quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Infinity - Um Amor Sem Limites

Infinity - Um Amor Sem Limites
Filme muito bom que assisti na década de 1990 e adorei, dando nota máxima. Conta a história do cientista e físico Richard Feynman. Em sua época ele foi considerado um gênio da ciência, sendo agraciado com o Prêmio Nobel de Física por suas descobertas nesse campo do saber humano. Também foi reconhecido por ter participado do projeto Manhattan que acabou dando origem ao programa nuclear dos Estados Unidos e a fabricação da primeira bomba atômica. Todos esses aspectos são relevantes na história desse cientista, mas o filme em si, embora não coloque esses dados importantes de sua biografia inteiramente de lado, investe muito mais em sua história pessoal, em seu lado humano. 

Assim o roteiro conta sua história desde a infância, quando motivado pelo pai, ele se apaixonou pelos estudos da ciência. Acabou se formando com distinção na área e decidiu se casar com o amor de sua infância. Tudo ia muito bem no script de um projeto pessoal de vitória tanto no aspecto profissional, como também pessoal e emocional. Só que o destino também traz surpresas desagradáveis. A sua amada esposa foi diagnosticada com uma doença grave, o que fez Richard Feynman lutar bravamente para salvar sua vida. Diz a famosa frase de Einstein que Deus não joga dados com o Universo. Bem, em algumas histórias chego a pensar que isso não é inteiramente verdade. 

Infinity - Um Amor Sem Limites (Infinity, Estados Unidos, 1996) Direção: Matthew Broderick / Roteiro: Ralph Leighton, Patricia Broderick / Elenco: Matthew Broderick, Patricia Arquette, Jeffrey Force / Sinopse: O filme conta a história de Richard Feynman, cientista e físico norte-americano que lutou pela vida de sua esposa após ela ser diagnosticada com uma doença grave e sem cura. 

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. "Diz a famosa frase de Einstein que Deus não joga dados com o Universo. Bem, em algumas histórias chego a pensar que isso não é inteiramente verdade. "
    Pablo, eu acho essa frase o Einstein uma das coisas mais sensatas que ja ouvi um cientista dizer em relação a criação do mundo, uma vez que é inadmissível que tudo seja criado pelo caos, principalmente, quando vemos um beija flor, ou a Sequência de Fibonacci, etc.
    Por que você acha que essa frase do Einstein não é inteiramente verdade?

    ResponderExcluir
  2. Embora eu ainda acredite em Deus e seja católico, penso que muitas vezes acontecem coisas que apenas o caos explica realmente. E isso não apenas no aspecto individual, mas universal também. Pessoas asquerosas se dando bem na vida, enquanto pessoas bondosas afundando na miséria e na desgraça. Quem nunca pensou sobre isso quando vê esse tipo de situação, onde estaria a ordem e a bondade de Deus nessas situações? Uma criança com câncer avassalador, um velhinho morrendo abandonado em uma rua qualquer... E em termos universais vemos bilhões de galáxias sem vida alguma. Onde estaria o criador da vida nesses lugares infinitos e vazios? Onde estaria o criador nessas injustiças?

    ResponderExcluir
  3. Talvez ele tenha arquitatado a criação, mas não possa interferir no dia a dia, igual a primeira diretriz da Federação dos Planetas em Star Trek.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho como não concordar com a logica.

    ResponderExcluir