Eu acompanho o Oscar há muitos anos. Poucas vezes vi um vencedor do prêmio de melhor filme do ano ser tão polêmico e controvertido. Para piorar o quadro esse filme venceu duplamente, nas categorias de melhor filme estrangeiro e melhor filme. Isso nunca havia acontecido antes na história da Academia de Hollywood. Fato inédito, que deixou muitas pessoas completamente surpresas. E aí surgem logo duas perguntas na mente daquele que gosta de cinema. A primeira é simples. O filme é bom? Sim, "Parasita" é um bom filme. Sem dúvida é interessante. O filme mereceu mesmo tanta glorificação, será que é mesmo o melhor filme do ano? Não. Nem em sonho. Isso é uma bobagem. Pensar assim chega a ser infantil e tolo.
"Parasita" foi tão premiado por fatos que nada têm a ver com qualidade cinematográfica. Havia pelo menos quatro outros filmes bem melhores do que ele na disputa. "O Irlandês", "1917", "Era uma vez em... Hollywood" e "Jojo Rabbit" são filmes bem melhores. Então por que foi premiado? Por motivos políticos, pelos motivos errados. Os membros da Academia quiseram passar uma mensagem com essa premiação. Além disso a guerra de egos em Hollywood sempre fala mais alto. Assim é melhor premiar alguém de fora do que premiar aquele diretor ou produtor de que não se gosta. "O Parasita" era um filme neutro em Hollywood. E premia-lo iria passar uma imagem de progressismo. Foi só por isso que esse filme venceu.
E tirando tudo isso do caminho, o que sobra? Basicamente um bom filme, mas nada demais, nada maravilhoso. "O Parasita" não é nenhuma obra-prima. Ele passeia por vários gêneros cinematográficos, que vão desde uma comédia de costumes, passando por drama, chegando até uma cena final trágica que me lembrou filmes trash de terror. O roteiro é assim uma mistura, para parecer antenado e cult. No quadro geral até me interessei pelo que iria acontecer no enredo, mas não vou ficar de joelhos para esse filme em absolutamente nada. Para falar a verdade esse "Parasita" soa como uma birra dos votantes. Não é para menos que o Oscar teve uma de suas piores audiências dos últimos anos. A lacração já encheu a paciência do público americano. Essa é a verdade.
Parasita (Gisaengchung, Coréia do Sul, 2019) Direção: Bong Joon Ho / Roteiro: Bong Joon Ho / Elenco: Kang-ho Song, Sun-kyun Lee, Yeo-jeong Jo / Sinopse: O destino de duas famílias, uma rica e uma pobre, se cruzam numa cidade da Coréia do Sul. O filho da família Kim, que vive em condições ruins, vai dar aula para a filha da família de classe alta. Aos poucos ele começa a colocar todos os seus parentes para trabalharem na casa, enganando seus patrões. Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Estrangeiro.
Pablo Aluísio.
Parasita
ResponderExcluirNota: 7.4
Pablo Aluísio.
Pablo, você foi muito bonzinho no texto. Eu falo na lata. Esse filme é uma merda! Pronto falei!
ResponderExcluirEu não diria que o filme é um m... Se tivesse achado teria escrito isso. É um filme meramente bom. Nada demais. Não é a oitava maravilha do mundo do cinema. Não fico de joelhos e nem chorando como vi gente ai fazendo. Isso é uma bobagem sem tamanho. Dai a César o que é de César e nada mais.
ResponderExcluirNenhum filme coreano tem a menor condição de ganhar um Oscar de melhor filme. Em hipótese alguma. Basta assitir o que eles já fizeram. Da pra ver até na Netflix, e olha que os que ali estão são os melhores expoentes! Salvo se acontecesse como aconteceu no Brasil, que só faz porcarias, e um dia fez o genial Cidade de Deus, mesmo assim só seria justo ganhar como melhor filme estrangeiro.
ResponderExcluirO Oscar foi criado para premiar o melhor cinema do mundo que é o cinema americano, fora disso é tudo lacração, como você bem disse Pablo.
Serge Renine.
O que a Coreia tem exportado para o mundo em termos de arte? O K Pop? Pelo amor de Deus... Esse Oscar desse ano foi piada gente, piada.. e de mau gosto!
ResponderExcluirE eu assino embaixo com o Trump escreveu no Twitter: "Quão ruim foi o Oscar este ano? E o vencedor é ... um filme da Coreia do Sul! O que foi isso? Temos problemas suficientes com a Coreia do Sul com relação ao comércio. Além disso, dão a eles o melhor filme do ano. Foi bom? Eu não sei. Vamos voltar com E o Vento Levou e Crepúsculo dos Deuses, por favor? Tantos filmes excelentes"
ResponderExcluirLord Erick, Trump é um fanfarrão, mas nesse caso ele não errou muito o alvo. É a tal coisa, foi uma premiação política. Isso ficou muito claro.
ResponderExcluirSerge, exatamente isso. O filme deveria ter sido premiado apenas com o Oscar de melhor filme estrangeiro. Aliás até alguns anos atrás apenas filmes em língua inglesa poderiam ser premiados com o Oscar de melhor filme. Caso contrário para que serve a categoria de melhor filme estrangeiro?
ResponderExcluirDom Pablo, eu vi youtubers chorando com o prêmio dado para esse filme! Os níveis e recordes de imbecilidade foram batidos com sucesso! kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirLord Erick, o sujeito é youtuber, então... rsrsrs
ResponderExcluirDaí eu pergunto: só tem gente imbecil comentando e falando sobre cinema no Brasil? Aqui na Inglaterra tem coisa melhor..
ResponderExcluirTem gente muito boa no Brasil comentando sobre cinema, embora eu muitas vezes não acompanhe por falta de tempo. Porém em se tratando de Youtube parece-me que a regra é: quanto mais idiota, mais seguidores e visualizações ganha! Vejo até vídeos excelentes, mas com pouca visualização.
ResponderExcluirPor falar em Inglaterra vai assistir o Arsenal hoje no campo? Vai jogar contra o Everton.
ResponderExcluirVou nada! Ainda pensei em ir ver o Newcastle, mas tô com preguiça de sair hoje. Vai ser um domingão sem futebol.
ResponderExcluirO Brasil só faz porcaria?
ResponderExcluirMenos, bem menos Unknow.
Eu eu falei porcaria pra ser educado, a palavra é outra. Brasileiro ye gente incompetente em quase tudo, mas me cinema é péssimo.
ExcluirUma pessoa que mais entende de cinema, na minha opinião, é claro, disse que é o melhor filme que ela já viu na vida. Ela é o tipo de pessoa já viu praticamente todos os filmes que já foram feitos.
ResponderExcluirNão existe a "pessoa que mais entende de cinema no mundo" e não existe a pessoa "que já viu praticamente todos os filmes que já foram feitos". Se alguém se apresentou a você assim ou quis passar essa imagem para você, tenha certeza... é um picareta!
ResponderExcluirE outra: a opinião de ninguém é mais importante do que a de outra pessoa. A sua opinião, a minha ou de qualquer outra pessoa vale tanto quanto a opinião do tal "que mais entende de cinema no mundo". Vai por mim. :D
ResponderExcluirDevo concordar com Lord Erick. Aqui no Brasil tem alguns tipos desses. O tal que se julga o maior entendedor de cinema do planeta... rsrs. Claramente essa gente sofre ou de problemas psicológicos ou então de mau-caratismo mesmo.
ResponderExcluirEu assisti à Parasita no mês de novembro, quando ele ainda era um mero desconhecido. Com toda sinceridade, trata-se de um filme absolutamente comum. É inegável que tem cenas interessantes e bem dirigidas, mas daí ganhar o prêmio de melhor filme, é um baita exagero. Para mim, o melhor filme foi 1917. O clássico de Sam Mendes ganha de barbada em toda e qualquer comparação com Parasita. Quando a Academia anunciou o melhor filme, fiquei estarrecido - eu e a Jane Fonda. Pensei que o Oscar nunca mais me surpreenderia...Quebrei a cara.
ResponderExcluirPois é Telmo. E a surpresa também foi do diretor do filme. Ele precisou subir várias vezes no palco para receber seus oscars e nem discurso preparado tinha! Ficou repetindo a mesma coisa, que ia beber a noite toda... foi uma coisa bem constrangedora!
ResponderExcluirKkkk.. É verdade, Pablo. O diretor estava mais perdido que cachorro quando cai do caminhão de mudança.
ExcluirGente, abram os olhos! Deve ter rolado um jabazinho por baixo dos panos! Quem banca a arte na Coreia é o Estdo. Sabe aquelas bandas de K-pop? Tudo patrocinado pelo governo coreano. Duvido muito que não tenha rolado um por baixo da mesa nessa premiação!
ResponderExcluirEste jaba realmente pode ter rolado, Erick. Tudo é possível.
ExcluirE os caras ficam chorando no Youtube!!!
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkkkkk
Bando de idiotas!
O que acontece muito é ter um lobby poderoso por trás. É possível que isso tenha acontecido. Agora... chorar por causa de premiação? Aí já é demais! rsrsrsrs
ResponderExcluirFalar que esse filme é o melhor do ano é fazer a forçada de barra do ano ahuahuahuaha
ResponderExcluirRsrsrs
ResponderExcluirEu não citei o filme do Tarantino porque não o assisti.
ResponderExcluirMas que patifaria!!!!!
ResponderExcluirKkkkkkkkk - Agora eu morri de rir! :P
Eu nunca li tantos comentários ruins numa mesma postagem, cheio de ofensas e falas superficiais. Além disso o texto também faz uma análise ridícula dizendo que o filme não merece ganhar e não demonstra um se quer argumento para tal. Estão decepcionados com a Academia? Façam vocês um prêmio então kkk. Um abraco.
ResponderExcluirEu ofendo que eu quiser e você cale a sua boca seu comunista retardado.
ExcluirHá dezenas de argumentos aí. Só que você não quis ler ou absorver eles. Deve ser um fã de k-pop kkkkkkkkkk
ResponderExcluirA maioria dos fatores que fizeram esse filme ser premiado estão fora da tela. Como puro cinema o filme é apenas meramente bom. Não é espetacular e nem impressionante. No texto coloquei alguns dos fatores que fizeram o filme ser premiado. A grande maioria deles tem a ver com política, guerra de egos dos membros da Academia e até mesmo ideologia. Não são fatores cinematográficos em sua essência.
ResponderExcluirPorém, ao contrário dos que defendem esse filme como grande obra-prima, todos estão livres para discordar dessas opiniões sem problemas. Esse é um blog livre, com plena liberdade de expressão.
ResponderExcluirEm nenhum momento eu ofendi o filme. Inclusive escrevi no meu texto: "É inegável que tem cenas interessantes e bem dirigidas". Só achei realmente que não foi o melhor filme de 2019. Isto não é ofensa.
ResponderExcluirConforme as pessoas forem assistindo a essa Parasita, vão ficar com aquela sensação de que foram enganadas. E aí o filme vai passar para a história do Oscar como apenas mais uma bizarrice. Do mesmo nível da premiação do Roberto Benigni como melhor ator! Bizarrice pura!
ResponderExcluirApenas pessoas podem ser ofendidas. Filmes não. Lembrando das aulas de direito dos meus tempos da faculdade. rsrsrs
ResponderExcluirLevantaram a bola do filme demais. Daí as pessoas vão no cinema cheias de expectativas e no final dizem: "É isso aí? Só isso?". Eu digo que filme assim não vai longe. O público detona. E eu achei aquele final com todo mundo de faca na mão coisa de filme trash. kkkkkkkkk
ResponderExcluirPois é, tem muita gente que não gostou do filme, mas fica calado, com medo de patrulhamento ideológico. Comigo não tem isso! Eu escrevo o que achei do filme, com toda a sinceridade do mundo.
ResponderExcluirPessoalmente achei muito bom o filme...Algo inspirado nos irmãos Coen,aquela coisa de ser uma Tragicomédia.Não é O MELHOR FILME DO MUNDO,mas é bom sim.
ResponderExcluirJobson. O final está muito mais para Tarantino do que para os Irmãos Cohen.
ResponderExcluir