quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

A Máfia Volta ao Divã

Título no Brasil: A Máfia Volta ao Divã
Título Original: Analyze That
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros., Village Roadshow Pictures
Direção: Harold Ramis
Roteiro: Kenneth Lonergan, Peter Tolan
Elenco: Robert De Niro, Billy Crystal, Lisa Kudrow, Joe Viterelli, Cathy Moriarty, Jerome Le Page

Sinopse:
Depois de passar anos fazendo análise com o Dr. Ben Sobel (Billy Crystal) em Nova Iorque, o mafioso Paul Vitti (Robert De Niro) finalmente recebe alta de seu médico. Mas quem disse que ele estaria realmente curado? O caos que vem logo a seguir surge para provar que não, absolutamente nada está curado!

Comentários:
É a tal coisa. Se formos analisar bem, chegaremos facilmente na conclusão que só havia material para um filme. E o humor já havia se esgotado no primeiro filme, lançado em 1999, chamado "Máfia no Divã". Só que o diretor Harold Ramis cometeu a falha de tentar novamente, fazer uma sequência. A graça vinha do choque de personalidades, entre um mafioso italiano ignorante e casca grossa e um psicanalista judeu de Nova Iorque. Assim o primeiro filme se salvou, muito por causa do carisma da dupla central de atores. Só que como fez sucesso, aquela comédia acabou gerando essa sequência totalmente desnecessária.. que nem deveria existir. O resultado é pra lá de morno e o pior de tudo, acabou ficando também sem graça. O personagem de Robert De Niro perdeu totalmente a linha, se transformando simplesmente em um tolo, um bobalhão! Acredito até mesmo que a comunidade ítalo-americana que vive nos Estados Unidos ficou com os cabelos em pé, tamanha a quantidade de estereótipos caricatos utilizados pelo roteiro. Parece que desenterraram todas as piadas sobre "carcamanos" da história para ser utilizado em um só filme! No final de tudo a melhor definição é aquela que compara o filme a uma pizza fria que sobrou da noite anterior. Ficou sem sabor,  sem graça. Nem como prato requentado serviria mais. Enfim, muito talento jogado fora em troca de nada.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cinema
    A Máfia Volta ao Divã
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Você tem toda a razão, a graça toda estava no primeiro. E a razão principal é o absurdo de justamente de ser um mafioso italiano, porque eles tem uma coisa, um código de silêncio, que se chama "omertá" Tanto que esse simples mote gerou uma das melhores séries de todos os tempos que é The Sopranos.
    Como uma pessoa que tem um compromisso, desses com um grupo totalmente beligerante, vai se abrir com um psiquiatra?
    Dito isso, como estamos falando de uma comédia, que quer arrancar risos e até gargalhadas, o assunto não tem como não se encerrar em um filme de uma hora e meia. Não havendo como contar a piada duas vezes e surtir o mesmo resultado, deu nessa malfadada sequência.
    O Billy Crystal vem do stand up, mas seu humor só funciona medianamente no cinema, e o Robert de Niro, bom, estava dando os primeiros passos na sua missão de auto sabotar a carreira.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Excelente lembrança... "Os Sopranos". Tinha muito desse roteiro, só que a analista do mafioso era uma mulher - o que potencializava ainda mais a tensão. Grande série com o ótimo James Gandolfini. Esse se foi e faz uma falta enorme.

    ResponderExcluir