sábado, 6 de setembro de 2025

O Regime

O Regime
Nessa altura de sua carreira a atriz Kate Winslet não precisava de uma bobagem como essa em seu currículo de tantos bons filmes. Nessa minissérie ela interpreta uma ditadora de uma pequena republiqueta no leste europeu. O modelo é claramente inspirado em uma daquelas ex-repúblicas soviéticas que surgiram após a queda do muro de Berlim. Sua personagem é a de uma figura exagerada, populista e bizarra, cheia de manias estranhas. O povo não aguenta mais aquele regime, mas ela segue em frente com muita repressão e propaganda política. E as coisas logo saem do controle quando ela se apaixona por um de seus guardas palacianos, um tipo rude e dado a ataques de violência irracional. 

Fica claro desde os primeiros episódios que a proposta seria a de fazer uma série com muito humor, mas a realidade é que tudo é bem sem graça. A Kate Winslet não tem talento para esse tipo de papel. A praia dela é bem outra. Além disso, essa tentativa de ridicularizar outros países, com seus ditadores ridículos, soa no mínimo incoerente nos dias atuais. Em tempos de Donald Trump, os americanos perderam toda a moral para passar lições aos outros países do mundo nesse aspecto. Atualmente nenhum líder mundial é mais ridículo do que o presidente bizarro deles!

O Regime (The Regime, Estados Unidos, 2024) Direção: Stephen Frears, Jessica Hobbs / Roteiro: Will Tracy, Sarah DeLappe / Elenco: Kate Winslet, Matthias Schoenaerts, Guillaume Gallienne / Sinopse: Elena Vernham (Kate Winslet) é a ditadora de uma pequena republiqueta localizada entre a Europa e a Ásia. Além dos inimigos políticos internos, ela precisa também abafar um novo escândalo em sua vida pessoal. Mesmo casada, acaba se envolvendo loucamente com um dos guardas de seu palácio, para desespero de seus ministros de Estado. 

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. "Em tempos de Donald Trump, os americanos perderam toda a moral para passar lições aos outros países do mundo nesse aspecto."
    Então passe longe da serie "Designated Survivor".

    ResponderExcluir