quinta-feira, 1 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição I

Trump e suas mentiras - Conte uma mentira mil vezes. Ela não se tornará verdade, mas conseguirá convencer alguns idiotas! Os nazistas diziam que uma mentira contada mil vezes se tornava verdade. Uma frase bem adequada para esses calhordas da história mundial. O problema é que essa tática vem sendo repetida pelo atual (pelo menos por enquanto) presidente Donald Trump. A própria irmã dele já havia declarado que ele sempre foi um mentiroso. Diante dos acontecimentos das últimas semanas devo concordar com ela.

Trump perdeu as eleições presidenciais. E não perdeu por pouco. Foram mais de cinco milhões de votos, o que lhe deu ampla margem de vitória no colégio eleitoral. Biden venceu. Esses são os fatos. Ao invés de demonstrar dignidade dando os parabéns ao novo presidente, o que faz esse canalha do Trump? Afirma, sem provas, que a eleição foi fraudada. Uma canalhice sem tamanho, colocando em dúvida a robustez e a honestidade da maior democracia do mundo. É assustador!

Agora o mais assustador é ver brasileiros, completamente fanatizados por figuras deploráveis como esse Trump, afirmando que tudo foi roubado. Pelo amor de Deus, essas pessoas não tem noção do que são? Não sabem que muitos são imigrantes ilegais, uma categoria que Trump simplesmente detesta e quer ver eliminado do mapa dos Estados Unidos? Vejo figuras pardas e até negras defendendo Trump. Será que não sabem ou não entenderam que Trump é um racista? É uma situação completamente bizarra! Não há lógica nisso.

Por isso sempre aconselho: Leiam livros, procurem por cultura. Não fiquem atolados em grupos de whats up. Redes sociais fanatizam as pessoas. Em pouco tempo pessoas que eram até sensatas começam a xingar pessoas que pensam diferente, dizendo que são lixos, etc. Isso é um claro sinal de desumanização. Foi exatamente isso que os nazistas fizeram com os judeus, chamando eles de "ratos", "raça inferior". Quando você desumaniza uma pessoa por questão de fanatismo político, você está pronto para tudo, para fazer tudo, até mesmo as maiores barbaridades. Vide o holocausto.

E o que dizer dessas mesmas defensoras de Trump que se dizem cristãos? Fazem vídeos de xenofobia, homofobia, xingam as pessoas, ofendem as minorias! Em que mundo isso pode ser considerado cristão? Em que parte da Bíblia vemos o Jesus ofendendo homossexuais ou pessoas que pensavam politicamente diferente dele? Em lugar nenhum. O fanatismo nunca combina com a inteligência. Líderes como Trump precisam ser jogados na lata de lixo da história. Parabéns ao povo americano pelo cartão vermelho que deram a essa figura deplorável. 

OVNI sobre o Nordeste? - Muitas pessoas ficaram assustadas, outras curiosas, pela passagem de um estranho objeto pelos céus do nordeste do Brasil. Mas afinal o que foi aquilo? Visto em praticamente todos os estados nordestinos, aquilo era um foguete do programa espacial da China, que estava de passagem em sua jornada rumo à Lua. 

O objetivo dessa missão é de recolher amostras de pedras e rochas do solo lunar, em uma região pouco explorada pelas missões espaciais anteriores. A China tem planos ambiciosos na Lua, sendo que se tudo der certo eles pretendem colocar uma colônia de seres humanos na Lua até o ano de 2030. Quem viver verá se isso vai ser mesmo concretizado.

O foguete passou pelos céus nordestinos já fora da órbita do planeta Terra, porém ficou bastante visível, inclusive a olho nu, já que as condições atmosféricas se mostraram bem adequadas para observação do solo. Esse tipo de foguete é bem possante pois precisa se livrar da gravidade terrestre e isso só é possível com a queima de milhões de litros de combustível de alta pressão. E foi justamente essa calda de combustível sendo queimado que os nordestinos viram passando por cima de suas cidades..De suas casas as pessoas filmaram a passagem do foguete e esse acabou sendo um dos assunto mais comentados das redes sociais.

A Morte de Maradona - Hoje morreu Maradona. Ele foi o segundo maior jogador de futebol da história em minha opinião. Só ficou atrás de Pelé. Eu acompanhei grande parte de sua carreira. O vi jogar. Aquele jogo contra a Inglaterra jamais vou esquecer. Maradona era um gênio do futebol. Baixinho, atarracado, era um jogador explosão. Pelé e Messi sempre foram jogadores de meio de campo mais ao estilo clássico. Eram jogadores inteligentes. Maradona era pura explosão. Pegava a bola e ia pra cima. Quem estivesse pela frente provavelmente levava um drible para nunca mais esquecer.  Era um jogador de muita atitude. Nisso lembrava o nosso Romário.

Hoje, mais velho, reconheço que ele foi um jogador genial. Porém confesso que não gostava dele na época. Claro, eu sabia que ele era um craque absoluto, mas como eu ainda era jovem, cheio de paixão, não simpatizava com ele. E isso não era apenas pelo fato dele jogar na seleção da Argentina. Não simpatizava com seu jeito de ser mesmo. Era ostensivo, largo. Vivia nas baladas, tinha muitas mulheres e parecia não valorizar nenhuma delas. Esse tipo de gente nunca ganhou minha simpatia.

Algo parecido aconteceu com o Zico. Ele era um craque, um grande mestre da bola. Mas na época eu não gostava dele simplesmente porque ele jogava no Flamengo e eu era corintiano e vascaíno no Rio. Que bobagem! Mal sabia que jogadores como Zico e Maradona não surgiam da noite para o dia. Eram casos raros demais. Deveria ter admirado eles por transformar o futebol em uma arte. Bem, esse tipo de pensamento só chega com a idade, só chega com a sabedoria dos anos. Hoje faço gesto de reverência tanto ao Zico como ao Maratona. Vocês foram geniais.

O Maradona homem morreu hoje. O Maradona atleta já estava morto há alguns anos. A cocaína matou ele. Que tristeza. Soube que o Maradona morreu do coração. A cocaína dá muitos disparos no coração durante seu uso. Muitos morrem justamente por isso. O coração do Maradona, provavelmente por ser um atleta, aguentou muito disso. Só que para tudo tem seu limite. Para os padrões do mundo hoje ele morreu jovem, com 60 anos de idade. Teria pelo menos mais uns 20 anos pela frente, com certeza. Porém o uso do pó branco por anos cobrou seu preço. Que pena! O Maradona mito do futebol, esse nunca morrerá. Estará sempre fazendo gols com a ajuda da mão de Deus pelos gramados da eternidade. 

O sapatinho da Rainha
Eu li dois livros sobre a rainha Maria Antonieta. A história dela é muito interessante. Ela foi a última rainha do absolutismo francês e foi decapitada pela lâmina assassina da revolução francesa. Ela também foi uma rainha que ficou conhecida por seu guarda-roupas extravagante. Infelizmente no calor da fúria da revolução, grande parte, ou melhor dizendo, praticamente tudo que lhe pertenceu foi destruído pelos revolucionários. As roupas, os sapatos, os espartilhos, tudo praticamente foi destruído.

Poucas coisas sobreviveram. Uma delas foi esse sapatinho de número 36 que foi leiloado recentemente em uma casa de leilões na Europa. O resultado foi muito bom, bem acima do esperado. Esse sapato foi dado pela rainha para uma de suas damas de companhia, antes da revolução francesa explodir. Por isso sobreviveu ao tempo. Ficou em posse de seus descendentes por mais de 200 anos!

Assim que o sapatinho foi divulgado, de que ele iria ser leiloado, apareceram ofertas de praticamente todas os países do mundo. A rainha Maria Antonieta talvez só seja menos famosa em termos de história da França do que Napoleão Bonaparte. De qualquer maneira depois de vários lances o feliz colecionador levou o sapato real para sua coleção. O preço que o sapato de Maria Antonieta alcançou no leilão? Mais de 280 mil reais! 

Carro de F1 explode!
Eu pensei que esse tempo em que carros de fórmula 1 pegavam fogo, viravam tochas de fogo, era coisa do passado. Pois foi isso mesmo que aconteceu ontem com um carro F1 da equipe Haas (que eu nem conhecia e nem sabia que existia!). Pois é, durante uma disputa por posição a máquina de velocidade pilotada pelo francês Romain Grosjean bateu em outro carro, durante uma curva. Seu carro perdeu a direção e foi como um raio direto para a guarda que separa a pista do público.

E assim que bateu o carro dele se partiu em dois e virou uma bola de fogo! O acidente foi realmente impressionante, mas o que me impressionou mesmo foi saber que ainda nos dias de hoje isso ainda acontece! Onde está a tecnologia de segurança desses carros? Por que ainda existe essa possibilidade? Pensei que esse tipo de acidente que terminava em uma bola de fogo fosse coisa do passado. Pelo visto, estava enganado mesmo!

Quando vi o F1 em chamas me lembrei imediatamente de Niki Lauda, piloto famoso que nos anos 70 sofreu um acidente muito sério. Seu carro pegou fogo e ele ficou preso nele, sendo consumido pelas chamas. Sobreviveu, mas teve queimaduras sérias, que inclusive deixaram deformações para o resto de sua vida. E agora temos um caso parecido. A sorte foi que o piloto francês queimou apenas as mãos. O capacete e sua roupa especial antichamas, salvaram sua vida. Pelo menos aquelas cenas terríveis não terminaram em uma grande tragédia.

Pablo Aluísio.

4 comentários: