quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Hitler: Um Retrato de Família

“Die Hitlers - Eine Familiengeschichte” é um documentário alemão muito interessante que mostra as origens familiares do ditador Adolf Hitler. Algumas coisas ainda me deixam bem admirado nesse mundo. Uma delas é a fascinação que a figura de Adolf Hitler ainda exerce no mundo atual. Muitos ditadores já vieram após seu surgimento mas Hitler ainda continua despertando a curiosidade de muitos. Basta apenas ligar sua tv nos canais a cabo para verificar isso. Eu me recordo de apenas um documentário sobre a vida de Winston Churchill nesses canais mas de Hitler me  lembro de vários. Será que o mal exerce tanto poder assim ainda nos dias de hoje? Pelo número de livros, documentários e filmes sobre Adolf Hitler creio que sim. Esse “Hitler: Um Retrato de Família” vai mais longe. Tenta entender o líder nazista olhando para sua árvore genealógica. Hitler nasceu do casamento de dois primos, sendo seu pai bem mais velho que sua mãe. Seu pai aliás era um homem autoritário e violento que tentava impor sua vontade aos filhos na base do espancamento. Não deu muito certo com Hitler. Esse queria ser pintor e odiava a idéia de seguir os passos de seu pai, um funcionário público acomodado. O fato de vários parentes casarem-se entre si na família de Hitler pode dar alguma pista de sua personalidade fora do normal e psicótica mas isso é uma explicação simplista demais. Hitler não foi fruto apenas de uma genética inoportuna mas também do meio social e do contexto histórico em que viveu.

Após voltar da I Guerra Mundial Hitler se interessou pela política. Com a Alemanha em frangalhos ele foi com seu discurso raivoso ganhando degraus na escada do poder. Usando de uma retórica furiosa e seguido por um grupo de fies e leais seguidores seu partido nazista logo chegaria ao poder. Por trás do líder forte da Alemanha porém havia também um homem com vida familiar caótica. Apaixonado pela sobrinha viu a mesma se suicidar pouco tempo depois. Depois teve que lidar com outro sobrinho que fugiu para os EUA em campanha aberta contra o tio. Havia suas irmãs e um irmão que ganharam muito com a guerra e a ascensão política de Hitler. Todas essas histórias e muitas outras podem ser conferidas nesse documentário que está sendo exibido com freqüência na programação de nossas tvs por assinatura. Um dos pontos altos dessa produção é a exibição pela primeira vez de várias cenas captadas por Eva Braun de seu marido. Imagens captadas por uma pequena câmera portátil. São curiosas as tomadas pois vemos em cena um Hitler na intimidade, brincando com seu cão preferido e crianças, rindo e de bom humor, completamente à vontade em seu refúgio nos Alpes. Muito longe da visão oficial do Estado nazista que vendia a imagem de um líder infalível. Não deixa de ser incrível saber que um homem como aquele, de gestos educados e elegantes, que gostava de pintura e música, era o mesmo que dirigia uma máquina industrial de morte que enviava para fornos crematórios e câmeras de gás mulheres, velhos e crianças judeus. Muito provavelmente essa dualidade em sua personalidade seja o grande chamariz de sua figura pública até mesmo nos dias atuais. Um personagem histórico contraditório e complexo, responsável direto pela morte de milhões de pessoas e que ainda sucinta terror e pavor em muitos sobreviventes do holocausto nazista. O documentário não desvenda esse lado do ditador mas serve para jogar mais uma luz nesse enigma chamado Adolf Hitler.

Hitler: Um Retrato de Famíla (Die Hitlers - Eine Familiengeschichte, Alemanha, 2005) Direção: Kai Christiansen / Roteiro: Kai Christiansen, Wolfgang Zdral / Sinopse: Documentário Alemão que tenta desvendar a personalidade do ditador Adolf Hitler por meio de seus antepassados e familiares.

Pablo Aluísio.

Um comentário: