domingo, 23 de setembro de 2012

Carros 2

Acabei de assistir a esse "Carros 2". Sinceramente acho essa franquia a mais fraca da Pixar. É um tipo de produto ligeiro, feito mesmo para passar em Shopping Center e vender brinquedos na loja que fica ao lado do multiplex. Nada de muito inspirado é encontrado aqui. Tem uma pequena sub-trama de espionagem (com várias citações aos filmes de James Bond) e a repetida estorinha de amizade entre Lightning McQueen e Mater (o estropiado carro guincho). As corridas que esperava ser o melhorzinho da animação não empolgam e são deixadas de lado. Aliás o roteiro é todo dirigido para Mater - McQueen virá apenas um personagem secundário, coadjuvante mesmo.

A dublagem brasileira é muito bem feita e conta com a participação especial do comentarista da ESPN Trajano. Fora isso não achei muito adequado a inclusão de sotaque caipira do interior de Minas ao personagem Mater. Claro que sua caracterização original também é de um caipira - só que do interior dos EUA - e ficaria complicado adequar isso para o espectador médio brasileiro, mas precisava mesmo usar gírias caipiras brasileiras tanto assim? Enfim, isso no final talvez nem importe. De qualquer forma "Carros 2" passa longe de ser uma das melhores animações da Pixar - é apenas mediano em seu saldo final.

Carros 2 (Cars 2, Estados Unidos, 2011) Direção: John Lasseter, Brad Lewis / Roteiro: Ben Queen, John Lasseter, Brad Lewis, Dan Fogelman / Elenco (Vozes):  Larry the Cable Guy,  Owen Wilson,  Michael Caine,  Emily Mortimer / Sinopse: Sequência de Carros, sucesso dos estúdios Pixar.

Pablo Aluísio.

Um comentário: