segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Tarde Demais

Um dos filmes românticos mais lembrados da carreira de Montgomery Clift e Olivia de Havilland, aqui em elogiada atuação que inclusive lhe garantiu o Oscar de Melhor Atriz naquele ano. Ela interpreta Catherine Sloper, uma moça que não parece atrair muito a atenção dos homens. Sem muitos atrativos, pouco bela e até desajeitada, ela fica longe do ideal romântico de sua época. Filha de um rico homem de negócios, ela acaba conhecendo em uma festa o bem apessoado Morris Townsend (Montgomery Clift). Ele parece ser o tipo ideal que uma garota como ela poderia almejar como namorado e quem sabe, um dia, seu futuro marido. O jovem com ares de galã acaba suprindo o vazio em sua vida sentimental. Não demora muito e Catherine logo fica perdidamente apaixonada por ele. Ao saber do breve romance da filha, seu pai fica obviamente enfurecido, uma vez que percebe as verdadeiras intenções de Morris, que no fundo parece querer apenas a rica herança de sua jovem. Para ele o amor de sua filha seria na verdade apenas um aproveitador, um “caçador de dotes”. A não aprovação do pai logo torna a situação tensa e conflituosa. Seria uma visão verdadeira da situação ou apenas mais um caso de preconceito social, já que o personagem de Clift não teria o mesmo dinheiro que o pai de sua jovem namorada?

Por amar muito Morris, a garota então decide romper com o pai para fugir com o amado. O pai imediatamente a deserda de toda a herança. Morris ao saber disso, simplesmente vai embora deixando a jovem destruída emocionalmente para trás. Teria ele fugido por medo, covardia da reação do pai de Catherine ou seria simplesmente o ato de um interesseiro, um golpista do baú? Anos depois, com o falecimento do pai, Catherine se torna finalmente a única herdeira de uma grande fortuna. Para sua surpresa nesse momento sua grande paixão do passado, Morris, reaparece. E agora, dará ela uma segunda chance ao homem que tanto amou?

“Tarde Demais” é uma excelente produção de época, que revive a alta sociedade americana do século XIX. Embora Olivia de Havilland esteja soberba como Catherine, o filme pertence mesmo a Montgomery Clift. Seu personagem, Morris, é muito rico em nuances psicológicas. A todo o tempo o espectador fica perdido, sem saber se ele é de fato um aproveitador ou apenas um homem fraco que não agüentou a pressão do pai de Catherine. O cineasta William Wyler também esbanja elegância e sofisticação nessa adaptação do famoso livro escrito por Henry James. Em suma, eis aqui um dos melhores filmes românticos de Hollywood em sua fase de ouro, em sua fase clássica. Uma obra prima do gênero.

Tarde Demais (The Heiress, Estados Unidos, 1949) Direção: William Wyler / Roteiro: Ruth Goetz, Augustus Goetz, baseados na obra de Henry James / Elenco: Olivia de Havilland, Montgomery Clift, Ralph Richardson, Miriam Hopkins / Sinopse: Rica herdeira fica em um grande dilema após o seu pai desaprovar o romance com o grande amor de sua vida! Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor atriz (Olivia de Havilland), Melhor direção de arte, Melhor figurino e Melhor trilha sonora. Indicado ainda ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Direção, Ator Coadjuvante (Ralph Richardson) e Melhor Fotografia. Vencedor do Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz (Olivia de Havilland).

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Tarde Demais
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A vantagem de ser fraco, ou interesseiro: se ele, por força de caráter, tivesse insistido em ficar com ela, seriam pobres e provavelmente a relação desgastaria devido a dureza da vida sem conforto material. Como ele capitulou e a deixou, ela voltou a ser herdeira, a aí sim, agora já uma verdadeira milionária pode decidir se quer ficar com a sua paixão. Não é romântico, mas muito pragmático e muito mais lógico na vida real, do que "um amor, e uma cabana".

    ResponderExcluir
  3. Não vi o filme, mas é desnecessário falar sobre atuação quando se trata de Montgomery Clift. Junto com Brando, os dois maiores atores da história do cinema.

    ResponderExcluir
  4. Serge, O roteiro desse filme enfoca a velha questão do amor vs dinheiro. Como advogado infelizmente posso dizer que nos dias de crise e desemprego o número de divórcios dispara. O que de certa forma prova a visão, um tanto realista e ácida, de que quando o dinheiro acaba, geralmente o amor acaba junto. É triste, mas é a vida.

    ResponderExcluir
  5. Telmo, Montgomery Clift certamente foi um dos grande atores de sua geração. Aliás acredito que sempre foi subestimado. Sua morte precoce e trágica infelizmente ajudou a concretizar essa situação injusta.

    ResponderExcluir
  6. PS: Esqueci de citar no texto que a atriz Olivia de Havilland faleceu recentemente no dia 26 de julho de 2020, na cidade de Paris. Ela tinha 104 anos de idade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha memoria, sempre será e doce, corajosa, e digna, Melanie Hamilton de "E o Vento Levou".

      Excluir
    2. Correção: ...a doce, corajosa....

      Excluir