sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Leitor

Dentro da atual situação do cinema americano, onde prevalecem as produções infanto-juvenis, uma obra como "O Leitor" é mais do que bem-vinda. Aqui temos um filme com temática adulta, muito sutil e de bom gosto, tocando em assuntos delicados de forma muito sensível e talentosa. O roteiro é baseado no romance "Der Vorleser" do escritor alemão Bernhard Schlink e mostra a aproximação de uma mulher mais velha, já madura, com um rapaz que se oferece como leitor de livros de sua escolha. Hanna Schmitz (Kate Winslet) tem um passado nebuloso e violento que tenta esconder da melhor forma possível. Já o jovem Michael (David Kross) não parece se importar com o passado dela mas sim com o seu presente. Não tarda para que ele crie uma avassaladora paixão por Hanna. O mais interessante nesse argumento é o fato de mostrar o lado sensual e amoroso de pessoas que são essencialmente vistas pela sociedade como indivíduos desprovidos dessas qualidades. É o caso de Hanna que durante a II Guerra Mundial havia servido em funções de carrasco para o regime nazista. Alguém consegue imaginar sensualidade e desejo sexual em uma nazista convicta? Essa é a proposta subliminar no filme. De certa forma a produção tenta desmistificar essa visão que insiste em colocar fora da categoria humana antigos colaboradores do regime mais brutal que já foi exercido na história. 

"O Leitor" acabou sendo bastante elogiado em seu lançamento, de forma justa e merecida aliás. Um dos grandes trunfos do filme é a atuação da atriz Kate Winslet. Deixando definitivamente os dias de "Titanic" para trás ela aqui desenvolveu um de seus melhores trabalhos, talvez o melhor. Sua personagem tem uma extensa gama de emoções e sentimentos conflitantes a expor na tela mas Kate consegue com muita delicadeza expor tudo isso em cena. O fruto de uma atuação tão sensível e comovente veio na forma de prêmios após a exaltação de sua atuação. Kate Winslet venceu o Oscar, o Globo de Ouro e o Bafta, os três mais importantes prêmios do cinema. Como se não bastasse ajudou "O Leitor" a ser reconhecido em seu conjunto, colaborando decisivamente para que o filme fosse indicado a várias outras categorias da Academia como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia. Um saldo final merecido para uma bela obra cinematográfica.  

O Leitor (The Reader, Estados Unidos, 2008) Direção: Stephen Daldry / Roteiro: David Hare, baseado no livro "Der Vorleser" do escritor alemão Bernhard Schlink / Elenco: Kate Winslet, Ralph Fiennes, Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara, David Kross / Sinopse: O filme mostra o romance entre uma mulher mais velha, Hanna Schmitz (Kate Winslet), e o jovem Michael (David Kross) durante o pós segunda guerra mundial. 

Pablo Aluísio.

Um comentário: