sábado, 1 de setembro de 2012

Fuga Implacável

Will (Henry Cavill) é um americano que desembarca na Espanha para passar uma semana de férias ao lado de sua família. Seu pai Martin (Bruce Willis) trabalha na embaixada americana onde exerce a função de adido cultural. O que Will não sabe é que nada é o que aparenta ser. Após seus familiares sumirem misteriosamente ele se vê envolvido numa complicada rede de espionagem onde não consegue descobrir quem está ou não ao seu lado. “The Cold Light Of Day” é uma produção entre Espanha e EUA que estreou há poucas semanas nos cinemas europeus e americanos. Apesar da publicidade o filme foi mal nas bilheterias. Nem o nome chamariz Bruce Willis parece ter funcionado para atrair o público. Também pudera, o fato é que realmente seu nome é bem gratuito mesmo. Embora seu personagem seja a do pai do protagonista a verdade é que ele fica muito pouco em cena e não participa ativamente de grande parte da trama. O que fica evidenciado é que Willis realmente colocou seu nome para aluguel para que o público comparecesse nas salas. Pelo visto não caíram na dele.

Sem Willis por perto o filme se apóia na atuação do ator Henry Cavill. Seu trabalho porém é exagerado, canastrão. O ator passa o tempo todo com cara de desesperado, gritando, muito além do razoável. Como astro de ação não empolga. Melhor se sai a sempre bem-vinda Sigourney Weaver fazendo uma agente da CIA durona e calculista. Weaver que esteve recentemente em “O Segredo da Cabana” traz um pouco de carisma ao filme, carisma esse que falta muito a Cavill. Para quem procura ação porém o filme tem uma boa seqüência final de perseguição de carros pelas ruas de Madrid. Movimentada e bem dirigida a cena ajuda a acordar quem ficou entediado com as várias reviravoltas na trama de espionagem que surgem ao longo da estória. Saldo final: thriller mediano apenas. Algumas boas cenas de ação e só. Não é marcante mas como é curtinho (90 minutos) serve como passatempo ligeiro. Um filme de ação genérico sem maiores atrativos. Pode-se qualificar a fita como dispensável e rotineira mas que não chega a aborrecer.

Fuga Implacável (The Cold Light Of Day, Estados Unidos, Espanha, 2012) Direção: Mabrouk El Mechri / Roteiro: Scott Wiper, John Petro / Elenco: Henry Cavill, Bruce Willis, Sigourney Weaver / Sinopse: Will (Henry Cavill) é um americano que desembarca na Espanha para passar a semana ao lado de sua família. Seu pai Martin (Bruce Willis) trabalha na embaixada americana onde exerce a função de adido cultural. O que Will não sabe é que nada é o que aparenta ser.

Pablo Aluísio.

Um comentário: