sábado, 1 de fevereiro de 2020

1917

Esse filme começou a chamar muito a atenção depois que ganhou o Globo de Ouro de melhor filme - drama do ano. Venceu grandes outros filmes como "O Irlandês" e "Era uma Vez em... Hollywood". Essa premiação pegou muita gente de surpresa. Agora ele é considerado um dos favoritos do Oscar. Sinceramente falando é um bom filme de guerra, mas passa longe de ser o melhor filme do ano. Parece que Sam Mendes contou com um agente de relações públicas melhor do que os de Tarantino e Scorsese. Ou os dois diretores colecionam desafetos em Hollywood. Só isso poderia explicar o fato desse "1917" surgir como favorito do principal prêmio da indústria cinemagráfica americana.

De qualquer forma, deixando de lado todas essas comparações e disputas, o filme tem seus méritos. Um dos mais comentados é o fato de ter sido filmado em grandes planos sequências. Ao contrário do que muita gente está dizendo por aí, não é apenas um plano sequência (o que seria uma loucura!), mas na verdade cinco deles. Mesmo assim não é de se deixar de admirar a coragem do diretor em ir por esse caminho. Afinal é necessário muito planejamento e muita disciplina para algo assim dar certo. Além, é claro, da precisão de todos os membros da equipe técnica, dos atores, figurantes, etc. É de certa maneira até uma velha técnica de filmagem que agora é resgatada por Sam Mendes. Todos os aplausos para ele, sem dúvida.

Já em termos de roteiro tudo é mais convencional. A história é simples. Dois jovens militares são enviados em uma missão importante. Eles precisam alcançar uma companhia que está na linha de frente do front. O objetivo é entregar uma mensagem, uma ordem do alto comando, para cancelar o ataque que eles estão prestes a começar. Na verdade se trata de uma armadilha do exército inimigo. Assim eles partem em direção a muitos perigos, inclusive precisando atravessar a terra de ninguém, onde estão soldados mortos, tanques destruídos, cavalos em avançado estado de decomposição, etc. Um dos poucos aspectos que me surpreendeu nesse roteiro foi o destino de um dos personagens principais. Foi algo que me pegou de surpresa. Muita gente vai também ficar meio sem acreditar. Nesse ponto o roteiro deu um de seus poucos "pulos do gato". No mais o filme é um grande "passeio" por um front típico da Primeira Guerra Mundial, com suas trincheiras lamacentas e infectas, cheias de rato, morte e destruição por todas as partes. Só faltou mesmo uma cena com ataques químicos, com bombas de gás, que eram comuns nesse grande conflito. Então é isso.  no final das contas temos aqui um bom filme de guerra, mas nada que pudesse ser considerado como o melhor filme do ano.

1917 (Estados Unidos, Inglaterra, 2019) Direção: Sam Mendes / Roteiro: Sam Mendes, Krysty Wilson-Cairns / Elenco: Dean-Charles Chapman, George MacKay, Daniel Mays, Colin Firth, Pip Carter / Sinopse: Dois jovens militares de baixa patente precisam atravessar a terra de ninguém na primeira guerra mundial para entregar uma mensagem importante a um batalhão inglês que está prestes a sofrer uma armadilho dos alemães na linha de frente do front. Filme vencedor do Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Direção (Sam Mendes). Também indicado ao Oscar em onze categorias, entre elas Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.

Pablo Aluísio.

14 comentários:

  1. Essa foi a guerra das trincheiras. Avanços eram poucos e pontuais. As tropas na maioria das vezes ficavam no mesmo lugar. Havia muito gás mortal jogando de um lado para o outro. Os aviões ainda eram primitivos, mas já serviam para metralhar e jogar bombas nos inimigos. A primeira guerra mundial foi uma guerra sem regras. Valia tudo. Foi uma carnificina dos diabos.

    ResponderExcluir
  2. Eu diria que esse filme é OK. Concordo com você, melhor do ano? Nem a pau Juvenal. Fica ali entre os melhores de guerra, em um ano com poucos filmes desse tipo. Não é o melhor de todos os gêneros. Isso á uma forçada de barra.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Lord Erick...
    Como diria o Erich Hartman "A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam, se matam entre si, por decisão de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam..."

    ResponderExcluir
  4. Eu diria, usando termos mais mundanos, que 1917 é um Top 15 do ano, ou um Top 20. Porém não o primeiro lugar nessas listas. Não faria isso. Para mim o melhor filme de 2019 foi mesmo "O Irlandês", seguindo de "Era uma vez em... Hollywood".

    ResponderExcluir
  5. O Erich era um veterano. Foi condecorado até mesmo com uma medalha de Cavaleiro da Cruz de Ferro. Ele sabia o que dizia. Era um ás da aviação, símbolo maior da Luftwaffe. E com sua frase deixava claro que era um militar que abominava os políticos em geral. Nazistas em especial.

    ResponderExcluir
  6. Isso me lembra aquela máxima que dizia que quando você olha o abismo por muito tempo, o abismo começa a olhar você de volta!

    ResponderExcluir
  7. Essa primeira guerra mundial foi chamada de "a guerra das guerras" que tinha o objetivo de acabar pra sempre com todas as guerras do mundo.
    Bom, como sabemos hoje, o treco não funcionou e o Tratado de Versalhes serviu para criar uma Alemanha faminta e rancorosa e sabemos como o Hitler se aproveitou disso pra gerar uma das maiores monstruosidades da história
    Hoje guerra nos moldes da primeira guerra parecem ter se tornado completamente inviáveis e fadadas a desaparecerem. O ser humano mudou muito nesse ultimo século.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  8. Texto bem escrito Serge, parabéns. Em minha opinião a Primeira Guerra Munsical foi um preview da segunda. Uma carnificina enorme, com a morte de milhões de pessoas, a maioria jovens. Penso que não teremos uma terceira guerra porque no mundo atômico não existe mais espaço para esse tipo de conflito. Nada de trincheiras. Hoje em dia basta um botão para matar milhões e destruir cidades inteiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem também, Pablo, o fato de ter havido um aumento exponencial das classes médias e essas são as menos dispostas a beligerâncias em toda a nossa história.

      Excluir
  9. Exatamente, o mundo mudou, a sociedade mudou. Novos tempos, nova mentalidade.

    ResponderExcluir
  10. Bela postagem! Parabéns!
    Bangbangitaliana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir