domingo, 16 de setembro de 2012

Flores do Oriente

Durante a invasão japonesa na China um grupo de refugiados de guerra fica encurralado dentro de uma Igreja Católica em Nanjing. John Miller (Christian Bale) é um agente funerário americano que finge ser um padre para escapar da morte. Ao seu lado se encontram alunas do convento e várias prostitutas que entraram no local fugindo das tropas imperiais japonesas. "Flores do Oriente" é uma produção entre China e Estados Unidos que denuncia os crimes de guerra do Japão em 1937 quando o exército daquele país promoveu massacres e barbaridades contra a população civil local. É bem conhecido a selvageria das tropas japonesas nas cidades invadidas da China. Roubos, chacinas, torturas, execuções sumárias e estupros eram recorrentes e comuns. No fundo os soldados do imperador se comportaram como verdadeiros selvagens, bárbaros insanos, sem um pingo de civilidade ou respeito aos direitos humanos. Na estória do filme, baseado em fatos reais, a situação é muito delicada pois as alunas do convento eram crianças em essência e os japoneses obviamente queriam promover um estupro coletivo contra elas. Uma barbaridade inominável. Eram animais e agiam como tais.

Tudo em nome de um regime brutal comandado por um Imperador que o Japão considerava uma divindade. No fundo o Imperador Hiroito era apenas um sujeito baixinho, míope e com os dentes tortos, mas enfim. "Flores do Oriente" é muito bem produzido com ótima reconstituição de época. A cidade de Nanjing surge arrasada em cena, com corpos apodrecendo pelas ruas mostrando toda a selvageria do exército do sol nascente. O elenco é liderado por Christian Bale que curiosamente já havia participado de um filme cuja trama se passava praticamente na mesma época quando era apenas um garotinho, "Império do Sol" de Steven Spielberg. Em suma, "Flores do Oriente" serve não apenas como denúncia dos crimes cometidos mas também como reflexão pois mostra que em tempos de guerra todos os freios morais, humanos e legais simplesmente desaparecem, principalmente quando existe uma ideologia brutal por trás de tudo.

Flores do Oriente (Jin Lín Shí San Chai / The Flowers of War, Estados Unidos, Japão, 2011) Direção: Yimou Zhang / Roteiro: Heng Liu / Elenco: Christian Bale, Paul Schneider, Shigeo Kobayashi, Ni Ni, Xinyi Zhang, Atsurô Watabe, Shawn Dou, Yuan Nie, Tianyuan Huang, Kefan Cao, Takashi Yamanaka / Sinopse: Grupo de refugiados de guerra ficam encurralados numa Igreja Católica durante a brutal invasão japonesa na cidade de Nanjing na China.

Pablo Aluísio.

Um comentário: