quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Golpista do Ano

Finalmente assisti. Até agora não consegui entender as verdadeiras intenções de seus realizadores. O filme é diferente, não se assume nem como comédia e nem como drama. Também coloca como centro do roteiro um casal de gays presidiários que vivem de dar golpes em outras pessoas. O personagem de Jim Carrey é particularmente doentio, um mentiroso incontrolável que usa de suas falsas identidades para se dar bem na vida. Já Ewan McGregor vai deixar muito fã de "Star Wars" embaraçado, pois interpreta o companheiro de Jim, um homossexual de bom coração que o conhece na cadeia. Para completar temos o brasileiro Rodrigo Santoro fazendo o primeiro namorado de Carrey.

Pessoas sensíveis demais podem se sentir ofendidas com o filme. Há cenas de violência, fraude, falsidade ideológica etc. O personagem de Jim Carrey me lembrou bastante o que Leonardo Di Caprio interpretou em "Prenda Me Se For Capaz". O problema é que é difícil simpatizar com o golpista de Carrey. Ao contrário do filme de Spielberg, aqui temos poucos motivos para torcer pelo personagem principal. Nos Estados Unidos o filme foi boicotado por certos setores por causa de seu tema ofensivo. Os personagens principais são criminosos e não se arrependem pelo que fazem. Moralmente realmente a produção deixa a desejar, não pelo fato de serem homossexuais mas pelo fato de serem criminosos sem culpa. Enfim, um filme complicado que provavelmente não vai cair no gosto dos fãs de Jim Carrey.

O Golpista do Ano (I Love You Phillip Morris, Estados Unidos, 2008) Direção: Glenn Ficarra, John Requa / Roteiro: Glenn Ficarra, John Requa / Elenco: Jim Carrey, Ewan McGregor, Rodrigo Santoro, Leslie Mann, Jessica Heap, Michael Wozniak, Tony Bentley, Nicholas Alexander, Michael Beasley, Marcus Lyle Brown. / Sinopse: Um casal de gays vive de dar golpes em pessoas honestas. Com o dinheiro fazem viagens, compram roupas caras e se divertem.

Pablo Aluísio.

Um comentário: