domingo, 20 de novembro de 2022

Os Caras Malvados

Essa animação fez muito sucesso. Algo que surpreendeu muita gente. Chegou ao primeiro lugar entre os filmes mais assistidos na semana de estreia. Na segunda semana repetiu o mesmo sucesso. O que poderia explicar isso? Depois da pandemia, os estúdios ficaram meio desorganizados tanto na produção de filmes como na distribuição dos mesmos. Assim, as salas de exibição nos Estados Unidos e no mundo ficaram com certo vácuo de novos filmes. Em certas semanas, não havia nenhum grande filme para estrear. O estúdio de Steven Spielberg produziu esse filme e viu que havia uma oportunidade ali. E lançou essa animação em uma semana em que não havia nenhum grande filme de nenhum outro grande estúdio estreando. E deu no que deu. O filme chegou ao primeiro lugar entre os mais assistidos. Claro que foi uma boa notícia para a companhia cinematográfica de Spielberg. Há tempos que eles investem no ramo da animação. E um sucesso sempre é bem-vindo. 

Um aspecto curioso é que não se trata de uma franquia de forte apelo popular. É um filme novo, com personagens novos que o público não conhecia. E tem um roteiro esperto, bem desenvolvido. Foge de certa maneira dos clichês de gênero. Quem gosta de animações também não terá do que reclamar. Os personagens são bacanas e o ritmo ágil da história não deixa a peteca cair. Além de tudo, tem um vilão caricato que se faz de bonzinho, mas que se revela vil. Um porquinho da Índia, quem diria. Enfim, o filme tem o pacote completo.

Os Caras Malvados (The Bad Guys, Estados Unidos, 2022) Direção: Pierre Perifel / Roteiro: Aaron Blabey / Elenco: Sam Rockwell, Marc Maron, Awkwafina / Sinopse: Wolf e seu bando vivem de golpes e crimes na grande cidade onde vivem. Depois de mais um roubo bem-sucedido ao banco, eles decidem colocar as mãos em um prêmio valioso para a cidade. Não vai ser fácil, mas eles topam o desafio.

Pablo Aluísio.

3 comentários: