quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

As Vidas de Marilyn Monroe - Parte 18

Um aspecto que poucos fãs de Marilyn Monroe conheciam na época em que ela fazia sucesso no cinema era que na intimidade dos sets de filmagens Marilyn demonstrava ter verdadeiro pavor de entrar em cena. Isso se tornou um verdadeiro martírio para praticamente todos os diretores que trabalharam ao seu lado. Chegar na hora das filmagens, declamar seu texto sem erros, atuar bem - esses pontos, essenciais para qualquer ator ou atriz, eram barreiras imensas para Marilyn.

Marilyn nunca chegava na hora certa. Todos os cineastas sabiam disso. Billy Wilder foi informado sobre os problemas de Marilyn, mas não chegou a perceber o tamanho do problema. Anos depois de ter trabalhado ao seu lado, Wilder confessou em uma entrevista: "As filmagens eram marcadas para começarem às nove da manhã, mas Marilyn aparecia no set às duas da tarde! Era um tormento. Geralmente eu usava as manhãs para gravar todas as cenas em que ela não estava. Mas isso ainda era insuficiente. Assim comecei a gravar com os atores que contracenariam com ela. Apenas closes de seus rostos falando suas falas! Lá pela tarde Marilyn finalmente aparecia no set. Ela não parecia ter decorado nenhuma linha de suas falas! Insegura, geralmente se trancava no trailer! Olha, era um verdadeiro inferno!"

Até diretores que eram reconhecidamente ótimos cavalheiros perderam a paciência com Marilyn. Um deles foi Laurence Olivier. Quando Marilyn foi para a Inglaterra para trabalhar ao seu lado em um novo filme ele mal sabia os problemas que o esperavam. Novamente Monroe voltou ao seu habitual. Não aparecia na hora certa, mostrava muitos problemas para memorizar suas falas - alguns diziam que os problemas vinham do fato dela tomar muitas pílulas que embaralhavam sua mente - e ataques de raiva e fúria na frente da equipe técnica. Depois de mais um atraso de quatro horas, o antes polido e educado Olivier explodiu, gritando com Marilyn, dizendo: "Você não tem o menor senso de profissionalismo?" - disse exacerbado,  ao que Marilyn respondeu, também gritando: "Vá se danar! Se você não me pedir desculpas na próxima meia hora vou pensar seriamente em pegar o primeiro avião de volta aos Estados Unidos!".

Alarmado e preocupado em perder milhões caso o filme não fosse feito, Laurence engoliu todo o seu orgulho pessoal e pediu desculpas a Marilyn. Depois chegou até mesmo a elogiar a atriz publicamente: "Trabalhar com Marilyn não foi fácil. Depois de cada cena eu pensava que ela havia atuado muito mal, mas quando assistia as gravações via que ela havia se saído melhor do que todos os demais atores do elenco! A câmera amava Marilyn!". O auge dos problemas de Marilyn levaria ela a ser demitida pela Fox naquele que seria seu último filme, uma comédia romântica rodada ao lado de Dean Martin. A produção, cara e problemática, ficou inacabada pois Marilyn não conseguia mais sequer chegar no estúdio para fazer suas cenas. Sem outra opção os executivos da Fox a demitiram. Claro, foi um grande escândalo em Hollywood. A mais popular estrela do mundo sendo demitida não era algo que se via todos os dias. A nota triste é que Marilyn nunca mais faria um filme depois disso pois em poucos meses ela morreria em circunstâncias até hoje nebulosas.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cinema Clássico
    As Vidas de Marilyn Monroe - Parte 7
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. No filme Sete Dias com Marilyn, essa falta de profissionalismo dela é explicitado ao máximo, inclusive, com o Lawrence Olivier perdendo a linha com ela. Os roteirista tentam dourar a pílula mostrando, para compensar, o incrível carisma dela quando é cercada por alunos de um colégio, e com a Vivien Leigh, que era esposa do Lawrence Olivier na época, a defendendo.
    Mas a verdade é que a Marilyn agia como uma psicótica incontrolável e não foi a toa que terminou como terminou. Alias, naquele filme que ela faz com o Clark Gable, que ajudou a mata-lo com sua esquisitices, ela, apesar de ainda ser jovem, já tem uma aparência cansada, fora de forma e envelhecida precocemente.

    ResponderExcluir
  3. A Marilyn era insuportável nesse aspecto, só que é aquela situação. A mulher é bonita, é uma estrela, sinônimo de bilheteria, então todo mundo no estúdio engolia a raiva, pelo menos durante um bom tempo.

    ResponderExcluir