sexta-feira, 1 de abril de 2011

Karl Marx - Verdades e Mentiras

Karl Marx era Ateu?
Há duas posições sobre isso. Tomando-se seus escritos como ponto de partida Marx certamente era ateu e tinha uma visão bem crítica das religiões. Isso fica bem claro em uma de seus escritos mais famosos onde diz: "A religião é simultaneamente uma expressão de sofrimento genuíno e um protesto contra esse sofrimento. A religião é o suspiro das criaturas oprimidas, seu sentimento em um mundo sem sentimentos, a alma de nossa condição desalmada. É o ópio do povo." Já sob o ponto de vista de alguns historiadores Marx teria sido retratado por uma de suas empregadas de maneira diferente. Segundo ela o velho Marx teria flertado perigosamente com o ocultismo, muito popular em Londres naquela época.

Como era a personalidade de Karl Marx?
Embora sua imagem passe a impressão de que era uma pessoa sisuda e introspectiva, pessoas que conviveram com ele o retratam mais como um homem simpático, bonachão até! Marx era um sujeito sem cerimônias no trato social. Quando estava empregado, trabalhava arduamente, mas quando se encontrava sem trabalho adotava uma postura mais amena, chegando a rolar no chão com seus filhos em brincadeiras infantis. Também pouco ligava para as convenções sociais de sua época. Se tivesse vontade passava o dia inteiro só de cuecas em casa, dormindo no sofá da sala, sem problemas. Geralmente trocava o dia pela noite. Para alguns biógrafos Marx nunca perdeu seu jeito de "estudante em apuros financeiros"!

Em quais cidades Karl Marx morou?
Ao longo da vida Marx sempre se mostrou muito inquieto, procurando por novos lugares para recomeçar sua vida. Ele nasceu em Trier, na Renânia, Alemanha, em 1818. Em Bonn iniciou seus estudos universitários, onde se dedicou ao direito. Em 1836 foi para Berlim estudar filosofia na universidade local. Depois da graduação nova mudança, dessa vez para Iena, onde completou seu doutorado em 1841. Um ano depois decide ir embora da Alemanha, indo morar em Paris. Em 1845 é expulso da França por causa de suas ideias subversivas publicadas no jornal Deutsch-Französische Jahrbücher. Resolve então ir para a Bélgica onde se instala em Bruxelas mas fica por pouco tempo, retornando para a Alemanha. Novos problemas o levam então para Londres, onde viverá até o fim de seus dias. 

Como era a vida de Karl Marx em Londres?
Karl Marx passou por muitas dificuldades financeiras em Londres. Embora tenha tido uma boa carreira de jornalista não conseguiu arranjar empregos regulares na cidade, passando a maior parte de seu tempo desempregado. Se não fosse a ajuda de seu fiel amigo Engels, Marx e sua família certamente passariam fome. Sem ocupação, por não conseguir arranjar um emprego, Karl Marx acabou se encantando pela maravilhosa biblioteca do Museu Britânico, para onde ia todos os dias estudar e escrever. É nesse local que começa a tomar forma o manuscrito que se tornaria anos depois sua grande obra prima, "O Capital". Quando soube do nome de seu livro sua mãe ironizou: “É uma pena que o pequeno Karl não produza algum capital, em vez de só escrever sobre ele.”

Quantos Filhos teve Karl Marx?
Embora tenha passado por vários apertos financeiros a família de Karl Marx era até bem numerosa. Foram quatro filhos ao lado da esposa Jenny e mais um, fruto de seu caso extraconjugal com a própria empregada da família. A vida dos Marx no número 28 da Dean Street, no Soho, em Londres, não foi fácil. Muitas privações, falta de dinheiro e dificuldades econômicas. Karl Marx só conseguiu levar em frente sua vida familiar porque seu amigo Engels estava sempre lhe ajudando. Quando sua empregada Lenchen ficou grávida, Engels assumiu a paternidade da criança para que Jenny não pedisse o divórcio de Marx. Muitos anos depois antes de morrer, Engels resolveu contar a verdade para sua filha adotiva, esclarecendo que Marx era o seu verdadeiro pai. A vida das outras duas filhas de Marx também não foi feliz. Duas delas se suicidaram ainda muito jovens.

Qual era o principal papel da filosofia na sociedade para Karl Marx?
Karl Marx não acreditava na filosofia como pura abstração. Para ele a filosofia deveria ser usada como ferramenta de mudanças dentro da sociedade. Isso ficou bem claro quando escreveu: "Antes os filósofos apenas interpretavam o mundo! A principal questão, porém, é transformá-lo”. Para Marx essa transformação viria com o fim da luta de classes, quando a classe do proletariado assumisse os meios de produção que pertenciam à classe dominante, a burguesia.

Karl Marx era casado com uma burguesa?
Em uma fina ironia do destino o próprio Karl Marx era casado com Jenny Von Westphalen, filha de uma família aristocrata e burguesa. Uma mulher de pulso e personalidade firmes, que rompeu com a tradição da vida das mulheres de sua família ao se casar com um "pobretão" como Marx. Jenny mostrou ser uma mulher de valor pois a vida ao lado de Marx não foi fácil. Só houve uma melhora no padrão de sua vida após ela receber uma pequena herança familiar, fato que foi intensamente comemorado por Marx ao levar sua família para um picnic em Londres. Embora Marx estivesse sempre pronto a criticar a burguesia ele adorava os pequenos luxos que uma vida com dinheiro podia proporcionar, como bons e fartos banquetes e vinhos finos e caros.

Karl Marx especulava na Bolsa de Valores de Londres?
Sim, para surpresa geral de seus admiradores comunistas. Marx usava o sistema capitalista para ganhar mais dinheiro, especulando com ações na bolsa de valores Londrina. Com parte do dinheiro herdado por sua mulher, Marx, para ironia de quem baseava sua obra em críticas contra o capitalismo, resolveu investir no mercado de capitais em Londres. A um amigo escreveu: “Você ficará bastante surpreso ao saber que andei especulando, especialmente em títulos ingleses que foram valorizados até um nível bastante exorbitante e depois, em sua maior parte, despencaram. Dessa maneira, ganhei mais de 400 libras e vou começar tudo de novo! É um tipo de operação que exige pouco do seu tempo, e vale a pena correr algum risco para ‘aliviar’ o inimigo de seu dinheiro.” Pois é, o pai do comunismo, Karl Marx, especulava na bolsa de Londres, jogando sem culpas o sujo jogo do capitalismo que tanto criticava.

Qual é considerada a obra prima de Karl Marx?
Embora o "Manifesto Comunista" seja até hoje bem conhecido, Karl Marx se notabilizou mesmo por sua obra prima, "O Capital", que foi publicada em 1867. Embora sua base filosófica e econômica tenha logo se tornado conhecida, Marx foi severamente criticado por ser um escritor ruim, desorganizado e pouco claro. Seus textos foram ditos como obscuros, de complicado entendimento, muito por causa da falta de organização e clareza de seu autor. Não era surpresa para quem convivia com Marx. Ele geralmente escrevia em folhas soltas, que ficavam espalhadas em sua escrivania. As ideias iam surgindo em sua mente e ele as passava para o papel sem se importar com a falta de estrutura que depois se tornaria uma tremenda dor de cabeça para seus leitores e estudiosos de sua obra literária.

Em que ano morreu Karl Marx?
Karl Marx morreu em 1884. Seu grande sonho ao longo da vida era se tornar professor universitário, algo que nunca realizou. Ao invés disso sobreviveu com grandes dificuldades como jornalista freelancer em vários jornais ao longo da vida. No final da vida desenvolveu uma séria depressão que o tornava inerte por longos períodos. Seu último trabalho foi escrever um prefácio breve para a edição russa de "O Capital". Seu livro se tornaria muito popular por lá e acabou servindo de base teórica para a revolução russa que iria acontecer no século seguinte. Marx jamais viu suas ideias saírem do papel para a sociedade pois quando morreu o sistema comunista não havia sido implantado em nenhum país. Poucas décadas depois de sua morte milhões de pessoas viveriam sob regime comunista, principalmente na Rússia e países vizinhos do leste europeu. Apenas seu neto, um jovem operário da indústria de Londres, presenciaria isso, ao se espantar ao ver imensos painéis na praça vermelha em Moscou com a imagem de seu avô, em desfiles transmitidos pelo noticiário inglês.

Pablo Aluísio.

Um comentário: