segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

A Um Passo da Morte

Esse é um clássico do western americano estrelado pelo astro Kirk Douglas. Na história Johnny Hawks (Kirk Douglas) lidera uma caravana de pioneiros no meio de um território indígena. Embora pacificadas, as tribos do local vivem em tensão com os brancos por causa de minas de ouro recentemente descobertas. Um dos membros da caravana, Wes Todd (Walter Matthau), está particularmente interessado em descobrir o exato local dessas ricas minas. Para isso usará de todos os meios para ter em mãos a localização dessa imensa riqueza mineral. Claro, isso vai criar todos os tipos de disputas e problemas dentro da caravana. Além da ameaça dos nativos, ainda há a ganância dos demais pioneiros.

"A Um Passo da Morte" é uma produção de encher os olhos do espectador. O filme foi todo rodado na maravilhosa reserva natural de Bend, no Estado norte-americano do Oregon. Isso trouxe ao filme uma das mais belas fotografias que já vi em um faroeste dos anos 50. Rios de águas límpidas, montanhas e muito verde desfilam pela tela como um verdadeiro brinde aos espectadores. Junte-se a isso um bom roteiro, socialmente consciente, mostrando o profundo respeito dos índios em relação às riquezas naturais da região e você terá um belo western como resultado final.

O filme é curto, menos de 80 minutos, mas muito eficiente. Um dos destaques é a ótima cena de ataque dos guerreiros Sioux contra o forte do exército americano. Usando de cavalos, flechas e lanças de fogo, os indígenas demonstram ter bastante conhecimento de táticas de guerra e combate. Afinal de contas eram povos guerreiros. A cena é excepcionalmente bem filmada e o próprio forte construído na locação impressiona pelo tamanho e realismo. Certamente não foi uma produção barata, o que era bem do feitio do astro Kirk Douglas que sempre procurou o melhor em termos de produção para seus filmes. Aqui obviamente não seria diferente.

Curiosamente o filme foi dirigido pelo húngaro André de Toth, um cineasta versátil que se saía bem dirigindo os mais diversos tipos de filmes, de faroestes a dramas, passando por alguns clássicos do terror (como "Museu de Cera" ao lado do amigo Vincent Price). Dizem que foi escolhido pelo próprio Kirk Douglas, já que ele tinha também a intenção de dirigir algumas partes do filme, sempre dando opinião no roteiro, etc. Isso levou alguns a afirmarem que o filme foi co-dirigido por Douglas, embora ele não tenha sido creditado na direção. Em conclusão recomendo bastante esse excelente western bucólico, com lindas locações naturais, um belo romance ao fundo e muitas cenas de ação e conflitos. Está mais do que recomendado.

A Um Passo da Morte (The Indian Fighter, Estados Unidos, 1955) Direção: André de Toth / Roteiro: Frank Davis, Robert L. Richards / Elenco: Kirk Douglas, Walter Matthau, Elsa Martinelli, Lon Chaney Jr / Sinopse: Johnny Hawks (Kirk Douglas) lidera uma caravana de pioneiros no meio de um território indígena. Assim que a jornada começa um dos integrantes afirma que está particularmente interessado na localização de minas de ouro na região, criando conflitos, despertando a ambição e ganância dos demais viajantes e pioneiros.

Pablo Aluísio. 

8 comentários:

  1. Western Clássico
    A Um Passo da Morte
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Todos os grandes atores da era de ouro de Hollywood já partiram dessa para melhor, menos o Kirk Douglas, ainda vivo, aos 103 anos de idade! O cara é mesmo durão! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Outro dia li um comentário engraçado na internet. O sujeito dizia que o Michael Douglas estava mais velho que o Kirk Douglas! rsrsrs Realmente o bom e velho Kirk é duro na queda nessa questão. Se brincar dura mais uns dez anos pela frente.

    ResponderExcluir
  4. O DVD americano desse filme traz essa foto, do Kirk Douglas cavalgando meio de lado, na capa. Claro, deram uma caprichada e tal, mas ficou bonito. Só que na minha opinião sempre prefiro os posters originais da época. Eram verdadeiras pinturas. Aliás o cinema atual perdeu o talento de criar bonitos posters. Hoje em dia tudo é feito com um photoshop nojento.

    ResponderExcluir
  5. Lord Erick, até meados dos anos 80 essa tradição se manteve. Todos os posters de Indiana Jones, da trilogia original, por exemplo, são belas pinturas. Depois a coisa foi se perdendo mesmo. Hoje em dia os posters, salvo raras exceções, são desprovidos de beleza artística.

    ResponderExcluir
  6. O Michael Douglas em São Francisco urgente era tão bonito que a parceria dele com Karl Malden parecia uma versao do Medico e o Monstro. Mas ja em Instinto Selvagem ele tinha tido uma decaída forte na aparência e daí foi ladeira abaixo. O Kirk Douglas sempre foi o tal do galã feio, mas já com setenta anos no filme "Os Últimos Durões, com Burt Lancaster, ainda estava inteiro, pega uma mocinha e não fica esquisito.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  7. O Michael Douglas teve um sério câncer de garganta. Segundo ele isso foi causado pelos anos em que era viciado em sexo. Ele fazia sexo oral em suas parceiras. Acabou ficando doente depois por causa disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas a decadência física dele precede esse Câncer.

      Excluir