segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

O Custo da Coragem

Título no Brasil: O Custo da Coragem
Título Original: Veronica Guerin
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Joel Schumacher
Roteiro: Carol Doyle
Elenco: Cate Blanchett, Colin Farrell, Brenda Fricker, Ciarán Hinds, Gerard McSorley, David Murray

Sinopse:
Baseado em uma história verídica, o filme mostra a história da jornalista irlandesa Veronica Guerin (Cate Blanchett). Repórter do The Sunday Independent, ela começa a expor, numa série de reportagens, o mundo do crime na cidade de Dublin, o que a torna alvo de traficantes e poderosos barões do crime.

Comentários:
Muitas pessoas não param para pensar muito nisso, mas a verdade é que a profissão de jornalista é uma das mais perigosas do mundo. Principalmente quando esses profissionais começam a revelar, em suas matérias investigativas, crimes envolvendo pessoas poderosas. Esse filme conta a história de uma dessas jornalistas que acaba tendo sua vida ameaçada. Ela denuncia um grupo de poderosos, todos envolvidos com o mundo do crime em sua cidade, Dublin, na Irlanda. A partir daí ela começa a perceber o cerco se fechando ao seu redor. Como é um drama conceituado, o filme precisava mesmo de um bom elenco. E contando com a excelente Cate Blanchett, tudo ficou perfeitamente recriado na tela. Essa atriz já é considerada uma das melhores de sua geração. E sua filmografia, tirando algumas pequenas derrapadas, é muito boa e relevante. Inclusive ela foi indicada ao Globo de Ouro por sua boa atuação. Em minha opinião deveria ter vencido, não apenas por seu trabalho, que foi realmente excelente, mas também como uma forma de apoio a jornalistas que trabalham ao redor do mundo e são ameaçados como a própria protagonista do filme. A boa mensagem do roteiro chama bastante atenção para justamente isso. Enfim, um filme acima da média, muito indicado a quem gosta de um cinema mais politizado e engajado em causas importantes para a sociedade.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. O Custo da Coragem
    Filme que conta a história de uma jornalista assassinada
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Só pra se ter uma base, no Brasil, o último jornalista desse tipo de jornalismo, o investigativo criminal, foi o Tim Lopes que terminou com ele sendo incinerado dentro de uma pilha de pneus. Depois disso acho que os criminosos conseguiram seu intento, intimidaram a todos os outros que por ventura pensavam em se aventurar nessa seara.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Recentemente um jornalista brasileiro que atuava na fronteira com o Paraguai também foi assassinado. O crime inclusive teve até uma boa repercussão na mídia nacional. Geralmente quando um jornalista que atua regionalmente é morto, sua morte só se torna conhecida na região onde ele atuava mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, mas de repercussão nacional são muito poucos.
      Serge Renine.

      Excluir