terça-feira, 25 de março de 2014

Vikings

Título no Brasil: Vikings
Título Original: Vikings
Ano de Produção: 2013
País: Canadá, Irlanda
Estúdio: World 2000 Entertainment, Take 5 Productions
Direção: Vários
Roteiro: Michael Hirst
Elenco: Travis Fimmel, Katheryn Winnick, Clive Standen

Sinopse: 
Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel) vive numa comunidade Viking na Escandinávia, no norte gelado da Europa medieval. Como fazendeiro e navegador ele defende a ideia de que os barcos Vikings devem rumar em direção ao oeste onde há grandes cidades e riquezas a conquistar, locais perfeitos para as guerras e saques dos povos do norte. Seu pensamento inovador porém desperta a ira do senhor feudal da região, o corrupto Earl Haraldson (Gabriel Byrne), que defende que as expedições marinhas devem rumar para o leste, onde existem terras conhecidas pelos navegadores do clã. O confronto de pensamento logo se torna inevitável.

Comentários:
Série em dez episódios que foi exibida com grande sucesso pelo canal The History Channel nos Estados Unidos e no Brasil. A proposta é ensinar história de um jeito menos chato do que na escola. Assim o enredo se utiliza de personagens de ficção para mostrar aspectos reais da civilização Viking em seus primórdios. Um exemplo é o próprio Ragnar Lothbrok. Ele pensa além e deseja ir em viagens rumo ao oeste, em busca de terras desconhecidas. Para isso conta com a ajuda de um irmão e de um construtor de navios meio maluco, misto de engenheiro e mago, chamado  Floki (Gustaf Skarsgård). Assim juntos eles acabam criando a nau que se tornaria famosa nos mares. Um navio com design moderno, muito rápido (próprio para guerras e fugas), com poucas velas e muita agilidade. Logo no episódio piloto eles conseguem tornar realidade essa embarcação inovadora e ganham os mares em busca de riquezas e ouro. Claro que a série faz concessões em busca de um maior divertimento. Existem até mesmo cenas de realismo fantástico, como quando após uma sangrenta batalha um dos deuses nórdicos surge em visão para  Ragnar. Mais parecendo um anjo da morte negro ele sai recolhendo as almas dos mortos no conflito. No geral é uma série bem realizada que prende nossa atenção. Bom para criar gosto pela história verdadeira nos mais jovens.

Pablo Aluísio.

Revolução

Título no Brasil: Revolução
Título Original: Revolution
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Hugh Hudson
Roteiro: Robert Dillon
Elenco: Al Pacino, Donald Sutherland, Nastassja Kinski

Sinopse:
Um caçador e homem do campo de Nova Iorque se torna um participante relutante na Revolução Americana depois que seu filho Ned é convocado para o Exército revolucionário. Juntos tentarão sobreviver aos horrores daquela guerra sangrenta e violenta. Filme indicado ao "prêmio" Framboesa de Ouro nas categorias de Pior Filme, Pior Ator (Al Pacino), Pior Diretor (Hugh Hudson) e Pior Trilha Sonora Original.

Comentários:
Foi um dos maiores fracassos comerciais da história do cinema americano. O desastre foi tão absoluto que conseguiu queimar o nome do grande Al Pacino dentro da indústria. De repente os produtores fugiam à simples menção de que Pacino poderia vir a estrelar um de seus projetos. Para se ter uma ideia do estrago o ator ficaria quatro longos anos sem realizar nenhum outro filme em Hollywood, apenas absorvendo a derrota de "Revolução". O pior de toda essa história é que se o filme fosse ao menos bom poderíamos sair em defesa de Al Pacino e do cineasta Hugh Hudson mas a verdade é que o fracasso foi merecido mesmo pois "Revolução" é de fato realmente muito ruim! O roteiro não tem uma linha narrativa precisa, tudo vai acontecendo de forma confusa e sem nexo. Pacino está perdido em cena, sem achar a essência de seu personagem, que ora age heroicamente, ora de forma covarde e cruel. Como se isso não fosse ruim o bastante o espectador ainda tem que encarar a péssima ideia do diretor Hugh Hudson em filmar tudo com a câmera na mão, correndo junto dos atores nas cenas de batalhas e conflitos. Poucos serão os espectadores que não sairão com tontura de uma experiência tão ruim como essa! Enfim, vale como curiosidade apenas pois como filme em si tudo é muito desastroso e péssimo. Fuja para longe dessa revolução que não deu certo.

Pablo Aluísio.

Chicago PD

Título no Brasil: Chicago PD
Título Original: Chicago PD
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: NBC
Direção: Vários
Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas, Matt Olmstead, Dick Wolf
Elenco: Jason Beghe, Jesse Lee Soffer, Don Kress, Andre Bellos

Sinopse: 
Após ser preso por corrupção, chantagem e desvios éticos em sua carreira o policial Hank Voight (Jason Beghe) retorna à ativa. Ele sai do departamento de homícidios para assumir a chefia do setor de inteligência da polícia de Chicago onde começa a liderar um grupo de jovens policiais no combate ao tráfico de drogas na grande cidade.

Comentários:
Em alguns episódios de "Chicago Fire" um dos bombeiros caía no jogo sujo de um tira corrupto, o dirty cop Hank Voight (Jason Beghe). No final de sua participação lá, sua trama corrupta finalmente era descoberta, e ele acabava sendo preso por isso. Pois bem, esse personagem, apesar de ser um vilão sem ética, acabou chamando a atenção dos espectadores e percebendo isso a NBC resolveu produzir uma série só para ele. Isso é o que os americanos chamam de Spin-off, quando uma série popular dá origem a outra. Em minha opinião ainda era cedo para "Chicago Fire" dar origem a outro seriado mas pelos bons índices de audiência conquistados a diretoria da NBC resolveu apostar alto. Logo no primeiro episódio o sargento Voight retorna triunfante. Ele consegue sair da prisão e mais do que isso, ganha uma promoção, se tornando chefe da inteligência do departamento de polícia de Chicago (pensou que só no Brasil os corruptos progrediam na vida pública?). Ele se torna o líder de um grupo de jovens policiais que investigam uma rede de tráfico comandado por um traficante latino conhecido como "Pulpo". Para Voight isso é fichinha pois ele não é um tira que segue a cartilha da academia policial ao pé da letra. Gostei do episódio piloto, esse é o tipo de série que tem potencial para crescer. O único porém que salientaria é o elenco dos jovens policiais. As garotas e os rapazes mais se parecem com modelos do que com policiais mas mesmo assim penso que vale a pena dar o benefício da dúvida. A série está começando agora então se você estiver com vontade de acompanhar algum seriado policial americano esse é o momento certo.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Ela

Título no Brasil: Ela
Título Original: Her
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros, Sony Pictures
Direção: Spike Jonze
Roteiro: Spike Jonze
Elenco: Joaquin Phoenix, Amy Adams, Scarlett Johansson

Sinopse:
Theodore (Joaquin Phoenix) tem uma vida das mais aborrecidas. Ele trabalha em um emprego chato onde escreve todos os dias cartas de pessoas que não querem escrever nada. Para piorar está solitário após se separar de sua esposa que está pedindo o divorcio. Um clima de melancolia e até depressão ronda sua existência. Trabalhando com computadores o dia todo ele se interessa por um novo programa, um sistema operacional de inteligência artificial que promete fazer companhia e trocar ideias com seu dono. Para sua completa surpresa o tal sistema operacional é muito mais do que ele esperava. Auto intitulado Samantha ela interage com ele, lhe dá dicas do dia a dia, organiza sua vida online e superando todas as suas expectativas começa a desenvolver um relacionamento em nível pessoal que vai muito além da simples amizade.

Comentários:
"Ela" é uma crônica dos dias atuais quando a tecnologia acaba virando uma muleta emocional para pessoas solitárias ou com problemas de relacionamento. Spike Jonze trata desse tema com sensibilidade mas como todos sabemos ele não é um cineasta para todos os públicos. Seus filmes estão cheios de ideias que para muitas pessoas são bizarras e estranhas demais para curtirem. Esse aqui é um pouco mais palatável do que os anteriores mas o sentimento de estar vendo algo bem surreal se mantém o tempo todo. O roteiro premiado com o Oscar de Spike Jonze tem sido louvado por ser muito original e criativo mas será mesmo? Computadores com personalidade não são novidade no mundo do cinema. Assim que o filme começou e Samantha deu inicio ao seu "relacionamento" com Theodore me lembrei imediatamente de HAL 9000, o computador de inteligência artificial de "2001 Uma Odisséia no Espaço". Tudo bem que o enfoque aqui é outro, mais centrado em relações humanas, mas no fundo ambos os roteiros são bem semelhantes.

Mesmo assim temos que reconhecer que é um filme por demais interessante, valorizado enormemente pela atuação inspirada de Joaquin Phoenix. Perceba que na maioria das cenas ele está praticamente sozinho, atuando apenas com uma voz. Esse tipo de trabalho como ator exige um nível de absorção e concentração no papel que realmente impressiona. Idem para a atriz Scarlett Johansson que interpreta Samantha. Ela tem uma voz ao mesmo tempo meiga, quase adolescente mas também astuta. Sua atuação é outro ponto muito impressionante do filme. De uma forma em geral gostei de muitas coisas. A direção de arte por exemplo recria um mundo onde Theodore vive que é tão asséptico e sem personalidade como ele próprio. O cineasta mostra ao fundo uma cidade americana sufocante, poluída, imersa em tecnologia mas também em profunda solidão. Isso foi algo que me chamou bastante a atenção. Talvez a única critica mais severa que faria a Spike Jonze seria sobre a duração do filme. Mais de duas horas me pareceu um pouco demais. Pelo contexto, tudo poderia ter um pouco mais de agilidade pois não há como negar que certas situações vão se repetindo ao longo da trama e isso deixa o filme um pouco cansativo a partir de determinado ponto. Outro aspecto que pode incomodar um pouco é a obsessão do roteiro com sexo virtual pois a relação entre homem e máquina poderia se desenvolver em um nível mais intelectual, vamos colocar desse modo. Dito isso quero deixar claro que, apesar dos deslizes, ainda tiro o meu chapéu para "Ela", um filme realmente tão emotivo e inteligente como a própria Samantha!

Pablo Aluísio.

domingo, 23 de março de 2014

47 Ronins

Título no Brasil: 47 Ronins
Título Original: 47 Ronin
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Carl Rinsch
Roteiro: Chris Morgan, Hossein Amini
Elenco: Keanu Reeves, Hiroyuki Sanada, Ko Shibasaki

Sinopse:
Kai (Keanu Reeves) é filho de um marinheiro inglês e por isso é abandonado pela própria mãe em uma floresta remota no Japão em sua era feudal. Segundo a lenda acaba sendo criado por demônios mas depois consegue escapar e vai parar em um feudo dominado por Lord Asano (Min Tanaka). Muitos anos depois ele se torna um servo do feudo e assumirá posição de destaque na luta contra o tirânico Lord Kira (Tadanobu Asano). Kira domina com mão de ferro o feudo onde Kai cresceu e desposa a bela Mika (Ko Shibasaki) que ama o íntegro mestiço. Para piorar rebaixa todos os samurais da região que viram simples Ronins, guerreiros caídos em desgraça, sem honra, sem mestre e abandonados à própria sorte. Ao lado desses valorosos guerreiros ele lutará contra a tirania que agora domina seu antigo lar.

Comentários:
As expectativas não eram das melhores. Um filme com o tema de artes marciais estrelado pelo decadente Keanu Reeves e tudo mais. Porém é aquele tipo de produção que acaba surpreendendo. O fato é que "47 Ronins" é muito bem realizado, tanto do ponto de vista técnico como de roteiro. Sim, o texto pode até não apresentar maiores novidades mas é redondinho, bem conduzido e satisfaz plenamente os que desejam encontrar uma boa película com muita aventura, fantasia e cenas de lutas marciais. A direção de arte e figurinos são primorosos. Os efeitos digitais são excepcionalmente bons e utilizam como matéria prima o próprio folclore oriental. Há dragões, trogloditas, demônios e até mesmo um animal proveniente diretamente das antigas lendas populares japoneses, um monstro de seis olhos que é muito bem realizado. Keanu Reeves continua com sua falta de expressividade mas aqui seu jeito de ser acaba combinando com o personagem, um mestiço que é discriminado por isso e por essa razão adota sempre uma postura de superveniência e subordinação. Por fim é importante salientar que nem todos irão gostar plenamente do final do filme. Credito isso ao fato de que, como somos ocidentais, temos uma outra mentalidade sobre os acontecimentos. Os valores de honra e dignidade no oriente são bem diversas da que temos, por isso haverá certo estranhamento no desfecho de tudo. Isso porém não tira em nada os méritos do filme que, como já deixei claro, realmente surpreenderá positivamente o espectador.

Pablo Aluísio.

sábado, 22 de março de 2014

Carruagens de Fogo

Título no Brasil: Carruagens de Fogo
Título Original: Chariots of Fire
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Hugh Hudson
Roteiro: Colin Welland
Elenco: Ben Cross, Ian Holm, John Gielgud, Brad Davis, Ian Charleson, Nicholas Farrell

Sinopse:
A história, contada em flashback, mostra dois jovens velocistas britânicos que competem por fama e reconhecimento nos Jogos Olímpicos de 1924. Eric Liddell (Ian Charleson) é um missionário escocês devoto, que se dedica aos esportes para agradar ao seu Deus. Já Harold Abrahams (Ben Cross) procura ser aceito dentro da sociedade inglesa mais tradicional uma vez que suas origens judaicas o impede de ser bem recebido em certos setores da esnobe alta sociedade de Cambridge. Filme baseado em fatos reais.

Comentários:
Apesar de consagrado na Academia, onde foi indicado a sete Oscars, vencendo em quatro categorias (Melhor Filme, Roteiro, Figurino e Trilha Sonora), o filme nunca conseguiu se tornar uma unanimidade perante o público. Todos os ingredientes para um grande filme parecem estar presentes mas o cineasta Hugh Hudson não conseguiu imprimir um bom ritmo à película que sofre de vários problemas no desenvolvimento de seu enredo. Aliás essa sempre foi uma crítica presente em praticamente todos os filmes do diretor. Hudson parece vacilante em vários momentos, sem saber direito que rumo tomar, algo que se tornaria um grave problema em um de seus filmes seguintes, o mega fracasso "Revolução" com Al Pacino, que praticamente enterraria suas pretensões de dirigir filmes de grandes orçamentos ao longo do resto de sua carreira (nenhum estúdio tinha mais coragem de arriscar verdadeiras fortunas em filmes assinados pelo diretor). De qualquer forma alguns aspectos salvam "Chariots of Fire" do esquecimento, o mais forte deles a inesquecível trilha sonora de Vangelis, até hoje presente em quaisquer daquelas coletâneas do tipo "Os maiores sucessos do cinema" e similares. No geral é um bom filme, com história edificante e inspiradora, embora tenha passado longe de se tornar uma verdadeira obra prima merecedora de todos os Oscars que venceu.

Pablo Aluísio.

Hannibal - A Origem do Mal

Título no Brasil: Hannibal - A Origem do Mal
Título Original: Hannibal Rising
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: Dino De Laurentiis Company
Direção: Peter Webber
Roteiro: Thomas Harris
Elenco: Gaspard Ulliel, Rhys Ifans, Li Gong

Sinopse:
Durante a Segunda Guerra Mundial a família Lecter tenta sobreviver ao horror das mortes e atrocidades nazistas. Morando em uma região na Ucrânia todos os membros ficam expostos ao holocausto imposto pelas forças de ocupação do exército alemão. Um dos sobreviventes do massacre é Hannibal Lecter (Gaspard Ulliel) que consegue escapar para a França onde pretende reconstruir sua vida. Já adulto finalmente decide se vingar de todos aqueles que barbarizaram sua família no maior conflito armado da história.

Comentários:
De uns anos pra cá Hollywood descobriu um novo filão. A ideia é muito simples, pega-se franquias já esgotadas, que comercialmente não teriam mais o que render e recomeça-se tudo do zero, geralmente contando as origens dos personagens famosos. Um exemplo perfeito disso vemos aqui em "Hannibal Rising", onde o espectador é convidado a conhecer as origens do canibalismo e psicopatia do serial killer Hannibal Lecter (em fraca interpretação do ator Gaspard Ulliel). O filme obviamente não pode ser comparado a nenhum outro da franquia original. É uma produção até modesta com pretensões contidas. Foi filmado na bonita República Tcheca o que lhe dá pelo menos uma bonita fotografia pois o leste europeu de fato é esteticamente muito belo. O problema é que tudo é mal desenvolvido. As explicações sobre o que teria levado Lecter a ser o que é não são bem trabalhadas, criando uma sensação de que o roteiro está o tempo todo forçando uma barra daquelas. Já em termos de terror e suspense a produção também não convence muito, se tornando na maioria das vezes enfadonha e decepcionante. Mesmo com tantos pontos negativos a fita poderá servir ao menos como curiosidade para quem se tornou fã do infame personagem imortalizado nas telas pelo genial Anthony Hopkins.

Pablo Aluísio.

Eclipse Mortal

Título no Brasil: Eclipse Mortal
Título Original: Pitch Black
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Polygram Filmed Entertainment, Interscope Communications
Direção: David Twohy
Roteiro: Jim Wheat, Ken Wheat
Elenco: Vin Diesel, Radha Mitchell, Cole Hauser

Sinopse:
Durante uma expedição espacial uma pane faz com que a nave caia em um planeta desconhecido e hostil. Os tripulantes não fazem ideia de onde estão e precisam fazer um reconhecimento do local. O que irão descobrir naquelas paisagens Inóspitas é algo que jamais esperariam encontrar em qualquer lugar do universo conhecido.

Comentários:
"Eclipse Mortal" foi lançado sem muito alarde em 2000. A crítica não deu muita bola para uma fita de ação e ficção estrelada pelo brucutu Vin Diesel. Apesar da má vontade o filme aos poucos foi ganhando admiradores por causa de certos aspectos muito bem imaginativos de seu roteiro, que conseguia fugir dos padrões do que estava sendo feito na época. Curiosamente a fita acabou ganhando após todos esses anos um certo status cult, reforçada inclusive pelas duas boas continuações que se seguiram, "A Batalha de Riddick" e "Riddick 3". O personagem Richard B. Riddick interpretado por Vin Diesel acabou ganhando todo um universo próprio, em roteiros realmente bem interessantes. Outro fato que chama a atenção é que todos os filmes da franquia foram dirigidos pelo mesmo diretor, David Twohy, fruto da amizade que ele tem por Vin Diesel. Isso é bem raro em temos de Hollywood pois geralmente franquias de sucesso são entregues a cineastas mais comerciais ou mais experientes. Melhor para os fãs pois trouxe uma unidade a todas as produções da série. Assim deixamos essa boa dica para hoje, que tal conferir (ou rever) esse primeiro filme da saga? Certamente é uma boa opção de entretenimento para o sábado.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Calígula

Título no Brasil: Calígula
Título Original: Caligola
Ano de Produção: 1979
País: Estados Unidos, Itália
Estúdio: Penthouse Films International
Direção: Tinto Brass, Bob Guccione
Roteiro: Gore Vidal
Elenco: Malcolm McDowell, Peter O'Toole, Helen Mirren

Sinopse:
Filme que enfoca a história do imperador romano Calígula (12 d.C - 41 d.C). Após a morte de Tiberius (Peter O'Toole), seu tio, ele sobe ao poder máximo em Roma. Desde o começo seu desequilíbrio emocional e psicológico se mostra evidente. Dado a orgias extravagantes e assassinatos em série ele resolve testar todos os limites de seu poder absoluto, chegando ao ponto de nomear seu próprio cavalo como senador romano. Aos poucos suas loucuras o levam a um beco sem saída, com várias tramas para sua eliminação rondando seu poder imperial.

Comentários:
Esse é um daqueles filmes que até hoje me despertam a mesma pergunta: Por que deu errado? Uma história das mais interessantes, roteirizada pelo grande Gore Vidal, com um excelente elenco - incluindo os monstros da atuação Malcolm McDowell, Peter O'Toole e Helen Mirren - e um diretor de prestígio e mesmo assim as coisas desandaram de uma forma impressionante. Muitos apontam como culpado o produtor, dono do império adulto Penthouse, que inseriu cenas de sexo explícito no filme. Não penso que o problema de "Calígula" seja esse, na verdade isso fazia parte do dia a dia de todos aqueles imperadores depravados. O problema é estrutural pois o filme é mal editado, mal desenvolvido e para piorar com sérios problemas de direção (quem diria...). Malcolm McDowell defende bem sua atuação, até porque ele está na verdade soberbo em cena. Basta ver os antigos bustos do imperador louco de Roma para perceber a semelhança entre eles. Aquele olhar marcante, praticamente reptiliano é recriado com perfeição por Malcolm. O mesmo se pode dizer de Peter O'Toole como Tiberius, que era pedófilo, frívolo e maníaco. Seu olhar doentio, pálido e com gestos trêmulos mostra o grande ator que ele foi. Pena que o filme não se resume ao quesito atuação. Mesmo assim essa é uma produção que deve ser indicada aos fãs da sétima arte. Certamente os problemas são muitos, mas o filme acaba marcando, tanto de um ponto de vista positivo como negativo. Afinal de contas qualquer produção que enfoque o insano Caligula será sempre no mínimo interessante...

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Philomena

Título no Brasil: Philomena
Título Original: Philomena
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: The Weinstein Company
Direção: Stephen Frears
Roteiro: Steve Coogan, Jeff Pope
Elenco: Judi Dench, Steve Coogan, Sophie Kennedy Clark

Sinopse:
Quando jovem, Philomena (Judi Dench) acaba engravidando de um homem em um caso casual. Grávida e prestes a se tornar mãe solteira, sua família com medo e vergonha do escândalo resolve levar a garota para um convento católico onde ela acaba tendo seu filho. Sem possibilidades financeiras e emocionais de cuidar da criança resolve colocar ele para adoção. Um casal americano assim adota o garotinho e o leva para os Estados Unidos. Cinquenta anos depois Philomena decide que quer encontrar seu filho. Para isso pede ajuda a um escritor inglês, Martin Sixsmith (Steve Coogan), que fará de tudo para encontrá-lo. Filme indicado aos Oscars de Melhor Filme, Roteiro Original e Melhor Atriz (Judi Dench).

Comentários:
Certamente é um bom filme e não restam dúvidas que mereceu todos os prêmios e indicações. Há algumas escolhas bem interessantes, sendo uma delas a opção por realizar um filme curto já que o enredo assim se torna bem mais dinâmico. Isso só vem a provar que não é necessário realizar filmes longos demais, com quase três horas, para serem bons. Tudo pode ser contado com eficiência e sem perda de tempo - o que talvez melhor justifique a indicação para o Oscar de Melhor roteiro original. A história, baseada em fatos reais, é muito humana e rica em reflexões. A Igreja Católica pode parecer a grande vilã de tudo o que aconteceu mas essa seria uma visão simplista demais sobre os eventos mostrados no filme. Não se pode esquecer que a própria Philomena resolveu dar seu filho para doação e como ela própria deixou claro em uma das cenas não houve qualquer coação nesse sentido por parte da Igreja. O sigilo em questão de doação é até hoje um dos paradigmas desse instituto jurídico, então não há também como culpar a Igreja por ter mantido em segredo o paradeiro de seu filho nos Estados Unidos.

Dito isso a produção poderá levar os mais desavisados a qualificar as atitudes das freiras como algo horrível e até mesmo diabólico mas não existe razão de ser para tal pensamento. Fazia parte daquele contexto histórico e no final das contas o rapaz adotado teve uma vida familiar estruturada em sua nova família americana, algo que provavelmente não teria se tivesse ficado na Irlanda. A direção procura mostrar os eventos com imparcialidade e felizmente não toma o rumo de atacar a Igreja Católica de forma gratuita. Pelo bom gosto dessa decisão o próprio Papa Francisco recebeu a verdadeira Philomena no Vaticano recentemente. Em termos de elenco a atriz Judi Dench reina absoluta. Sua personagem tem um grande coração, fez escolhas erradas no passado mas assume todas as suas atitudes com coragem. No fundo é uma pessoa bem simples mas que tenta fazer as pazes com seu filho cujo paradeiro tenta descobrir. Assim no saldo final temos uma produção sensível, eficiente e humana, três qualidades que a cada dia se tornam cada vez mais raras dentro do cinema atual.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 18 de março de 2014

Chamas da Vingança

Título no Brasil: Chamas da Vingança
Título Original: Man on Fire
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Fox 2000 Pictures, Regency Enterprises
Direção: Tony Scott
Roteiro: A.J. Quinnell, Brian Helgeland
Elenco: Denzel Washington, Christopher Walken, Dakota Fanning

Sinopse:
Joyhn W. Creasy (Denzel Washington) é um veterano que aceita trabalhar para uma família rica na Cidade do México. A cidade, dominada pelo crime organizado, tem altos índices de assassinatos e sequestros. Para milionários ou estrangeiros ricos a situação se torna bem pior pois automaticamente viram alvos da criminalidade. Creasy então é designado para garantir a segurança da jovem Pinta Balleto (Dakota Fanning). Logo ambos criam uma amizade sincera que é interrompida brutalmente quando Pinta é violentamente sequestrada por criminosos. Agora Creasy terá que achar seu cativeiro, libertá-la e punir os sequestradores de forma exemplar.

Comentários:
"Chamas da Vingança" mostra a situação do México atualmente. O país está virando praticamente um narcoestado, dominado por grupos de criminosos poderosos e com influência em todos os setores, inclusive na alta esfera política. Assim o diretor Tony Scott achou o cenário ideal para desenvolver esse eficiente filme de ação que só não alcança maiores patamares por causa de sua decisão em realizar uma produção pipoca voltada para o puro entretenimento. Scott, que morreu tragicamente em agosto de 2012, ao cair (ou pular) de uma ponte, sempre procurou fazer um cinema bem menos pretensioso do que seu irmão Ridley Scott. Ele não procurava realizar exercícios estilísticos ou algo do tipo mas bons e movimentados filmes de ação para as massas. Esse aqui não foge muito disso e se apóia bastante no sempre presente carisma de Denzel Washington. Ator e diretor se deram tão bem que voltariam a trabalhar juntos em "Déjà Vu" e "Incontrolável", que se tornaria o último filme da carreira do cineasta. Assim, apesar de certos clichês, "Man on Fire" é certamente uma boa pedida para os fãs do estilo.

Pablo Aluísio.

Bad Ass - Acima da Lei

Título no Brasil: Bad Ass - Acima da Lei
Título Original: Bad Ass
Ano de Produção: 2012
País: Estados Unidos
Estúdio: Amber Lamps, Silver Nitrate
Direção: Craig Moss
Roteiro: Craig Moss, Elliot Tishman
Elenco: Danny Trejo, Charles S. Dutton, Ron Perlman

Sinopse:
Frank Vega (Danny Trejo) volta da sangrenta Guerra do Vietnã mas não encontra mais espaço dentro da sociedade americana. Desempregado e sem um relacionamento sério, ele tenta viver dentro do possível. Isso muda quando um incidente com um ônibus o torna um herói. Vega porém não quer reconhecimento mas apenas uma oportunidade. Quando seu melhor amigo é morto de forma covarde ele resolve ir atrás dos assassinos diante da falta de vontade da polícia em solucionar o crime. 

Comentários:
Tirando as devidas proporções o ator Danny Trejo está ocupando o nicho que um dia pertenceu a Charles Bronson. Com um rosto que parece uma rocha dinamitada (definição que Bronson um dia usou para si mesmo), Trejo tem realizado filmes que são pura ação e pancadaria. Esse aqui obviamente não foge à regra. O próprio título original - Bad Ass - já entrega tudo, pois seu personagem é justamente isso, um sujeito durão que não leva desaforos para casa. Curiosamente aqui ele trabalha ao lado de outro ator que faz o estilo "troglodita com bom coração", o carismático Ron Perlman (para quem não está ligando o nome à pessoa, o próprio Hellboy). Eles inclusive trabalham juntos na série "Sons of Anarchy" onde Trejo interpreta um agente do DEA disfarçado e Perlman um ex-presidente dos Sons em queda. Assim "Bad Ass - Acima da Lei" traz muita pancadaria, porrada, cenas de ação e tiroteios. É o que eu chamo de filme de ação stricto sensu, por isso não vá assistir esperando por um grande roteiro e atuações shakesperianas. Aqui é soco na cara e nada mais. Divertido, se você souber o que vai encontrar pela frente. 

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 17 de março de 2014

A Lista

Título no Brasil: A Lista
Título Original: Bad Country
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures
Direção: Chris Brinker
Roteiro: Jonathan Hirschbein, Tom Abernathy
Elenco: Willem Dafoe, Matt Dillon, Tom Berenger, Amy Smart 

Sinopse:
O ano é 1983. O lugar, a Louisiana. O detetive Bud Carter (Willem Dafoe) investiga um grupo criminoso que vende pedras preciosas contrabandeadas. São esmeraldas e diamantes de ótima procedência. Após prender os atravessadores, Bud se convence que eles fazem parte de algo maior, de uma grande organização criminosa que atua na região. Suas investigações finalmente o levam até Jesse Weiland (Matt Dillon), veterano da guerra do Vietnã e ex-presidiário que parece ser um elo de ligação entre os vendedores e os chefões do crime. O que Bud descobre se torna apenas a ponta do iceberge de uma extensa rede criminosa que atua por todo o estado.

Comentários:
Vejam que surpresa, três ótimos atores que tiveram o auge de suas carreiras nos anos 1980 reunidos novamente nessa boa fita policial. Willem Dafoe e Tom Berenger, ambos de "Platoon" se unem a Matt Dillon, de "O Selvagem da Motocicleta", entre outros, para trazer novamente à tona esse caso real ocorrido no sul pantanoso dos Estados Unidos. Do ponto de vista puramente técnico, "Bad Country" não traz maiores surpresas. Ele apresenta um aspecto geral bem comum, até burocrático, mas que compensa tudo com o carisma dos atores e a boa trama, que vai descendo aos poucos as várias camadas do mundo do crime. O enredo se passa nos anos 80 e o figurino e o jeitão de filme policial antigo certamente atrairá a atenção dos mais saudosistas. Por falar em anos 80 Willem Dafoe e Matt Dillon parecem estar competindo entre si para ver quem desfila o bigode mais exótico em cena! Bobagens à parte vale a pena conhecer esse policial que andou bem subestimado desde que foi lançado. Bem escrito, com doses exatas de violência, ação e desenvolvimento dos personagens, "Bad Country" no final das contas se mostra um veículo muito competente e eficaz.

Pablo Aluísio.

Titãs - A Vida Até Parece uma Festa

Título no Brasil: Titãs - A Vida Até Parece uma Festa
Título Original: Titãs - A Vida Até Parece uma Festa
Ano de Produção: 2008
País: Brasil
Estúdio: Academia de Filmes, Casa Cinco
Direção: Oscar Rodrigues Alves, Branco Mello
Roteiro: Oscar Rodrigues Alves, Branco Mello
Elenco: Arnaldo Antunes, Tony Bellotto, Sérgio Britto, Marcelo Fromer, Charles Gavin, Branco Mello, Paulo Miklos, Nando Reis

Sinopse:
Documentário musical que resgata a história do grupo de rock brasileiro, Titãs, desde os seus primórdios, passando por sua consagração popular durante os anos 80 até os dias de hoje. A amizade e o laço de união que une todos os integrantes são mostrados atrávés de raras filmagens amadoras feitas pelo próprio grupo ao longo de sua carreira.

Comentários:
Muito bom esse documentário dirigido por Branco Mello sobre o Titãs. Quem foi jovem nos anos 80 certamente acompanhou o grupo, mesmo que não fosse fã e nem comprasse os discos da banda. Isso porque havia no ar todo aquele movimento do rock nacional que tomou as paradas e as rádios pelo Brasil afora. Cenas curiosas - como a participação do conjunto em programas de tv como "Qual é a Música" de Sílvio Santos, clips de músicas e cenas amadoras captadas por filmadoras VHS - compõe um acervo rico e variado dos rumos que os rapazes percorreram por todos esses anos. O interessante é que a edição é ágil, bem bolada, e nada burocrática, evitando aquele clima de tédio que muitas vezes acompanha esse tipo de produção. No saldo geral é divertido, engraçado e até dramático em certos momentos (como na morte precoce de Marcelo Fromer). No final das contas quem melhor resume tudo é o guitarrista Tony Bellotto explicando que montar um grupo de rock tem muito a ver com aquele sonho juvenil que todos um dia tiveram e que esse sentimento segue em frente com os músicos mesmo após tantos anos.

Pablo Aluísio.

domingo, 16 de março de 2014

O Conselheiro do Crime

Título no Brasil: O Conselheiro do Crime
Título Original: The Counselor
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Cormac McCarthy
Elenco: Michael Fassbender, Penélope Cruz, Cameron Diaz, Javier Bardem, Brad Pitt

Sinopse:
Michael Fassbender interpreta um jovem e bem sucedido advogado que atua na fronteira entre Estados Unidos e México. Planejando casar com sua noiva ele acaba entrando em um jogo mortal. Seus principais clientes são traficantes e membros do submundo do crime na região. Após um carregamento de caminhão com 20 milhões de dólares em cocaína sumir de seu trajeto as suspeitas acabam caindo sobre o advogado que agora terá que lutar para continuar vivo pois ele acaba virando alvo de poderosos traficantes da região.

Comentários:
Ridley Scott faz parte daquele seleto grupo de cineastas que você tem que assistir todo e qualquer filme dele que for lançado. Mesmo que seus dias de glória tenham ficado para trás não há como deixar de conferir suas novas produções. Esse "The Counselor" foi uma grata surpresa. Scott foca suas câmeras para a fronteira entre México e Estados Unidos. Como todos sabemos o México hoje está dominado por poderosos cartéis que controlam o tráfico na região (importante entreposto para levar os carregamentos de drogas para as principais cidades americanas onde estão situadas os mercados consumidores). Nessa terra praticamente não existe lei. A traição é punida com morte e nenhuma vida humana tem valor. A criminalidade é tão acentuada que mesmo não tenho qualquer culpa qualquer um acaba virando alvo. O enredo do filme não é seu grande mérito. De certa forma é até mesmo levemente banal. O que vale a pena mesmo aqui é a riqueza dos diálogos e atuações. O elenco é excepcionalmente bom mas curiosamente Michael Fassbender não se destaca. Quem rouba as atenções de fato são Brad Pitt (seu personagem não tem muito espaço mas ele está excepcionalmente bem), Javier Bardem  (o figurino exagerado e brega, estilo novo rico ajuda bastante) e, acredite se quiserem, Cameron Diaz (envelhecida mas mandando muito bem em suas cenas). A direção de Ridley Scott não traz maiores inovações técnicas e seu conhecido estilo com influência do mundo da publicidade não se faz muito presente mas mesmo assim ele consegue manter o interesse da primeira à última cena. O resultado é violento e cru mas também inteligente. Esse é um daqueles filmes que você não desviará a atenção da tela. O bom e velho Scott pelo visto ainda tem alguns trunfos em sua cartola - ainda bem!

Pablo Aluísio.