quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Bambi

Título no Brasil: Bambi
Título Original: Bambi
Ano de Produção: 1942
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: James Algar, Samuel Armstrong
Roteiro: Perce Pearce, Felix Salten
Elenco: Hardie Albright, Stan Alexander, Bobette Audrey, Thelma Boardman, Marion Darlington, Peter Behn

Sinopse:
Nascido para herdar a coroa de seu pai, o príncipe cervo Bambi, vive as alegrias e tristezas de sua vida na floresta, tendo que lidar com o amor, a fúria da natureza e do homem e também com a tristeza pela morte de sua mãe. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor som e melhor música original ("Love Is a Song" de Frank Churchill e Larry Morey). 

Comentários:
"Bambi" é um dos grandes clássicos de Walt Disney. Ele participou ativamente da produção do filme e poderia ser creditado como diretor caso assim desejasse, porém procurou valorizar seus artistas, creditando dois deles com a direção dessa animação. Algumas coisas me chamaram a atenção nesse clássico da animação. O filme foi produzido no meio da II Guerra Mundial, palco de algumas das maiores atrocidades da história da humanidade, mas Disney conseguiu produzir uma de suas animações mais líricas e pueris. Um contraste histórico digno de nota. Outra aspecto é a ausência de personagens humanos. O homem, quando surge indiretamente na floresta, apenas o faz para matar animais e causar destruição com sua presença. Temos aqui uma clara mensagem ecológica que ecoa até os dias atuais. Certamente o filme serviu para reforçar a consciência em prol da ecologia e da natureza que até hoje faz parte de nosso inconsciente coletivo. A parte musical da animação é destaque. Disney tinha especial cuidado nesse aspecto, tanto que o filme acabou ganhando indicações relevantes no Oscar justamente por sua trilha sonora incidental e sua música. O enredo também é inspirado. Por baixo da imagem de filme infantil se esconde uma poderosa mensagem sobre o ciclo da vida que se renova a cada geração. Enfim, nada mais a dizer. É de fato um dos grandes momentos de Disney na sua carreira e isso definitvamente não é pouca coisa.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Imagine um personagem desses, nos dias maliciosos e intolerantes de hoje? Seria adotado por uma ala, e severamente repelido por outra. Eu não quero nem pensar.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. Bambi não é um personagem homossexual, apesar de no Brasil seu nome ser usado para estigmatizar homens afeminados. Bambi encontra sua companheira e tem dois filhos com ela. Basta assistir ao filme. Ah, antes que me esqueça, o coelho Tambor também é hétero. rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei Pablo. Mas tudo que vem do Disney já é meio estigmatizado como, vamos dizer, disfuncional, pra usar um termo atual, portanto, um viadinho de cílios longos, mesmo que se chamasse Chuck Norris, no Brasil, seria mal visto, agora, Bambi...? kkkkkkkk

      Excluir