domingo, 30 de setembro de 2012

Bruce Springsteen

Bruce e Trump
Bruce e Trump - Hoje o cantor Bruce Springsteen declarou que era simplesmente vergonhoso que um sujeito como Donald Trump estivesse prestes a vencer as eleições americanas. Para Bruce sua ascensão nas pesquisas era algo preocupante, aliás ele disse mais do que isso, para Bruce só o simples fato de Trump disputar as eleições presidenciais já era por si só uma grande vergonha para os Estados Unidos.

Essa declaração realmente deixou muita gente surpreendida. Isso porque Bruce sempre foi mais alinhado ao Partido Republicano (o mesmo que Trump está concorrendo as eleições) do que por seu rival, o Partido Democrata. A questão porém não se limita a isso. O fato é que tal como acontece na política brasileira, o cenário americano parece saturado em termos políticos. Trump é realmente um bufão. Uma celebridade que resolveu brincar de presidenciável e que acabou vencendo primárias e mais primárias, se tornando o candidato republicano à Casa Branca. O pior é que o outro lado não parece melhor. Hillary Clinton é apenas mais uma continuação sem brilho das administrações de seu marido (nos agora distantes anos 90) e Obama (que se revelou para muitos setores um presidente fraco, sem pulso e sem decisão). Nos últimos dias inclusive imagens de Hillary passando mal - e quase desmaiando antes de entrar em um carro - demonstraram que ela não parece ter muitas condições de saúde para seguir em frente.

A classe artística - com exceções - resolveu por isso apoiar em peso Hillary. Como o voto nos Estados Unidos não é obrigatório a luta é para que o eleitor saia de casa para votar em algum dos candidatos. O problema é que isso definitivamente não é fácil. Nenhum deles parece despertar grande entusiasmo entre o povo americano. Esse fator - a abstenção - parece favorecer Trump, já que seu eleitorado, mais conservador e engajado, tende a ir votar em maior número do que os saturados admiradores de Clinton. O futuro, bom, esse ninguém sabe ao certo. De minha parte penso que Trump vencerá as eleições, para desespero de Bruce e cia. Quem viver verá...

Pablo Aluísio.

Um comentário: