Agora o curioso de tudo é saber que essa história toda, que algumas vezes pode parecer irreal para determinados espectadores, aconteceu mesmo, de fato! "Os Pássaros" foi baseado em fatos reais ocorridos numa cidade do litoral da Califórnia durante a década de 1940. Até hoje os biólogos não sabem explicar com certeza científica absoluta o que levou essas aves a atacarem seres humanos com tanta fúria. Para Alfred Hitchcock porém o que lhe importava nem era a explicação do evento propriamente dito, mas sim as diversas maneiras que ele iria arrancar suspense e terror desas situações. Para quem apreciava tanto enredos estranhos e bizarros, esses fatos que deram origem ao filme eram um prato cheio para o diretor.
Porém naquela época havia um problema: como tornar os ataques dos pássaros plenamente convincentes? Já que os especialistas em efeitos visuais nunca tinham feito nada parecido com aquilo antes no cinema. Indo ao limite, Alfred Hitchcock então decidiu que apenas com o uso de aves reais as cenas iriam se tornar plenamente realistas. E assim foi feito, a produção utilizou aves marinhas da costa da Califórnia nas cenas de ação. Claro que isso criou situações complicadas, para o elenco e principalmente para a atriz Tippi Hedren, que nesse ponto acabou tendo que enfrentar o tipo mais visceral de papel já presente em um filme de Hitchcock. Dizem as más línguas também que o diretor ficou apaixonado por ela e não sendo correspondido, acabou jogando as aves em cima de sua atriz principal! Claro, algumas aves empalhadas e mecânicas também foram utilizadas, mas em menor número que as reais. A maioria das cenas foram feitas com bichos de verdade. Seria uma vingança de Hitchcock contra sua estrela? Verdade ou mentira? Nunca saberemos ao certo. De qualquer modo não deixou de ser algo bem peculiar do humor negro que Alfred Hitchcock sempre cultivava.
Depois das complicadas filmagens, veio então o sucesso de público tão esperado. Desde seu lançamento "Os Pássaros" se tornou um dos grandes sucessos de bilheteria do diretor. Por todo o mundo o tema do roteiro se tornou um imã para a plateia. Aliás em termos de sucesso comercial o filme rivalizou com o maior hit de Hitchcock, o clássico "Psicose", lançado três anos antes. Some-se a isso as deliciosas histórias de bastidores e você certamente terá um dos mais marcantes momentos da carreira de seu criador. Vários livros e até filmes já enfocaram as manias que Hitchcock teve nas filmagens de "The Birds". Anos depois a atriz diria que inicialmente ele a convenceu que não haveria aves de verdade, apenas efeitos com bichos mecânicos. Só depois no set de filmagens é que ela descobriu como o filme seria feito de verdade! Com bichos reais, dando picadas nela! Não se admire da "grande interpretação" de Tippi Hedren nas cenas pois no fundo ela está apavorada de verdade com os métodos de seu diretor! Com tantos fatos e factoides não foi à toa que "Os Pássaros" se tornou esse ícone da cultura pop em todo o mundo.
Os Pássaros (The Birds, Estados Unidos, 1963) Estúdio: Universal Pictures / Direção: Alfred Hitchcock / Roteiro: Daphne Du Maurier, Evan Hunter / Elenco: Tippi Hedren, Suzanne Pleshette, Rod Taylor / Sinopse: Durante um passeio numa cidade do litoral da Califórnia uma mulher chamada Melanie Daniels (Tippi Hedren) é atacada por pássaros de todos os tipos e tamanhos. A cidade também entra em pânico com o estranho fenômeno da natureza. Filme indicado ao Oscar na categoria Melhores Efeitos Especiais. Vencedor do Globo de Ouro na categoria Melhor Revelação Feminina (Tippi Hedren).
Pablo Aluísio.
Cinema Clássico
ResponderExcluirOs Pássaros
Pablo Aluísio.
Esse apesar de ser um dos grandes filmes (de sucesso) do Hitchcock, pode entrar numa antologia dos filmes com final mais besta da história.
ResponderExcluirFora o que a coitada da Tippi Hadren teve que passar nas mãos desse verdadeiro pisicopata que era o Hitchcock, mesmo depois de terminar o filme a obrigando ficar presa a um contrato abusivo.
Serge Renine.
Duas frases do velho Hitchcock sobre esse filme:
ResponderExcluirEu nunca disse que o atores são gado. Eu apenas disse que atores devem ser tratados como gado!
A única maneira de você arrancar uma boa interpretação de uma atriz loira e bonita é fazendo ela sofrer.
kkkkkkkkkkkkk
Pois é, meus caros, Alfred Hitchcock não brincava em serviço... ou melhor dizendo, até brincava, mas era de humor negro! rsrsrs
ResponderExcluirA única que escapou das loucuras dele foi a Grace Kelly, mas porque ficou além das suas garras se tornando princesa.
ResponderExcluirSerge Renine.
Ele foi apaixonado platonicamente por Grace Kelly, mas ela era tão elegante e fina que ele não quis cruzar a linha. Tinha pelo menos noção disso. rsrsrs
ResponderExcluirSe a Grace Kelly tivesse continuado em Hollywood e, por quaiqyues motivos,dependesse disso, acredito que ele acabaria cruzando a linha do bom senso com ela também.
ExcluirCorreção: quaisquer
ExcluirE não vamos esquecer de uma curiosidade interessante: a atriz Tippi Hedren deu o nome de sua personagem para a filha. A garotinha se chamou Melanie Griffith. Ela mesma, a também atriz, casada com o canastrão Antonio Banderas.
ResponderExcluir...e antes com o astro de Miami Vice, Don Johnson.
ExcluirErick. Você fez confusão com relação à filha de Tippi Hedren. Quando Os Pássaros foi produzido, a filha de Hedren, Melanie Griffith, já era nascida. Ela nasceu em 1957 e o filme é de 1963.
ExcluirLord Erick,
ResponderExcluirMuito bem lembrado meu caro. Realmente ela é filha dos pássaros também... soou poético, mas é a pura verdade!
Serge, aproveitando um trocadilho infame, a Grace Kelly não era do bico do Hitchcock... rsrsrs
ResponderExcluirRealmente.
ExcluirCom a Grace ele quis voar muito alto. kkkkkkkk
ExcluirOs pássaros tiveram seus filhotes...
ResponderExcluirOk, parei por aqui... kkkkkkkkk
Hoje, os trocadilhos estão mais infames do que nunca... rsrsrs
ResponderExcluir