Já bastante envelhecido e afastado do uniforme de Batman há dez anos o milionário Bruce Wayne vê sua Gotham City ser devorada por uma onda de crimes sem precedentes. Liderados por um criminoso irracional, centenas de jovens resolvem entrar para as fileiras de uma gangue auto denominada “Os Mutantes”. Espalhando terror e violência entre os habitantes da cidade o grupo acaba ameaçando a vida do comissário Gordon, nas portas de sua aposentadoria. Vendo tudo ruir ao seu redor Bruce Wayne resolve agir vestindo novamente seu personagem, Batman, para limpar as ruas da cidade pela última vez. Essa nova animação da Warner e DC Comics traz para as telas uma das estórias mais conhecidas do universo de Batman, a Graphic Novel de Frank Miller. Não é de hoje que a Warner vem investindo em produções assim, animações feitas para venda direta aos fãs de Batman. Curiosamente o resultado tem sido muito acima da média, para a alegria dos fãs do homem morcego.
A técnica segue a animação mais tradicional com pequenos trechos feitos em efeitos digitais. O Batman retratado aqui está com 55 anos de idade, melancólico e deprimido. Mesmo sentindo o peso da idade ele resolve retornar para mais um confronto contra o crime. Ao seu lado surge um novo Robin, na verdade uma garota, que sendo fã do super-herói decide segui-lo em suas aventuras. Dois vilões tradicionais do universo Batman surgem em cena, Duas Caras e Coringa, mas esse último aparece apenas em cenas pontuais. Sua participação certamente será decisiva na continuação que está prevista para ser lançada no ano que vem nos EUA. O traço foi feito em cima do que os fãs já conhecem da Graphic Novel original. Batman está pesado, soturno e velho. Sua forma física volumosa vai deixar muita gente surpreso. Seu maior inimigo é o chefe da gangue “Mutantes”, um sujeito musculoso e casca grossa que sai no braço com ele numa bem realizada sequência final, no meio da lama e do esgoto de Gotham. Outros acessórios e equipamentos de Batman surgem com algumas modificações interessantes. O Batmóvel, por exemplo, mais parece um tanque de guerra, com artilharia pesada. Há boas cenas de lutas e diálogos bem trabalhados. Embora essa adaptação seja sombria e pessimista não há como comparar com os filmes de Christopher Nolan. Como animação porém é bem eficiente. Produto bem feito que merece ser assistido pelos fãs do universo do homem morcego mesmo que ele esteja na terceira idade.
Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1 (Batman: The Dark Knight Returns, Part 1, Estados Unidos, 2012) Direção: Jay Oliva / Roteiro: Bob Goodman baseado nos personagens criados por Bob Kane e na Graphic Novel escrita por Frank Miller / Elenco: Peter Weller, Ariel Winter, Michael McKean / Sinopse: Um envelhecido Batman volta às ruas de Gotham City pela última vez para tentar barrar a onda de criminalidade que asola a cidade. Para isso terá que enfrentar uma gangue de jovens criminosos auto denominada "Os Mutantes".
Pablo Aluísio.
Avaliação:
ResponderExcluirDireção: ★★★
Elenco: ★★★
Produção: ★★★
Roteiro: ★★★
Cotação Geral: ★★★
Nota Geral: 7.6
Cotações:
★★★★★ Excelente
★★★★ Muito Bom
★★★ Bom
★★ Regular
★ Ruim
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirPublicado originalmente no blog Cine Action
ResponderExcluirPablo Aluísio
Todos os direitos reservados.