segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ato de Coragem

Grupo de elite da Marinha Norte-Americana, formado por soldados do comando Navy Seals é enviado para diferentes missões ao redor do mundo em busca de terroristas internacionais. Essa é a premissa básica de "Ato de Coragem", novo filme que enfoca esse segmento militar que ficou tão em voga após a morte de Bin Laden (foi um grupo Seal que matou o mais famoso terrorista da história em sua casa no Afeganistão). Feito para aproveitar o calor dos acontecimentos o filme do ponto de vista técnico é bem realizado. As missões são bem encenadas e executadas, fruto da colaboração e apoio de militares reais, com ampla participação no filme das forças armadas, ajudando com material bélico e pessoal. Se é bem feito no aspecto puramente técnico não se pode dizer o mesmo de sua carga dramática. O filme é quase um documentário, os personagens não são desenvolvidos em nenhum momento, alguns sequer possuem nomes e o espectador não consegue criar vínculo nenhum com os militares em cena, uma vez que eles não possuem qualquer desenvolvimento no roteiro. 

A falta de uma melhor dramaturgia faz "Ato de Coragem" se transformar numa sucessão de missões pelo mundo afora atrás de terroristas internacionais. Esses são representados por dois personagens, um muçulmano e um russo, mas eles também não possuem qualquer personalidade mais visível ou marcante. São vazios. A dupla de diretores do filme é especialista em dirigir documentários, mas obviamente não sabe dirigir atores e nem trabalhar melhor o roteiro. Em vista disso "Ato de Coragem" ficou com jeito de documentário embora seja um filme convencional. No saldo final o que o espectador encontrará é uma sequência de boas cenas de ação do grupo de elite sem qualquer envolvimento com os personagens que são desprovidos de qualquer traço de personalidade individual. Como toque de cereja tem a patriotada americana aqui completamente sem controle - o que talvez justifique o apoio dos militares ao filme, uma vez que ele acaba servindo também como propaganda de recrutamento para os jovens nas escolas daquele país. Enfim, "Ato de Coragem" é puro ufanismo sem conteúdo ou dramaturgia.  

Ato de Coragem (Act of Valor, Estados Unidos, 2012) Direção: Mike McCoy, Scott Waugh / Roteiro: Kurt Johnstad / Elenco: Alexander Asefa, Jeffrey Barnachea, Kenny Calderon, Rual Canizales II, Drea Castro, Sam Cespedes, Jimmy Chhiu, Charles Chiyangwa / Sinopse: Grupo de elite da Marinha Norte-Americana, formado por soldados do comando Navy Seals é enviado para diferentes missões ao redor do mundo em busca de terroristas internacionais.  

Pablo Aluísio.

Um comentário: