sexta-feira, 4 de setembro de 2020

O Resgate do Soldado Ryan

Título no Brasil: O Resgate do Soldado Ryan
Título Original: Saving Private Ryan
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: DreamWorks, Paramount Pictures
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Robert Rodat
Elenco: Tom Hanks, Matt Damon, Tom Sizemore, Vin Diesel, Edward Burns, Ted Danson

Sinopse:
Durante a II Guerra Mundial, o capitão Miller (Tom Hanks) recebe ordens para formar um pequeno grupo de soldados para encontrar o soldado Ryan no front de batalha. Ele seria o único sobrevivente de sua família, após seus irmãos terem sido mortos em confronto com os inimigos. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor filme, melhor direção (Steven Spielberg), melhor ator (Tom Hanks), melhor direção de fotografia (Janusz Kaminski), melhores efeitos especiais, som e edição.

Comentários:
Esse filme já é considerado um clássico moderno. Dentro da filmografia de Steven Spielberg é certamente um dos cinco melhores momentos da carreira do diretor e dentro do imenso campo de filmes feitos sobre a II Guerra Mundial também se destaca completamente. Eu colocaria facilmente essa produção na seleta lista dos cinco melhores filmes já feitos sobre aquele grande conflito mundial. A cena em que os aliados desembarcam nas praias da Normandia, durante o Dia D, é simplesmente perfeita e irretocável. Ali o cinema de Spielberg atingiu patameres de quailidade cinematográfica e perfeição que nunca mais foi superado, por produção nenhuma após o lançamento desse filme. Eu tive o prazer de assistir a esse espetáculo no cinema e posso dizer que é uma das sequências mais brilhantes da história do cinema americano. Além da qualidade absurda da reconstituição de época, o filme também se destacava por seu bom roteiro, que também priorizava o lado humano dos combatentes e da população civil que era atingida em cheio no meio dessa guerra sem limites. Enfim, falar mais seria desnecessário. Esse é um dos grandes filmes da II guarra já realizados. Nota 10 com louvor!

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. O Resgate do Soldado Ryan
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu também assisti esse filme no cinema e a cena do desembarque é primorosa. E olha que nesse filme nos apresentou o, "ator shakespeariano", Vin Diesel e nem isso maculou essa obra.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Até mesmo as maiores obras primas do cinema apresentam seus calcanhares de Aquiles..

    ResponderExcluir
  4. Uma produção praticamente irretocável. Spielberg construiu uma obra arrebatadora que tem como apoteose, justamente o início do filme, naquele desembarque dramático, sanguinoso e devastador. Na história real, quem resgatou o soldado Fritz Niland, foi um Padre. Frances Sampson era Capelão da 101a Divisão de Paraquedistas, e foi ele - e não o personagem de Tom Hanks - quem na verdade resgatou o soldado Niland - que também não era Ryan.

    ResponderExcluir