quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Golpe de Mestre

Título no Brasil: Golpe de Mestre
Título Original: The Sting
Ano de Produção: 1973
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: George Roy Hill
Roteiro: David S. Ward
Elenco: Paul Newman, Robert Redford, Robert Shaw, Charles Durning, Ray Walston, Eileen Brennan

Sinopse:
Henry Gondorff (Paul Newman) e Johnny Hooker (Robert Redford) são dois vigaristas que resolvem unir suas forças e "talentos" para dar um golpe definitivo em um gângster que lhes prejudicou no passado. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor filme, direção, roteiro adaptado, direção de arte, figurino, edição e música. Indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator (Robert Redford),
direção de fotografia (Robert Surtees) e som. 

Comentários:
Dos grandes campeões do Oscar, esse "Golpe de Mestre" sempre foi um dos meus preferidos. Aqui Paul Newman e Robert Redford decidiram fazer mais um filme juntos. Eles tinham obtido grande sucesso de público e crítica com "Butch Cassidy" em 1969 e resolveram que era hora de voltar. Para isso contrataram novamente o mesmo diretor do filme anterior, o talentoso George Roy Hill. O resultado foi melhor do que poderiam imaginar. "Golpe de Mestre" foi o grande vencedor do Oscar de 1973, levando para casa nada mais, nada menos, do que sete estatuetas! Uma consagração completa. E o filme era realmente uma delícia de assistir, com um roteiro extremamente inteligente e bem escrito, mostrando os planos de um grupo de vigaristas - planos esses que não envolviam violência, mas apenas inteligência e sagacidade. Um aspecto interessante dessa história é que ela foi mesmo inspirada em um fato real que aconteceu no século XIX, no interior dos Estados Unidos. Usando de aparências, cenários e muita lábia, esses trambiqueiros conseguiram mesmo enganar muita gente. Outro ponto digno de nota vem da trilha sonora incidental assinada por Marvin Hamlisch. Essas melodias vão grudar em sua mente por anos e anos. Enfim, grande obra-prima da história do cinema. Um dos melhores já feitos com esse temática.

Pablo Aluísio.

11 comentários:

  1. O primeiro plot twist da minha vida. Que emoção maravilhosa. Hoje adivinho quase todos.
    Até nisso ser velho é uma merda.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. Que roteiro! Excelente... realmente com o tempo o cinéfilo vai aprendendo todas as artimanhas de um bom roteiro.

    ResponderExcluir
  3. Pablo:
    So uma pergunta fora do post:
    o comeco do filme O Ultimo Pistoleiro, na cena do John Wayne com o médico James Stwartt, tem a pretensão de ser uma sequência de O Homem que Matou o Facínora, apesar do Stwartt nesse O Ultimo Pistoleiro, ser um médico em vez de advogado?
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  4. Uma ótima diversão esse filme.Mas quem realmente merecia o Oscar naquela premiação de 1974 era o Gritos e Sussurros de Bergman.

    ResponderExcluir
  5. Serge,
    Não, é mera coincidência. São filmes com roteiros independentes um do outro, sem ligação, a não ser a dupla central de atores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse filme dya pra se ter uma ideia porque a Lauren Bacall conquistou, dentre outros, o Humphrey Bogart e o Frank Sinatra. Que mulher imponente.

      Excluir
    2. Pois é. Ela ficou viúva do Bogart relativamente ainda uma mulher nova.

      Excluir
  6. Pois é Jobson, o Oscar tem dessas coisas...

    ResponderExcluir
  7. Filmaço! Lembro quando assisti pela primeira vez, na TV, em um sábado à noite. Anos 80. Tempos bons.

    ResponderExcluir
  8. Golpe de Mestre é um filme (quase) perfeito. Já não bastasse as presenças de Redford e Newman que dispensam comentários, e com um orçamento de pouco mais de 5 milhões de dólares, o longa multicolorido torna-se um estrondoso sucesso sob a batuta do diretor americano George Roy Hill. Toda as engrenagens que fizeram o longa de Hill abocanhar sete Oscars, funcionam perfeitamente. Uma obra prima! .

    ResponderExcluir