sábado, 8 de setembro de 2012

A Ponte de San Luis Rey

Durante a inquisição espanhola no Peru o jovem frei Juniper (Gabriel Byrne) resolve contar em livro a história de cinco pessoas da comunidade que morreram em um acidente na ponte de San Luis Rey. O livro acaba desagradando a Igreja Católica que acaba o acusando de heresia. "A Ponte de San Luis Rey" é um bom exemplo de que nem sempre um grande elenco e um argumento interessante garantem um bom filme. O que mais me chamou atenção aqui é realmente o elenco espetacular em cena. Todos grandes atores, passando por Robert De Niro, F. Murray Abraham, Harvey Keitel e Kathy Bates. Todos são profissionais consagrados. O argumento também é chamativo: a atuação da inquisição espanhola na colônia do Peru durante o século XVII. Tudo levaria a crer que com todos esses ingredientes teríamos certamente um belo filme pela frente. Infelizmente não é isso o que acontece. 

A obra não se desenvolve, não progride. Tem sérios problemas de edição e ritmo (em certos momentos a trama parece correr rápida demais, para em outros tudo fluir lentamente, chegando a estagnar). A direção é muito fraca, até mesmo os atores parecem perdidos. Um exemplo é a caracterização do vice rei da Espanha feita pelo grande ator F. Murray Abraham. Ele não consegue achar um tom certo, em algumas cenas o personagem parece um bufão, em outras ele soa dramático e finalmente tenta se tornar charmoso. Isso cansa, principalmente ao espectador. A edição do filme, como eu já citei, é desastrosa. Alguns cortes de cena não tem motivo de ser, as coisas vão acontecendo ao acaso, sem estrutura. Por isso o filme sofre muito com essas rupturas de desenvolvimento. Robert De Niro também está muito irregular. Na maioria das cenas ele parece no piloto automático para só então dar pequenos espasmos de seu talento (como na cena final). Mas tudo muito breve, sem empolgação. Enfim, uma boa idéia e um ótimo elenco totalmente desperdiçados. Um filme que cai no abismo da banalidade (e nem precisou atravessar aquela ponte digna de Indiana Jones para isso).

A Ponte de San Luis Rey (The Bridge of San Luis Rey, Estados Unidos, 2004) Direção: Mary McGuckian / Roteiro: Mary McGuckian baseado na novela de Thornton Wilder / Elenco: Robert De Niro, Kathy Bates, Harvey Keitel, F. Murray Abraham, Gabriel Byrne /Sinopse: Durante a inquisição espanhola no Peru o jovem frei Juniper (Gabriel Byrne) resolve contar em livro a história de cinco pessoas da comunidade que morreram em um acidente na ponte de San Luis Rey. O livro acaba desagradando a Igreja Católica que acaba o acusando de heresia.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. O QUE É RELEVANTE NUM FILME NÃO É A TÉCNICA.TODO MUNDO NÃO É OBRIGADO A SER TÉCNICO. EU,POR EXEMPLO,SOU FILÓSOFO E GOSTEI DO FILME. O FILME,SE ALGUÉM NÃO ENTENDEU,DESCREVE QUE A EXISTÊNCIA DE DEUS NÃO CARECE DE PROVA;ACREDITE QUEM QUIZER. EU NÃO ACREDITO. A TEORIA DO PADRE NÃO PROCEDE. O ACIDENTE E AS MORTES FORAM CIRCUNSTANCIAIS. NÃO FOI OBRA NEM DA PONTE,NEM DE DEUS.

    ResponderExcluir
  2. LA PELÍCULA,EL PUENTE DE SAN LUIS REY(ASSIM DEVERIA INTITULAR,O ENREDO SE DÁ NO PERU)
    INTERPRETAÇÃO INTELIGENTE DO FILME=- 1- A MARQUESA DE MONTEMAYOR=FAZIA UMA PEREGRINAÇÃO NAS MONTANHAS,PARA QUE SEU NETO NASCESSE BEM,NA ESPANHA;CIRCUNSTANCIALMENTE,CRUZOU A PONTE.
    =2-PEPITA=ACOMPANHANTE DA MARQUESA,TERIA DE SEGUÍ-LA;CIRCUNSTANCIALMENTE.
    =3-ESTEBAN=HAVIA TENTADO SUICÍDIO ,DEPRIMIDO,POR PERDER O IRMÃO GÊMIO,DECORRENTE DE UM ACIDENTE,NAQUÊLE DIA VIAJANDO À TRABALHO;CIRCUNSTANCIALMENTE CRUZOU A PONTE.
    =4-TIO PIO-VINDO DA CASA DE PERICHOLE,ONDE FOI BUSCAR UM MENINO;CIRCUNSTANCIALMENTE CRUZOU A PONTE.
    =5-O MENINO,DOM JAIME ESTAVA ÀS COSTAS DE TIO PIO,QUE CRUZOU A PONTE,CIRCUNSTANCIALMENTE. A TÉCNICA DO FILME,DEIXO AOS TÉCNICOS.
    Valdenor S Paixão

    ResponderExcluir