quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Assim Estava Escrito

Infelizmente o ator Kirk Douglas faleceu ontem, aos 103 anos de idade. Ele está sendo relembrado por diversos órgãos de imprensa no mundo todo. Muitos se lembram de filmes como "Spartacus", etc. No meu caso vou citar esse excelente "The Bad and the Beautiful" que considero o melhor filme de sua longa e produtiva carreira. Lançado em 1952 o filme era ao mesmo tempo uma homenagem ao cinema e uma visão crítica e mordaz da indústria cinematográfica como um todo. Na trama o ator interpretava um produtor ganancioso chamado Jonathan Shields. Quando o filme começa encontramos o personagem Harry Pebbel (Walter Pidgeon), um dono de estúdio de cinema em Hollywood, reunindo em seu escritório três grandes nomes da indústria: a estrela Georgia Lorrison (Lana Turner), o roteirista James Lee Bartlow (Dick Powell) e o diretor Fred Amiel (Barry Sullivan). Ele quer que os três aceitem o convite do produtor Jonathan Shields para trabalharem em um novo filme. A partir daí todos eles começam a relembrar fatos que viveram no passado ao lado de Shields. Na maioria dos casos, lembranças bem dolorosas.

O roteiro do filme é um primor. Tudo se desenvolve nos bastidores da história do cinema. No filme o astro Kirk Douglas interpreta esse ótimo personagem, cheio de nuances psicológicas, um produtor de Hollywood que no passado deixou marcas negativas em diversas pessoas que trabalharam e se relacionaram com ele. Ele conseguiu construir do nada um estúdio de cinema e aos poucos foi colecionando sucessos de bilheteria. O começo foi modesto. Shields precisou produzir filmes baratos, produções B de terror. Quando conheceu o jovem e promissor diretor Fred Amiel (Barry Sullivan), que desejava adaptar um livro clássico da literatura para as telas,  percebeu que sua sorte poderia mudar. Porém sua deslealdade com todos os que trabalharam ao seu lado começou a ficar cada vez mais evidente com o passar dos anos.

Shields tinha um talento natural para descobrir futuros profissionais brilhantes, assim ele também apostou suas fichas numa jovem atriz, com pouca experiência e baixa auto estima, a loira Georgia Lorrison (Turner). Filha de um ex-astro do passado, ela não conseguia superar seus problemas emocionais. Afundada no alcoolismo por causa das frustrações na carreira ela foi finalmente resgatada da sarjeta por Shields. Por fim o mesmo produtor percebeu que o futuro do cinema vinha da contratação de bons escritores para roteirizar os filmes. Por isso também contratou o romancista James Lee Bartlow (Powell) para trabalhar ao seu lado. Só que não demorou muito para que ele também fosse passado para trás pelo produtor, aqui visto como um sujeito bem dúbio, amigo na frente das pessoas, jogando contra elas nas suas costas. Todas essas pessoas deveriam ter laços eternos de gratidão com Shields, mas isso não acontece porque o produtor mais cedo ou mais tarde acabou decepcionando todos ao seu redor com suas atitudes.

O personagem interpretado por Kirk Douglas é um papel maravilhoso para qualquer ator, porque é real, tem sentimentos mesquinhos e não vacila em trair as pessoas caso entenda que isso seja necessário. Ao mesmo tempo possui um inegável talento para convencer a todos, mesmo quando foram magoados por ele no passado. O roteiro desse filme é realmente brilhante porque toda a história de Shields é narrada em flashback enquanto seus antigos desafetos são reunidos na sala de um dono de estúdio que quer convencê-los a trabalharem com o produtor novamente.

Esse filme foi um projeto bem pessoal de Kirk Douglas que conseguiu mostrar os bastidores do mundo do cinema como nunca antes visto. Ele chamou o talentoso cineasta Vincente Minnelli para dirigir e isso trouxe um grande impacto na tela. Fugindo de enquadramentos convencionais, Minnelli criou uma obra imortal. O elenco também está todo em estado de graça. Lana Turner tem uma de suas melhores interpretações: a de uma linda atriz que por baixo de toda a imagem glamorosa escondia uma mulher muito frágil emocionalmente falando. As semelhanças com Marilyn Monroe chegam a ser óbvias. Kirk Douglas dá vida ao produtor Shields, uma verdadeira força da natureza, egoísta e egocêntrico em certos momentos, amigo e fiel em outras situações. Um verdadeiro camaleão.

Curiosamente no meio de tantos talentos quem acabou levando o Oscar foi a atriz Gloria Grahame. Ela interpreta a esposa de um escritor contratado por Shields para ser o novo roteirista de seu estúdio. Uma beldade do sul, ela fica deslumbrada e magnetizada pela vida de luxo e riqueza de Hollywood e acaba sendo manipulada por Shields para seus interesses pessoais, o que acaba resultando em uma grande tragédia. Enfim, "Assim Estava Escrito" é realmente uma obra prima do cinema clássico americano. Um filme fantástico que é principalmente indicado para os cinéfilos em geral, para as pessoas que amam a sétima arte e sua história. É seguramente um dos melhores autorretratos já feitos por uma Hollywood em seus tempos de glória e auge.

Assim Estava Escrito (The Bad and the Beautiful, Estados Unidos, 1952) Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) / Direção: Vincente Minnelli / Roteiro: Charles Schnee, George Bradshaw / Elenco: Lana Turner, Kirk Douglas, Walter Pidgeon, Dick Powell, Gloria Grahame, Gilbert Roland / Sinopse: O filme conta a história de um poderoso e desleal produtor de Hollywood. Um homem que não pensava duas vezes antes de passar para trás pessoas que lhe ajudaram no passado. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator (Kirk Douglas). Vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Gloria Grahame), Melhor Roteiro (Charles Schnee), Melhor Fotografia (Robert Surtees), Melhor Direção de Arte (Cedric Gibbons, Edward C. Carfagno) e Melhor Figurino (Helen Rose). Também indicado ao BAFTA Awards na categoria de Melhor Filme.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Assim Estava Escrito
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, o marinheiro de 20.000 Léguas Submarinas, no qual ele faz, sem maquiagem alguma, um Marinheiro Popeye de humilhar o Robin Wilians, e o boxeador de O Invencível são respectivamente o personagem e filme dele que mais gravaram na minha memória.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. É um aspecto da memória emocional das pessoas. Cada um cria a sua própria, bem pessoal. Vinte Mil Léguas foi muito marcante nesse sentido. No Brasil acredito ser o filme mais popular do Kirk Douglas, ao lado de Spartacus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 20.000 Mil Léguas eu achei que ele, num papel coadjuvante, mostrou a que veio, fazendo um personagem inteiro, com vida própria, coisa de ator talentoso.

      Excluir
  4. Que coisa... a gente estava falando do Kirk Douglas há dois dias atrás! Bom, que Deus receba sua alma em bom lugar. No cinema ele foi um grande astro de Hollywood. E um cara longevo também. Não é qualquer um que rompe a barreira dos cem anos!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Lord Erick,
    Se bem que estamos aqui sempre falando desses grandes astros e estrelas do passado. Que o Kirk Douglas descanse em paz, até porque trabalhou muito em vida. Só para se ter uma ideia ele fez 95 filmes na carreira, sendo o primeiro, chamado "O Tempo Não Apaga", lançado em 1945 e o último, um telefilme com nome de "Meurtres à l'Empire State Building" lançado em 2008. Cinco décadas de carreira.

    ResponderExcluir
  6. Obs: 3 décadas, não, SETE décadas! Impressionante!

    ResponderExcluir