segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Atração Perigosa

Grupo experiente e sofisticado, especializado em roubos a bancos, resolve colocar em execução um ousado plano. Assim podemos resumir esse "Atração Perigosa". Existe um ditado bem conhecido entre cinéfilos que diz que não há como filmes sobre assaltos serem ruins. Mesmo quando são fracos, são bons. Esse "Atração Perigosa" confirma essa regra. A atmosfera de tensão, os planejamentos e os próprios roubos são os grandes atrativos desse filme. Claro que já assisti produções nesse estilo que foram bem melhores, mas esse mantém seguramente um bom nível. Os três grandes roubos que são executados são muito bem filmados, demonstrando que o Ben Affleck é muito melhor diretor do que ator. Aliás é bom dizer, ele continua bem canastrão. Nas cenas em que atua ao lado da gerente de banco isso é bem nítido. Ben não consegue transparecer nenhuma emoção mais profunda e sua química não aparece ao lado da atriz.

Apesar disso, do romance que não é lá muito convincente, o filme se salva mesmo nas ótimas sequências de ação. E se Affleck não é bom ator pelo menos é um diretor inteligente porque o time de coadjuvantes do filme é ótimo. A começar por Joh Hamm, que todos os fãs de Mad Man conhecem muito bem. Aqui interpretando o agente federal que sai na caça do bando de Affleck. Mais magro e esbanjando uma boa caracterização Hamm acrescenta muito ao resultado final. E por falar em séries outra estrela da TV dá o ar de sua graça, Blake Lively, deixa a patricinha de "Gossip Girl" de lado para viver aqui uma bagaceira de bar. O grande destaque porém vem da interpretação pequena mas tocante de Pete Postlethwaite. Recentemente falecido o ator empresta muita dignidade ao papel do florista, um personagem central da trama. Enfim, "Atração Perigosa" é um filme tão bom que nem a canastrice habitual de Affleck conseguiu estragar. Está recomendado.

Atração Perigosa (The Town, Estados Unidos, 2010) Direção: Ben Affleck / Roteiro: Peter Craig, Ben Affleck, Aaron Stockard / Elenco: Blake Lively, Ben Affleck, Jeremy Renner, Jon Hamm, Rebecca Hall, Brian Scannell, Jeff Martineau / Sinopse: Grupo experiente e sofisticado, especializado em roubos a bancos, resolve colocar em execução um ousado plano.

Pablo Aluísio.    

Um comentário: