domingo, 2 de fevereiro de 2020

As Discípulas de Charles Manson

Charles Manson morreu em 2017. Ele foi o mais infame guru psicótico da história criminal dos Estados Unidos. Aproveitando a repercussão na mídia com seu falecimento, os produtores decidiram financiar esse "Charlie Says" baseado no livro "The Family", escrito por Ed Sanders. O que levou jovens saudáveis, de classe média, a cometerem assassinatos terríveis em prol da causa de um lunático como Manson ainda hoje desperta dúvidas. Seria o seu enorme poder de manipulação? Como esse pequeno homem (tinha 1.50 de altura) conseguiu levar um grupo de homens e mulheres, alguns deles com escolaridade e boa formação, a participarem de crimes horripilantes? Como todos sabemos foi a "família" de Charles Manson quem matou a atriz Sharon Tate e várias outras pessoas em 1969, nas colinas de Hollywood. Crimes que chocaram todo um país.

Eu gostei desse filme porque ele deixa um pouco a figura de Manson de lado para focar nas jovens Leslie 'Lulu' Van Houten, Patricia 'Katie' Krenwinkel e Susan 'Sadie' Atkins. Elas eram jovens, bonitas e seguidoras de Charles Manson. As três participaram dos crimes de Sharon Tate e depois do assassinato de um casal de prósperos comerciantes, o casal La Bianca. Os crimes tiveram requintes de crueldade, com mutilações e atos de pura bárbarie. Depois Manson mandou seus jovens assassinos escreverem palavras com o sangue das vítimas nas paredes. Ele queria dar início a uma guerra racial. Cheio de LSD na cabeça, Charles acreditava que um apocalipse Helter Skelter estava para começar no mundo. Inspirado nas músicas do álbum branco dos Beatles, ele pensava que seria o novo messias para reconduzir a humanidade de volta para a harmonia depois de todas as mortes. Como se pode perceber era completamente doido o tal sujeito.

No filme ha duas linhas narrativas. Na primeira já encontramos as discípulas de Manson no presídio, no corredor da morte. Elas são ajudadas por uma assistente social que precisa trazer as garotas de volta à sanidade. A conclusão é que Manson havia feito uma lavagem cerebral em todas elas. As seguidoras de Manson então vão recordando os tempos em que andavam ao lado de Charlie. Primeiro em um rancho abandonado onde eram filmados velhos filmes de faroeste, depois na noite dos crimes quando elas foram capazes de atos criminosos inimagináveis. Assim temos a segunda linha narrativa, em flashback. E não foi fácil trazer essas mulheres de volta ao mudo real. Elas ainda passaram vários anos cultuando Manson dentro da cadeia. Só depois de muito tempo é que a ficha finalmente caiu e elas conseguiram compreender que tinham destruído suas vidas em prol das insanidades de um louco. Sadie, por exemplo, morreu na cadeia, de um câncer cerebral. As outras duas ainda amargam seus dias de velhice por trás das grades. Vidas desperdiçadas em troca de absolutamente nada! Assim deixo a indicação desse bom filme. É mais um tentando decifrar esse enigma sangrento e violento da história dos Estados Unidos.

As Discípulas de Charles Manson (Charlie Says, Estados Unidos, 2018) Direção: Mary Harron / Roteiro: Guinevere Turner, Ed Sanders / Elenco: Hannah Murray, Matt Smith, Sosie Bacon, Marianne Rendón, Merritt Wever, Chace Crawford / Sinopse: De dentro de uma prisão de segurança máxima, uma assistente social bem intencionada tenta trazer três seguidoras da "família" Manson de volta à realidade. Seguidoras de um guru lunático, elas cometeram terríveis assassinatos em seu nome e em prol de sua causa insana. Filme indicado no Venice Film Festival na categoria de Melhor Filme.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. As Discípulas de Charles Manson
    Nota: 7.8
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou contra todo tipo de citação desse monstro inútil. Ficar fazendo filme sobre essa aberração de ser humano é alimentar cabeças fracas que podem querer imita-lo, coisa que nos EUA é bem comum. Mesmo no filme Era uma Vez em Hollywood, em que ele é mostrado como um bobo fracassado pelo Tarantino, eu acho errado.
    Tem que se esquecer desse bicho.

    ResponderExcluir
  3. E pensar que esse psicopata matou uma jovem atriz como a Sharon Tate... uma jovem tão bonita, na melhor fase de sua vida, esperando um filho, vendo a carreira decolar em Hollywood... uma coisa trágica demais o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  4. A Califórnia é a terra dos drogados americanos. Você anda na rua e esbarra com um viciado em cada esquina. Daí o Charles Manson saiu da prisão e encontrou um bando de noiado hippie nas ruas de San Francisco. Foi a combinação do inferno perfeita. Guru maluco se une a jovens cheios de LSD. Bingo!

    ResponderExcluir
  5. Até hoje a Califórnia sofre com isso. Inclusive o atual prefeito de San Francisco, do partido democrata, fez uma campanha para distribuir seringas de graça para os drogados da cidade. O que aconteceu? Encheu ainda mais San Francisco de drogados. Dizem que a bela cidade do passado virou a cracolândia americana.

    ResponderExcluir