sábado, 5 de setembro de 2020

Um Lindo Dia na Vizinhança

Em um mundo onde as pessoas parecem estar mais amargas e sem esperanças a cada dia, é sempre bom se deparar com um filme como esse, cheio de boas intenções em seu roteiro, tentando passar uma mensagem positiva para a frente. E o melhor de tudo é saber que a história é baseada em fatos reais. Durante a década de 1980 um jornalista cético e com problemas para superar questões emocionais e familiares, interpretado pelo bom ator Matthew Rhys, é designado para entrevistar um conhecido apresentador de programas infantis, o bondoso e carismático Mr. Rogers (Tom Hanks). No começo esse jornalista chamado Lloyd Vogel (Matthew Rhys) acha aquilo uma grande chatice e uma perda de tempo completa. Afinal ele sempre foi um jornalista investigativo que escrevia sobre grandes temas polêmicos. Entrevistar um animador de programas para crianças realmente soava para ele como o fim da picada. O que não sabia é que esse encontro, com uma pessoa de personalidade e pensamentos tão diferentes dos seus, iria mudar sua vida para sempre. O Mr. Rogers era acima de tudo um bom homem. Ele não era apenas um personagem infantil, mas um ser humano com enorme coração, também atrás das câmeras. No começo a aproximação entre eles se torna um pouco complicada, mas devagarinho vão se tornando amigos de verdade.

A lição de vida desse roteiro porém não se resume a colocar dois personagens tão diferentes interagindo entre si. Esse aspecto é apenas um pano de fundo. Esse filme na verdade é sobre superar a raiva e as mágoas do passado, principalmente em relação aos familiares. O jornalista do filme sempre teve um péssimo relacionamento com o pai. Ele tinha certa razão em se sentir muito magoado com fatos do passado, mas tenta superar tudo após ser aconselhado pelo sábio e vivido Mr. Rogers. Não é questão de ser traído e enganado, mas sim de perdoar e ser perdoado, de superar as coisas ruins do passado para se ter um presente e um futuro melhores.

E mais uma vez Tom Hanks está de parabéns por seu trabalho nesse filme. Ele realmente incorporou seu personagem com aquele talento que todos já conhecemos. No Brasil o tal Mr. Rogers não é conhecido, porque seu programa de TV nunca foi exibido em nosso país. Porém nos Estados Unidos ele sempre foi um ícone. Falecido em 2003, esse filme é uma bela homenagem não apenas ao seu trabalho como homem de TV, mas principalmente por seu lado humano, o que no final sempre foi seu maior legado. Todos esses elementos resultaram em um belo filme, especialmente indicado para esses tempos conturbados em que vivemos.

Um Lindo Dia na Vizinhança (A Beautiful Day in the Neighborhood, Estados Unidos, 2019) Direção: Marielle Heller /  Roteiro: Micah Fitzerman-Blue, Noah Harpster / Elenco: Tom Hanks, Matthew Rhys, Chris Cooper, Susan Kelechi Watson / Sinopse: Um jornalista com problemas de relacionamento com seu pai, passa a entender a força do perdão e da superação de mágoas do passado após conhecer um apresentador de programas infantis conhecido como Mr. Rogers (Hanks). Filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de melhor ator coadjuvante (Tom Hanks).

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Um Lindo dia na Vizinhança
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei se estou mais surpreso de nunca ter ouvido falar desse filme, até por ser com o Tom Hanks, ou pela tradução do título ser perfeita.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, um verdadeiro milagre. Esse era o nome do programa infantil que o personagem de Tom Hanks apresentava na TV americana.

    ResponderExcluir