domingo, 9 de setembro de 2012

Megamente

Megamente (Will Ferrell) é um vilão que deseja conquistar a cidade de Metro City. Para isso precisará enfrentar Metro Man (Brad Pitt), o super-herói da cidade. Como hoje é domingo vamos falar um pouco sobre animação aqui no blog. A começar por esse "Megamente". Duas coisas me chamaram a atenção: a repetição do argumento que já tinha sido usado em "Meu Malvado Favorito" e a sátira em cima da mitologia do Superman. Realmente "Megamente" não traz nada de muito novo. Esse argumento do vilão bonzinho já tinha sido usado no sucesso "Meu Malvado Favorito" e lá pelo menos com mais talento. Os personagens são visualmente bem bolados, cheios de referências à cultura pop mas apesar disso tudo ficou com o gostinho de "Deja Vu" no ar. Até mesmo a trilha sonora é mais do mesmo, usando de várias canções já conhecidas para momentos chaves na animação (entre as músicas temos "A Little Less Conversation" de Elvis Presley e "Bad" de Michael Jackson).

Já a sátira em cima da mitologia do Superman é bem mais óbvia. Megamente nada mais é do que uma paródia de Lex Luthor e Megaman nada mais é do que uma visão cartunesca e bem humorada do próprio Superman. Esse inclusive forja sua própria morte (numa bem humorada referência pop ao mito de que Elvis teria forjado sua morte para fugir da fama e assédio). No final das contas Megamente é bem feito na questão técnica mas peca pela repetição em seu argumento. Está na hora da Dreamworks ser mais original, evitando inclusive de imitar suas próprias animações anteriores.

Megamente (Megamind, Estados Unidos, 2010) Direção: Tom McGrath / Roteiro: Alan J. Schoolcraft, Brent Simons / Elenco: vozes de Brad Pitt, Will Ferrell, Tina Fey, Jonah Hill / Sinopse: Megamente (Will Ferrell) é um vilão que deseja conquistar a cidade de Metro City. Para isso precisará enfrentar Metro Man (Brad Pitt), o super-herói da cidade.

Pablo Aluísio.

Um comentário: