domingo, 2 de setembro de 2012

A Garota Ideal

Lars (Ryan Gosling) é um solteirão tímido e calado. Um dia resolve solucionar seu problema comprando uma boneca em tamanho real. Esse tipo de brinquedo é fabricado para nítido uso sexual pelo consumidor mas Lars não pensa assim e começa a levar a boneca, que considera sua namorada e noiva, a todos os lugares - festas, aniversários e encontros familiares. A situação inusitada acaba chamando a atenção de toda a cidade. "A Garota Ideal" é um filme bem diferente. Na realidade pode até mesmo ser considerado bem esquisito. Particularmente estava completamente enganado sobre essa produção. Pensava que se tratava de um roteiro irônico e bem humorado sobre um cara que resolvia assumir um "namoro" com uma boneca erótica. Não é bem assim. Para minha surpresa total o filme não tem um pingo de humor, tudo é pesado, difícil, arrastado e sobre uma suposta doença mental e/ou comportamental do protagonista. Outro problema: ao mesmo tempo em que o roteiro abraça uma visão mais realista do caso, situações pouco verídicas se sucedem ao longo de filme. Toda a cidade procura entender o problema de Lars, se torna solidária e compreensiva, algo que sinceramente não aconteceria na vida real. Até o padre realiza missa em memória da boneca!

"A Garota Ideal" porém é salva pela excelente atuação do ator Ryan Gosling. Esse ator tem se destacado cada vez mais realizando filmes ousados e diferenciados. O ator que interpreta seu irmão, Paul Schneider, é por outro lado muito sorumbático. O filme sofre muito em suas cenas ao lado de sua esposa, geralmente caindo numa monotonia total. Assim apenas Ryan salva o filme no quesito elenco. O diretor Craig Gillespie parece ser especializado em personagens como Lars, excêntricos e fora do comum. Ele por muito tempo dirigiu a série "United States of Tara" sobre uma mulher que sofre com múltiplas personalidades. Em conclusão podemos qualificar esse "A Garota Ideal" como um produto estranho com personagens estranhos. Se você estiver em busca de algo diferente pode vir a gostar desde que compre a idéia principal do roteiro.

A Garota Ideal (Lars and the Real Girl, Estados Unidos, 2007) Direção: Craig Gillespie / Roteiro: Nancy Oliver / Elenco: Ryan Gosling, Patricia Clarkson, Emily Mortimer, Kelli Garner, Paul Schneider. / Sinopse: Lars (Ryan Gosling) é um solteirão tímido e calado. Um dia resolve solucionar seu problema comprando uma boneca em tamanho real. Esse tipo de brinquedo é fabricado para nítido uso sexual pelo consumidor mas Lars não pensa assim e começa a levar a boneca, que considera sua namorada e noiva, a todos os lugares - festas, aniversários e encontros familiares. A situação inusitada acaba chamando a atenção de toda a cidade.

Pablo Aluísio.

Um comentário: