terça-feira, 12 de abril de 2011

Hitler e os Prussianos

Hitler e os Prussianos -
É um tema curioso. Outro dia navegando por uma rede social me deparei com o anúncio da subida de Hitler ao poder. Era uma chamada de uma canal a cabo sobre História que ultimamente tem pouco de história e muito de reality shows, onde americanos ficam assistindo pessoas vendendo e comprando itens em uma loja de penhores. Mas enfim, voltemos ao tema. Esse canal estava relembrando - como sempre faz - datas históricas importantes. Uma delas era justamente da subida de Hitler ao poder. Nos comentários havia muita gente afirmando que Hitler era um gênio, um gênio do mal é verdade, mas um gênio. Outros diziam que ele de fato foi o maior estrategista militar da história, só sendo superado talvez por Napoleão Bonaparte. Por fim surgiram os realistas, com alguma noção maior de história.

Na verdade Hitler não foi um gênio, nem sobre o ponto de vista militar ele pode ser considerado algo assim. O exército alemão era formado por homens da elite prussiana, membros de famílias centenárias que enviavam seus melhores quadros para se tornarem generais de brigada. Era a nata da nata da sociedade alemã. E como eles viam Hitler? Simples de explicar. Os principais generais alemães não eram membros do partido nazista e achavam Hitler um verdadeiro imbecil. Apenas isso. Claro que conforme a ditadura nazista ia ficando cada vez mais brutal, com assassinatos em massa, muitos pularam o barco se unindo ao partido nazista, mas se olharmos bem os generais o faziam por puro instinto de sobrevivência, não apenas física, mas também política. Hitler estava disposto a eliminar qualquer um que lhe fizesse oposição e por isso não ser membro do partido nazista era quase como um suicídio pessoal dentro do Reich naquele período brutal da história.

Mesmo assim a opinião desses altos oficiais não havia mudado. Eles viam Hitler como um anão militar, um sujeito que não entendia muito de estratégia militar. Tanto isso é verdade que nas salas reservadas do exército alemão havia um pânico concreto que ele iria levar à nação a um desastre de proporções épicas - como levou aliás. Hitler havia chegado ao humilde posto de cabo quando serviu na Primeira Guerra Mundial. E era justamente essa imagem que muitos generais de cinco estrelas viam quando estavam ao seu lado. O Führer tinha momentos de pura megalomania. Enquanto suas campanhas iam dando certo os militares alemães não viam condições de lhe criticar, porém quando os exércitos do Eixo começaram a sofrer duras derrotas no campo de batalha ficou claro para todos que a guerra seria perdida pelas idiotices cometidas por Hitler. Uma delas - talvez a pior, aquela que lhe custou a guerra - foi justamente abrir duas frentes, uma ocidental e outra oriental ao cometer o bárbaro erro de invadir a União Soviética. A Alemanha naquele momento não tinha homens suficientes e nem equipamentos para entrar em uma campanha tão louca do ponto de vista estratégico. O resultado que se viu foi as tropas alemãs morrendo de frio no rigoroso inverno russo. Os que sobreviveram foram aniquilados pelo exército vermelho.

Hitler tinha vários momentos de pura loucura. A maior tragédia do povo alemão foi que ninguém o parou a tempo. A ideologia nazista criou um aparato de propaganda jamais visto. A sociedade alemã foi bombardeada por anúncios e cartazes pregando a subida ao poder de um homem acima do bem e do mal, quase divino, que iria resgatar a nação ariana das humilhações que sofreu após a derrota na Primeira Guerra Mundial. Um "salvador da pátria" amparado por uma ideologia destrutiva e fanática. Já para seus generais prussianos Hitler era um bufão, um populista medíocre que conseguiu se apoderar do governo alemão - e pasmem, em um momento em que a Alemanha gozava de plena democracia e onde todos os poderes institucionais de direito funcionavam perfeitamente. Como isso pôde acontecer? O nazismo e o próprio Hitler provou lá atrás, na história, que infelizmente a democracia não é infalível, pelo contrário, ditaduras perigosas e líderes corruptos também podem perfeitamente subir ao poder e desestruturar completamente uma nação, por mais desenvolvida, democrática e desenvolvida que ela fosse. Assim ficam as lições da história para podermos entender o próprio quadro atual que se abate sobre todos nós.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Capitei a mensagem honorável guru. Sorte nossa que que o bundamolismo banânico nos da certa proteção.

    ResponderExcluir