quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Pepsi nos anos 1950

A Pepsi nos anos 1950 - Assim como a Coca-Cola a Pepsi-Cola também virou uma febre entre os jovens americanos dos anos 1950. Mais adocicada que sua rival o refrigerante logo entendeu que deveria avançar em termos de publicidade para ganhar novos consumidores. E nada melhor que ter o próprio Rei do Rock Elvis Presley como garoto propaganda de uma forma completamente espontânea e gratuita. Durante uma entrevista para uma revista popular da época Elvis respondeu a um animado bate-bola onde dizia suas preferências como consumidor.

Quando perguntado sobre qual seria o seu refrigerante preferido nem pensou duas vezes e respondeu: "Pepsi!". A cultura jovem estava nascendo e as empresas começavam a investir nos jovens como mercado consumidor promissor. Afinal todo fim de semana a turma se encontrava nas centenas de lanchonetes e sorveterias que começavam a abrir em todas as cidades do país, não importavam se eram grandes ou pequenas. Assim se havia uma lanchonetes era vital também haver Pepsi, como a mais presente concorrente da poderosa Coca-Cola. Outra estratégia era enviar garrafas do refrigerante para grandes astros e estrelas de Hollywood. Uma foto com eles segurando uma Pepsi já era uma publicidade e tanto em todos os aspectos!

Em vista disso uma agência publicidade de Nova Iorque foi contratada pela Pepsi para promover sua nova campanha publicitária. O resultado está aí ao lado, uma série de posters mostrando jovens belos, bonitos e sorridentes desfrutando do sabor da marca em seu cotidiano - na escola, no intervalo dos ensaios das animadoras de torcidas, na lanchonete depois do cineminha do fim de semana.

O importante era colar a Pepsi numa imagem jovem e divertida. Seria o sabor da juventude! Curiosidades: você sabe porque esse refrigerante foi chamado de Pepsi-Cola? A "cola" vem do tipo de refrigerante, de cor escura. Já o Pepsi vem do elemento pepsin, uma enzima que faz parte de sua fórmula química. Aliás por estar presente em sua composição a Pepsi por muitos anos informou aos seus clientes que ela ajudava na digestão! Como diria o slogan "Quem toma Pepsi não esquece!"

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Publicado originalmente no blog História & Literatura
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir