protagonista desse filme se chamava Helen Brown (Natalie Wood), uma mulher independente, bem sucedida, que não precisa de um relacionamento com um homem para se tornar feliz. Em vista disso ela resolve escrever um livro contando sua forma de entender a nova realidade feminina de seu tempo. O livro se torna um grande sucesso de vendas, o que desperta a curiosidade do jornalista Bob Weston (Tony Curtis), que deseja descobrir todos os mais íntimos segredos por trás da imagem da autora do livro. Já deu para perceber que apesar das intenções nada louváveis de Bob ele vai acabar se apaixonando por Helen, pois afinal ela evita de todas as formas se tornar mais uma presa na enorme lista de conquistas do charmoso jornalista. A Warner investiu pesado nesse filme, até porque tinha a intenção de ganhar esse rico nicho de mercado das comédias românticas mais ousadas da década de 1960. Para isso não mediu esforços, colocando como meros coadjuvantes grandes nomes de Hollywood como por exemplo Henry Fonda e Lauren Bacall. O filme é divertido, não há como negar, mas também fica muito longe de repetir os bons roteiros da dupla Hudson / Day.
Apesar do carisma dos atores Tony Curtis e Natalie Wood, o
filme não conseguiu cumprir todas as expectativas simplesmente porque em
1964 ele já foi considerado sem novidades, já que o assunto já tinha
sido exaurido nos filmes da Universal com Doris Day e Rock Hudson. De
qualquer maneira vale ser redescoberto. Que o diga os produtores em
Hollywood que se inspiraram nele para realizar "Abaixo o Amor" com Renée
Zellweger e Ewan McGregor, uma homenagem bem humorada a esses antigos
filmes. Assista aos dois filmes e compare. No mínimo você terá uma boa
diversão.
Pablo Aluísio.
Cinema Clássico
ResponderExcluirMédica, Bonita e Solteira
Pablo Aluísio.
Bom, Natalie Wood e Tony Curtis juntos só tem um motivo. Uma exposição de beleza acima do que deveria ser permitido a dois seres humanos. Ela foi admirada, e cortejada, pelo Elvis; ele foi imitado, justo na aparencia, pelo Elvis. Precisa-se falar mais alguma coisa?
ResponderExcluirSerge Renine.
Beautifull People do cinema americano clássico...
ResponderExcluirDivertida Comédia.Se eu não me engano nesse filme Curtis cita "Quanto Mais Quente Melhor" mencionando o filme como estrelado por Jack Lemmon e "aquele outro palhaço" ,srsrr
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