quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Homem Que Odiava as Mulheres

Na década de 1960 uma série de mortes envolvendo jovens mulheres coloca a polícia em alerta. A imprensa logo denomina o novo serial killer de "O Estrangulador de Boston" por causa da forma que mata suas vítimas. Após várias investigações finalmente se chega ao principal suspeito dos crimes: Albert de Salvo (Tony Curtis). História baseada em fatos reais. O interessante nesse "O Homem que Odiava as Mulheres" é que ele foi feito ainda no calor dos acontecimentos, o serial killer tinha acabado de ser preso e ainda nem havia ido a julgamento. Havia todo um debate se ele era ou não mentalmente capaz de ir para o tribunal do juri por seus crimes. Curioso é que assisti também um filme feito recentemente sobre o mesmo caso. Hoje, por exemplo, há sérias dúvidas se o homem que foi preso pela policia era o verdadeiro assassino. Muito se especula e grande parte dos especialistas entende que Albert de Salvo foi apenas um bode expiatório arranjado pelo departamento de policia para aliviar a pressão popular sobre si. No filme isso não aparece. Ele é mostrado como o serial killer, indiscutivelmente. Na verdade o próprio De Salvo se beneficiou diretamente desse filme pois ganhou muito com os lucros do uso de sua história. Isso indignou tanto os familiares das vítimas que foi aprovada uma lei depois proibindo esse tipo de comercialização sobre crimes violentos.

Deixando esses detalhes de lado é bom deixar claro que apesar de ser estrelado por Tony Curtis o filme é todo de Henry Fonda, trazendo uma dignidade enorme ao seu papel (ele faz o chefe da operação de caça ao criminoso). Grande ator, prova todo seu talento em cada diálogo. Nas cenas de interrogatório fica claro a diferença de grandeza entre ele e Tony Curtis, que apesar do esforço não consegue ficar à altura do papel. Nas cenas em que aparece perturbado mentalmente sua falta de preparo aparece nitidamente. Sinceramente não deu para o Curtis. Nas mãos de um grande ator roubaria o filme de Fonda, como isso não acontece só resta ao veterano dominar completamente a cena. O diretor Fleischer optou por um tom quase documental, com muito uso de câmera subjetiva para colocar o espectador no centro dos acontecimentos. O filme assim se torna bem interessante para pessoas que estudam o tema envolvendo matadores em série. Vale a pena ser conhecido.

O Homem que Odiava as Mulheres (The Boston Strangler, Estados Unidos, 1968) Direção: Richard Fleischer /  Roteiro: Edward Anhalt baseado no livro de Gerold Frank / Elenco: Tony Curtis, Henry Fonda, George Kennedy, Mike Kellin e Hurd Hatfield / Sinopse: Na década de 1960 uma série de mortes envolvendo jovens mulheres coloca a polícia em alerta. A imprensa logo denomina o novo serial killer de "O Estrangulador de Boston" por causa da forma que mata suas vítimas. Após várias investigações finalmente se chega ao principal suspeito dos crimes: Albert de Salvo (Tony Curtis). História baseada em fatos reais.

Pablo Aluísio.

Um comentário: