segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Conspiração Xangai

Um agente da inteligência americana investiga a morte de um amigo em Xangai, na China, durante a invasão japonesa ao país. "Conspiração Xangai" é um filme irregular. A trama segue com problemas de ritmo e roteiro. De fato se percebe facilmente que o texto de autoria de Hossein Amini não é muito bom pois não consegue apresentar os personagens de forma satisfatória pois tudo é jogado na tela sem maiores explicações. Desse modo o espectador demora um pouco para entender bem quem é quem e quais são os objetivos deles dentro da estória. Além do roteiro desencontrado a direção de Mikael Håfström não é nada brilhante pois não sabe muito bem criar o clima adequado para filmes de espionagem. Aos poucos porém as coisas vão melhorando, vamos nos situando melhor na trama e o filme fica melhor. O problema é que muitos espectadores não terão paciência para chegar até lá e simplesmente abandonarão o filme pela metade. 

"Conspiração Xangai" se inspira em muitas fontes mas principalmente nos antigos filmes de espiões. Até a cena de cassino com o ator John Cusack vestindo um elegante terno branco (igual ao de Sean Connery na franquia 007) se encontra no filme. Felizmente as semelhanças param por aí, pois o roteiro segue a linha mais realista, sem os exageros pirotécnicos de Bond. Na minha concepção o desfecho do filme não é muito interessante uma vez que ficamos com a sensação de que tudo o que aconteceu durante todo o filme não tem a menor importância pois a guerra acontece do mesmo jeito e o Japão finalmente invade a cidade (coisa que era óbvia desde as primeiras cenas). Assim se fica com a sensação de perda de tempo. Enfim, poderia ser bem melhor, melhor dirigido e principalmente melhor roteirizado. Filmes de espionagem precisam do clima e suspense adequados e isso não é uma mera opção, é uma obrigação. Infelizmente "Conspiração Xangai" não é muito bom nesse aspecto.  

Conspiração Xangai (Shanghai, Estados Unidos, China, 2010) Direção: Mikael Håfström / Roteiro: Hossein Amini / Elenco: John Cusack, Li Gong, Yun-Fat Chow, David Morse, Ken Watanabe, Franka Potente, Jeffrey Dean Morgan, Hugh Bonneville, Yuan On, Hon Ping Tang, Benedict Wong / Sinopse: Um agente da inteligência americana investiga a morte de um amigo em Xangai, na China, durante a invasão japonesa ao país. 

Pablo Aluísio.

Um comentário: