quarta-feira, 23 de setembro de 2020

No Mundo de 2020

Título no Brasil: No Mundo de 2020
Título Original: Soylent Green
Ano de Produção: 1973
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Richard Fleischer
Roteiro: Stanley R. Greenberg, Harry Harrison
Elenco: Charlton Heston, Edward G. Robinson, Chuck Connors, Leigh Taylor-Young, Mike Henry, Joseph Cotten

Sinopse:
O mundo vive um período de trevas e crises em 2020. Há fome, violência e morte em massa da população mundial. No mundo devastado pelo efeito estufa e pela superpopulação, um detetive da polícia de  Nova Iorque começa a investigar o assassinato de um CEO de uma grande empresa.

Comentários:
Acredite, esse filme existe! Em 1973 foi lançado um filme de ficção chamado "No Mundo de 2020"! E como eles imaginavam o mundo de 2020 na década de 1970? Não muito bem! O futuro do filme (nosso presente agora) era retratado como um mundo em caos completo. Havia uma superpopulação mundial faminta, uma crise econômica absurda e muitas mortes causadas pelo efeito estufa que havia enlouquecido o clima no planeta! Sinceramente... não erraram em muita coisa - na verdade acertaram de forma assustadora em vários aspectos. A única coisa em que falharam foi que não previram a pandemia mundial, mas aí, vamos ser sinceros, seria pedir demais! É um filme B e como tal está mais preocupado em contar seu enredo policial envolvendo um assassinato e o segredo de uma grande empresa. Uma crítica contra as grandes corporações que eles entendiam que iriam dominar a economia global. A trama policial não é grande coisa, porém quando o roteiro sai desse foco e mostra o que está acontecendo no mundo lá fora a coisa realmente impressiona. As ruas de Nova Iorque estão todas tomadas por protestos violentos e pasmem, alguns manifestantes chegam a usar máscaras para o enfrentamento com a polícia! Mas afinal, quem foi o profeta moderno que escreveu esse roteiro mesmo?

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Pablo:
    Eu revi esse filme a pouco tempo de tanta vontade que estava de ver o Charlton Heston trabalhando. Qual não foi a minha surpresa ao ver junto com ele o grande Edward G. Robinson muito pouco antes de morrer.
    Uma coisa a se dizer desse filme: até o ano passado ele era absudamente pessimista, ja nesse 2020, com essa pandemia, ficou 0 x 0.
    Inclusive esse filme tem uma critica social forte na pergunta "você é rico? é policial? nao? entao você não é nada!" Nao te faz lembrat algo dos dias de hoje?
    E o final desse filme é terrivel, eles nao afinam.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. Eu rico impressionado como o mundo tem se deteriorado nesses últimos anos. Digo isso não apenas em relação a situações como essa pandemia, mas em relação também a valores, princípios. As pessoas hoje em dia ouvem muito mais os imbecis, os escrotos, os boçais. A Internet é uma maravilha humana, mas deu espaço e palco para cada monstruosidade que vou te contar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta ver a onda de fake news. Antigamente pra você disseminar uma mentira precisava dispor de um veículo de midia tal como um jornal, um radio, etc. e esses eram identificáveis e penalizados, fechados, empastelados, ou perderiam a concessão. E quem ali trabalhava era um profissional com considerável orgulho da profissão pra não querer ser visto como um vigarista mentiroso.
      Agora, todo mongolóide que tem um smartphone é dono de um veiculo de midia em potencial, as vezes até com mais publico ou a TV; basta citarmos o Winderson Numes, ou o Felipe Neto, que possuem em seus canais no You Tube 40 milhões de inscritos e mais de 5 milhoes de visualizações em qualque vídeo que postem.
      Esse filme "No Mundo de 2020" jamais previria algo assim.

      Excluir