terça-feira, 8 de setembro de 2020

Medo X

Título no Brasil: Medo X
Título Original: Fear X
Ano de Produção: 2003
País: Inglaterra, Dinamarca
Estúdio: AM Entertainment Investors
Direção: Nicolas Winding Refn
Roteiro: Nicolas Winding Refn, Hubert Selby Jr
Elenco: John Turturro, Deborah Kara Unger, Stephen Eric McIntyre, William Allen Young, Gene Davis

Sinopse:
Quando sua esposa é morta em um incidente aparentemente aleatório, Harry (Turturro), impulsionado por visões misteriosas, viaja para descobrir as verdadeiras circunstâncias em torno de sua morte inexplicável. Filme indicado ao Fangoria Chainsaw Awards na categoria de melhor ator (John Turturro).

Comentários:
Esse é um bom thriller de suspense. Assisti há alguns anos na TV a cabo. Não acredito que tenha sido lançado nos cinemas brasileiros, pelo menos eu não me lembro disso ter acontecido. No geral temos aqui uma jornada pessoal do protagonista tentando entender, aceitar e revelar as circunstâncias da morte da esposa. Como é um filme europeu (uma produção contando com realizadores da Dinamarca e Inglaterra) não espere pelo ritmo alucinado que muitos estão acostumados do cinema dos Estados Unidos. As coisas aqui são mais lentas, as cenas são mais bem exploradas, tudo levando um certo tempo para acontecer. Nada de correrias, nem explosões, nem carros caindo de penhascos, etc. Tudo é mais sutil, cadenciado, em ritmo bem de acordo com a média dos filmes europeus. John Turturro, mais uma vez, está ótimo. Ele interpreta um personagem que mesmo deprimido vai atrás da verdade. Será que finalmente a encontra em algum lugar? Assista ao filme para saber.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. A bela e misteriosa Deborah Kara Unger foi uma promessa dos anos '90/2000 que não se cumpriu, apesar de ter feitos vários filmes famosos, incluindo o filme "O Troco" de 1999, com o Mel Gibson , um ídolo incontestável na época.
    O John Turturro, a despeito do seu talento como ator, parece sempre estar com uma cara de desesperado.

    ResponderExcluir
  2. O mundo do cinema é muito competitivo. Atores e atrizes "da moda" surgem e somem com a mesma velocidade. Apenas o talento pode garantir alguma segurança.

    ResponderExcluir