terça-feira, 18 de setembro de 2012

Os Cinco Rapazes de Liverpool

Definitivamente o melhor filme já realizado sobre as origens dos Beatles. O foco é voltado basicamente para os meses em que a banda esteve em Hamburgo se apresentando em boates de strip tease de má reputação e casas de shows de quinta categoria. Eram jovens, inexperientes mas acima de tudo corriam atrás do sonho de um dia se tornarem famosos no mundo inteiro. É justamente esse o ponto mais relevante do filme pois capta o momento da juventude dos rapazes de Liverpool quando tudo era possível e não havia limites para sonhar. O roteiro é caprichado, muito fiel do ponto de vista histórico e resgata a figura de Stuart Stutcliffe do esquecimento. Ele era o melhor amigo de John Lennon na época, um companheiro de farras que o guitarrista integrou ao grupo, mesmo não sando músico e não sabendo tocar direito nenhuma nota. De fato em Hamburgo os Fab Four eram na realidade cinco. Esse fato inusitado inclusive deu origem a um dos lemas publicitários do filme que até hoje soa bem bolado. Dizia o poster original de Backbeat: “Conheça John, Paul, George, Pete e... Stu?!” Além de Stuart outra personagem dos primórdios do grupo ganha também destaque nessa produção: a artista plástica Astrid Kirchherr (interpretada pela linda Sheryl Lee no auge de sua beleza). Astrid não era apenas a namorada de Stu mas também uma pessoa influente entre os Beatles, tanto que teve papel fundamental na mudança de visual do grupo. Saiu o estilo “Teddy Boy” com muito couro negro e entrou uma imagem mais sofisticada, com cabelos lisos de franjas – que se tornaria a marca registrada do grupo em sua primeira fase.

John Lennon é interpretado em Backbeat pelo ótimo ator Ian Hart. Sua caracterização realmente é perfeita, inclusive conseguindo reproduzir perfeitamente o timbre de voz característico de Lennon. De fato temos que admitir que todos os Beatles estão bem caracterizados em cena, exceto talvez Pete Best que surge bastante apagado dentro do roteiro (talvez porque ele logo tenha sido tirado do conjunto sendo substituído por Ringo Starr que tinha mais carisma e presença de palco). O roteiro não tem medo também em tocar em temas polêmicos como a morte de Stuart Stutcliffe. Morto precocemente na flor da idade por causa de um problema cerebral. Durante anos rolou um boato de que o próprio John Lennon teria algo a ver com seu problema de saúde. Lennon era um sujeito brigão na juventude e vivia se metendo em brigas de bar. Consta em algumas versões que foi durante uma dessas brigas de rua que Stu foi severamente ferido ao ter sua cabeça batida em um muro. Verdade ou ficção? Nunca saberemos. O que porém podemos ter certeza é que Backbeat é um ótimo retrato do grupo em seu início. É o verdadeiro Gênesis dos Beatles. Quem diria que aqueles garotos iriam se transformar no conjunto de rock mais popular da história? Coisas do destino. Assista ao filme e tente entender os caminhos que levaram os rapazes de Liverpool para esses picos da glória, da fama e do sucesso.

Os Cinco Rapazes de Liverpool (Backbeat, Estados Unidos, 1994) Direção: Iain Softley / Roteiro: Iain Softley, Michael Thomas, Stephen Ward / Elenco: Stephen Dorff, Ian Hart, Sheryl Lee, Rob Spendlove, Jennifer Ehle, Gary Bakewell, Chris O'Neill, Frieda Kelly / Sinopse: O filme acompanha o começo da carreira do grupo musical The Beatles. Aqui vemos os cinco rapazes ingleses de Liverpool tentando alcançar o sucesso em Hamburgo na Alemanha.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Publicado originalmente no blog Music!
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir