
O grande destaque fica no relacionamento dos irmãos. Os filmes de Wayne tinham muito isso, não eram apenas westerns com puro bang bang, pelo contrário, havia uma preocupação em criar um conteúdo para os personagens. Isso também acontece nesse filme. Embora Katie Elder esteja morta vamos descobrindo por depoimento dos demais personagens do filme todas as nuances de sua vida, como ela era, do que gostava, o que desejava para os filhos. Não é todo faroeste que tem esse tipo de cuidado em seu roteiro. Como não poderia deixar de ser a dupla central dos atores domina o filme. John Wayne aqui em um papel mais interessante, pois é um pistoleiro fora da lei. Dean Martin também está muito bem em seu personagem, pena que dessa vez não cantou nenhuma música, talvez pelo tom mais sério do filme. Enfim, longe de ser apenas um western de rotina, "Os Filhos de Katie Elder" é um bom programa para quem quer relembrar dos bons faroestes do passado. Ah que saudade desses tempos que não voltam mais!
Os Filhos de Katie Elder (The Sons of Katie Elder, Estados Unidos, 1965) Direção: Henry Hathaway / Roteiro: William H. Wright, Allan Weiss / Elenco: John Wayne, Dean Martin, Martha Hyer, Michael Anderson Jr. Earl Holliman / Sinopse: Após a morte da matriarca da família Elder seus quatro filhos resolvem se reunir novamente para vingar seu assassinato. Juntos buscarão por vingança em nome de sua querida mãe, Katie Elder.
Pablo Aluísio.
Eu tive dificuldade de ver esse filme. Não gostei da premissa. Confesso que só o assisti por conta da presença gaiata do Dean Martin que tinha o poder de transformar qualquer drama com sua persona simpática, nos fazendo acreditar que assistíamos a uma leve comédia musical.
ResponderExcluirEsse western está sendo exibido pelo Telecine Cult.
ResponderExcluirAh, o John Wayne, quando faz um fora da lei, esse é tão digno quanto qualquer xerife que eke já tenha interpretado.
ResponderExcluir