quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Simone

Título no Brasil: Simone
Título Original: S1m0ne
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Andrew Niccol
Roteiro: Andrew Niccol
Elenco: Al Pacino, Catherine Keener, Winona Ryder, Evan Rachel Wood, Rachel Roberts, Jeffrey Pierce

Sinopse:
Nesse filme o ator Al Pacino interpreta o agente Viktor Taransky. Quando a atriz de seu novo filme decide abandonar a produção no meio das filmagens, ele toma uma decisão incomum, fora dos padrões, decidindo radicalizar. Assim é criada uma atriz totalmente digital. Só que isso não é informado ao público, levando todos a pensarem que ela é uma pessoa real.

Comentários:
Al Pacino foi um dos grandes atores da década de 1970, só que ele foi perdendo o rumo no decorrer dos anos. Não que nesse período ele não tenha feito filmes bons. Certamente o fez. Porém ele se empenhou em cada projeto ruim que vou te contar... Esse "S1m0ne" é um de suas filmes mais equivocados. Provavelmente deslumbrados com os avanços da tecnologia, os produtores decidiram fazer esse filme muito fraco e sem graça. Al Pacino passa o enredo inteiro tentando esconder de todos que sua grande estrela de cinema, aquela que despertou paixões e criou uma legião de fãs, não é de carne e osso. É apenas a criação de um programa de computador. E o mais complicado dessa produção é que a tal "Simone" não engana ninguém, pois não era muito convincente. E isso foi percebido e dito na época de lançamento do filme. O curioso é que hoje em dia já se cogita fazer filmes com atores mortos há anos. Um projeto promete trazer James Dean de volta, mesmo que ele esteja  morto desde a década de 1950. Querem recriar o ator, agora totalmente digital, para ele estrelar um filme! Algo próximo do enredo desse filme aqui. Quem poderia imaginar algo assim? Pois é. Pena que Simone não tenha resultado em um filme bom.  Se minha memória não me engana assisti esse filme no cinema e olha, foi uma tremenda decepção. Al Pacino poderia passar sem essa.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. O Al Pacino já fez muita merda na carreira. Nem sei como ainda conseguiu manter o prestígio. Deve ser o efeito "Poderoso Chefão" que "santificou" todos os atores que participaram de sua saga.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme... é daqueles que ao final nos deixam com aquela sensação de tempo perdido. Ruim mesmo. E nem no aspecto de fazer um pouco de humor é bem sucedido. Só não é o pior filme da carreira do Al Pacino porque ele fez aquela coisa horrorosa com o Adam Sandler e as gêmeas. Aquilo ali é u buraco negro da vida do Pacino.

    ResponderExcluir
  3. Ele já está idoso. Agora é aceitar o que oferecem.

    ResponderExcluir
  4. É um ponto de vista. Embora fazer aquele filme com Adam Sandler é uma coisa indesculpável...

    ResponderExcluir
  5. Pablo:
    Lembra que te falei que o Al Pacino começou a descambar em Scarface ao ponto de muitos críticos atribuírem a ele o relativo fracasso do filme na época do lançamento nos cinemas?
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Serge. Ele começou a virar uma paródia de si mesmo. Não foi um processo legal.

    ResponderExcluir