quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Madame Bovary

Título no Brasil: Madame Bovary
Título Original: Madame Bovary
Ano de Produção: 1991
País: França
Estúdio: MK2 Productions
Direção: Claude Chabrol
Roteiro: Claude Chabrol
Elenco: Isabelle Huppert, Jean-François Balmer, Christophe Malavoy, Lucas Belvaux, Jean Yanne, Isabelle Huppert

Sinopse:
Roteiro inspirado no famoso lviro escrito por Gustave Flaubert. Na França do século XIX, a filha romântica de um fazendeiro do campo se casa com um médico. Ela não o ama. Para escapar do tédio, ela se envolve em casos de amor com um gentil proprietário de terras local e um estudante de direito, e contrai dívidas ruinosas.

Comentários:
Clássicos da literatura sempre geram versões de bons filmes no cinema. Essa versão dos anos 90 de "Madame Bovary" sempre foi uma das mais elogiadas. Claro, a beleza de Isabelle Huppert conta muitos pontos a favor, mas o filme é muito mais do que apenas um rosto feminino bonito. Aqui tudo é classe A. A produção é requintada, a direção de arte ficou primorosa e a reconstituição de época surge na tela de forma impecável. O filme, por seus méritos, acabou sendo indicado ao Oscar na categoria de melhor figurino (com indicação para Corinne Jorry). No Globo de Ouro recebeu outra indicação importante, na categoria de melhor filme estrangeiro (entenda-se, de língua não inglesa). Então é isso. Uma bela versão de um clássico da literarura. Se você aprecia o livro, o romance original, não deixe de conferir essa bela adaptação para a sétima arte. A beleza do texto e a força da história ainda hoje soam relevantes e significativas, sem dúvida.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. A única coisa que eu nunca gostei dessa estoria é a apologia que fazem, pricipalmente, as feministas, a extrema leviandade, e personalidade arrivista, da tal Madame Bovary, tratando as barbaridades perpetuadas por ela como uma libertação feminina, quando na maior parte das vezes ela está simplesmente sendo injusta e insensível com o marido.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. O marido aqui é corneado sem dó e nem piedade! rsrsrs
    E ainda leva a alcunha de vilão! A vida não é fácil...

    ResponderExcluir