quinta-feira, 10 de setembro de 2020

O Médico

Título no Brasil: O Médico
Título Original: The Physician
Ano de Produção: 2013
País: Alemanha
Estúdio: UFA Fiction
Direção: Philipp Stölzl
Roteiro: Jan Berger
Elenco: Tom Payne, Stellan Skarsgård, Ben Kingsley, Olivier Martinez, Adam Thomas Wright, Jodie McNee

Sinopse:
Na Idade Média um jovem inglês chamado Rob Cole (Tom Payne), decide fazer uma longa viagem em direção ao Oriente Médio, onde pretende estudar com o mestre Ibn Sina (Ben Kingsley). Seus planos é se tornar um médico, em uma época em que não havia universidades de medicina. Filme indicado em diversas categorias no German Film Awards.

Comentários:
Esse filme também é conhecido como "O Físico". Nos primórdios da Idade Média não havia universidades de medicina na Europa, porém no Oriente Médio já existiam centros de saber, onde a medicina era ensinada para jovens. Esse filme é muito interessante pois resgata essa época distante na história. O protagonista é um jovem que órfão passa a ser criado por um vendedor de xaropes e "médico" prático que ia de vila em vila tentando curar as pessoas. Um misto de charlatão com curandeiro medieval. Só que isso era pouco e o jovem decide cruzar os mares em busca de maiores conhecimentos. No Oriente Médio ele encontra aum mestre, mas também encontra fanatismo religioso, um tirano absolutista e uma sociedade prestes a regredir em todos os aspectos por causa da ascensão ao poder de líderes religiosos que tratavam a nascente ciência como blasfêmia contra Alá. E isso acabou gerando uma mudança no centro do mundo. Se antes a Europa havia afundando no misticismo religioso e o mundo oriental prezava o estudo da ciência, as coisas logo mudariam, com os europeus abraçando o conhecimento científico nas universidades que surgiam. Um bom filme, historicamente interessante, com bons personagens em seu roteiro. Gostei muito.  

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pois é. No começo da idade média não tinhamos medicina, e so passamos a ter um pouco, praticamente, no seculo vinte.
    Enquanto nao puderem nos consertar, curar, por fora, sem invasão, como na serie Star Trek, ainda não teremos medidcina na verdade. Está aí a dificuldade para entender o Coronavirus e produzir uma vacina a tempo hábil na mais global das pandemias da história da humanidade.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. A medica na época em que o filme se passa era meramente embrionária. Geralmente curandeiros itinerantes visitavam as vilas vendendo xaropes e garrafas com "curas milagrosas". Eram na maioria das vezes meros charlatões. Dentro de uma carroça seguiam enganando as pessoas de boa fé.

    ResponderExcluir