segunda-feira, 18 de abril de 2011

George Orwell

George Orwell foi um famoso escritor e jornalista inglês, conhecido por alguns dos mais populares e discutidos livros da literatura do século 20 como 'Animal Farm" e" Nineteen Eighty-Four'. Orwell nasceu Eric Arthur Blair em 25 de junho de 1903 no leste da Índia, filho de um funcionário colonial britânico. Ele foi educado na Inglaterra e, depois que ele deixou Eton, entrou para a Polícia Imperial Indiana, na Birmânia, então uma colônia britânica. Demitiu-se em 1927 e decidiu tornar-se um escritor. Em 1928, mudou-se para Paris, onde a falta de sucesso como escritor obrigou-o a trabalhar em uma série de trabalhos braçais. Ele descreveu suas experiências em seu primeiro livro, "Down and Out in Paris and Londres", publicado em 1933, onde finalmente adotou o nome de George Orwell, pouco antes de sua publicação. Isto foi seguido por seu primeiro romance, 'Birmaneses Days', em 1934.

Tornou-se um anarquista no final de 1920, e na década de 1930 começou a considerar-se um socialista. Em 1936 foi contratado para escrever um relato da pobreza entre os mineiros desempregados no norte da Inglaterra, o que resultou no livro "The Road to Wigan Pier" (1937). Mais tarde, em 1936, Orwell viajou para a Espanha para lutar pelos republicanos contra nacionalistas de Franco. Ele foi forçado a fugir do país após se decepcionar com o movimento comunista mundial, pois presenciou grupos socialistas apoiados pela União Soviética reprimindo e massacrando socialistas utópicos. A experiência o transformou em um anti-stalinista ao longo da vida. Entre 1941 e 1943, Orwell trabalhou no setor de publicidade e propaganda para a BBC. Em 1943, tornou-se editor literário do Tribune, uma revista semanal de esquerda. Tornou-se um jornalista prolífico, escrevendo artigos, resenhas e livros.

Em 1945, o livro 'Animal Farm' foi publicado. Se tratava de uma fábula política usando uma fazenda como metáfora da própria sociedade, com base na traição da Revolução Russa pelo ditador Stalin. O livro fez bastante sucesso, tornando Orwell um escritor conhecido e famoso, garantindo-lhe uma vida  financeiramente confortável, pela primeira vez em sua vida. "Nineteen Eighty-Four" foi publicado quatro anos depois. Situado em um futuro totalitário imaginário, o livro causou uma profunda impressão, com o seu título e muitas frases - como 'Big Brother está vigiando você', 'novilíngua' e 'duplipensar' - entrando no uso popular do povo inglês. Após mais esse êxito comercial e de crítica sua saúde começou a se deteriorar. Morreria alguns meses depois de tuberculose em 21 de janeiro de 1950.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Duas coisas:

    1) Animal Farm profetizava o PT no poder. Pena que ofenda os porcos animais.

    2) 1984 seria profundamnente imsultado com o monte de dementes de um determinado realit show que roubou lhe o nome Big Brother e a ideia da eterna vigilancia, sendo que a maior parte dos que participam ou assistem não tem a menor ideia de onde o nome saiu, o que significa, ou quem é George Orwrell.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito. Por falar nisso ando bem preocupado com a situação do Brasil depois dessas eleições.

    ResponderExcluir
  3. Orson Scott Card diz que enquanto os porcos puderem votar, o homem que traz o balde de lavagem será sempre reeleito, não importa quantos porcos ele abata.

    ResponderExcluir
  4. Ouvi e li bastante esse argumento nesses últimos dias. É uma triste realidade do Brasil. Essa eleição porém foi diferente de todas as outras, onde os vitorisos sequer tiveram coragem de celebrar. O gosto de fel ficou no ar. Embora o PT tenha vencido, as coisas nunca mais serão como eram antes.

    ResponderExcluir