segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Brooklyn

O ator Edward Norton fez praticamente tudo nesse filme. Ele não apenas interpretou o protagonista, como também dirigiu, escreveu o roteiro e produziu o filme! Desnecessário dizer que foi mesmo um projeto mais do que pessoal para ele. E como tem boas relações com todos em Hollywood conseguiu reunir um ótimo elenco, contando com, entre outros, Bruce Willis, Alec Baldwin e Willem Dafoe. E tudo isso para contar uma história de detetive ao velho estilo, como se fosse uma releitura de filmes do passado como "Chinatown", que é obviamente a maior referência cinematográfica dessa produção.

O enredo gira em torno da morte do detetive particular Frank Minna (Bruce Willis). Ele estava envolvido em algo grande, mexendo com gente graúda da administração da cidade de Nova Iorque. Tentando ganhar algum dinheiro com informações confidenciais acabou caindo numa cilada. Frank tinha uma pequena agência onde também trabalhava um de seus protegidos, Lionel Essrog (Edward Norton). Quando Frank morre, Lionel decide ir atrás da verdade.

Como era de esperar o filme tem inúmeras reviravoltas e revelações. No centro de tudo parece haver um sujeito chave, o secretário de obras de Nova Iorque, Moses Randolph (Alec Baldwin). Ele é um sujeito brilhante, muito ambicioso e que tem a visão de transformar a cidade em algo nunca visto no mundo, porém para colocar seus planos em ação ele não mede esforços, passando por cima de todas as pessoas, inclusive do próprio irmão e da filha. O roteiro assim vai desenvolvendo sua trama. O filme é interessante, mas se perde quando tenta seguir os passos dos antigos clássicos do passado, inclusive do tão cultuado cinema noir. Norton falha em não criar o clima adequado. Há uma boa trilha sonora, com muito jazz, mas no final de tudo achei um filme sem o devido charme nostálgico, que aliás deveria ter sido o seu maior triunfo.

Brooklyn: Sem Pai Nem Mãe (Motherless Brooklyn, Estados Unidos, 2019) Direção: Edward Norton / Roteiro: Edward Norton, baseado no livro escrito por Jonathan Lethem / Elenco: Edward Norton, Bruce Willis, Alec Baldwin, Willem Dafoe, Gugu Mbatha-Raw / Sinopse: O detetive Frank Minna (Bruce Willis) é morto misteriosamente. Seu mais fiel amigo, o também detetive Lionel Essrog (Edward Norton), começa a também investigar o caso e acaba descobrindo que um figurão da política de Nova Iorque, o secretário de obras Moses Randolph (Alec Baldwin) pode estar envolvido. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Trilha Sonora Original (Daniel Pemberton).

Pablo Aluísio. 

7 comentários:

  1. O Alex Baldwin parece que entrou naquela fase em que o ator deixa de ser jovem, lindo e protagonista pra ser vilão, como é datalhadamente explicado em Era uma Vez em Hollywood.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. Olhando para o passado fico com aquela sensação que a carreira dele nunca deu muito certo no cinema. Tanto que há anos ele vive basicamente de fazer séries engraçadinhas. Eventualmente atua em algum filme, geralmente em personagens vilões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O coadjuvante de Missão impossível é, hoje, um dos pontos altos na sua carteira. E o personagem morreu no último filme.

      Excluir
  3. O melhor momento da carreira dele aconteceu no começo dos anos 90, principalmente por ter interpretado o agente da CIA Jack Ryan em "Caçada ao Outubro Vermelho". Depois ele se envolveu com a Kim Basinger durante as filmagens de "Uma Loira em Minha Vida" e aí desceu ladeira abaixo. Dizem que ela apresentou a cocaína para ele.

    ResponderExcluir
  4. CARACA... to por fora dos blogs a pelo menos 10 anos... Pablo Aluisio, to abismado com o seu trabalho. Cheguei aqui pesquisando curiosidades sobre "Passageiros" e depois li sua critica. Estou assistindo "Brooklyn" para depois ler sua critica... ganhou mais um admirador.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Jardel!
    Fique à vontade para também opinar sobre os filmes que assistir. Todo comentário é muito bem-vindo.
    Abraços.

    ResponderExcluir