sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

O Segredo da Câmara Escura

Título no Brasil: O Segredo da Câmara Escura
Título Original: Le Secret de la Chambre Noire
Ano de Produção: 2016
País: França, Bélgica
Estúdio: Film-In-Evolution, Balthazar Productions
Direção: Kiyoshi Kurosawa
Roteiro: Kiyoshi Kurosawa, Catherine Paillé
Elenco: Tahar Rahim, Constance Rousseau, Olivier Gourmet, Mathieu Amalric, Valérie Sibilia, Fabrice Adde

Sinopse:
O jovem Jean (Tahar Rahim) é contratado para trabalhar como assistente no estúdio de fotografia de Stéphane (Gourmet). Ele é um especialista em recriar velhas técnicas do século XVIII. Tudo se passa numa velha mansão, com uma atmosfera gótica e sinistra.

Comentários:
Filme francês de suspense psicológico dirigido por um japonês. Essa estranha mistura de elementos até que resultou em um filme bem interessante. Todos sabemos que o cinema europeu (e o francês, em particular) tem seu próprio ritmo. Tudo se desenvolve lentamente, nada de pressa. É um estilo bem diferente do que vemos em filmes americanos. Esse aqui também apresenta essa peculiaridade. A partir do momento em que um jovem começa a trabalhar com um fotografo especializado em recriar técnicas que eram usadas em fotos antigas, coisas estranhas começam a acontecer. Ele é torturado pela morte da esposa e tem um relacionamento de conflito com sua filha, que é também sua principal modelo nas fotos. Essas precisam de uma exposição que dura horas para ficarem boas. E isso é cansativo e torturante. Aos poucos o velho mestre em fotos do passado, passa a ter alucinações com a esposa falecida. De duas uma, ou a morta realmente está rondando as sombras da velha mansão ou ele está intoxicado com o mercúrio que precisa usar nas velhas máquinas de fotografia de séculos passados. Não vá esperando por grandes sustos, etc. O cinema praticado aqui é bem sutil, jogando o tempo todo com a imaginação do espectador, nem sempre tendo a obrigação de explicar nada do que se vê na tela. É algo bem mais sensorial.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Cinema Europeu
    O Segredo da Câmara Escura
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Je cherche un bon film français à regarder. Je suivrai votre suggestion. J'espère que je ne suis pas déçu.

    ResponderExcluir
  3. Vous pouvez regarder ce film, pas de problème. J'ai regardé sans sous-titres car je suis toujours prêt à améliorer ma langue française.

    ResponderExcluir
  4. Je ne parle pas français. Désolé!
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  5. Voltemos para a programação normal.
    O bom e velho idioma português! :D

    ResponderExcluir