domingo, 13 de novembro de 2022

Nada de Novo no Front

O livro “Nada de novo no front”, de Erich M. Remarque, é um clássico da literatura alemã. O autor do livro lutou na Primeira Guerra Mundial e serviu como soldado. Ele sentiu na pele todo o drama e o desastre daquela guerra. Ele esteve nas trincheiras no meio da lama, entre soldados doentes, sendo atacados por gases tóxicos. O livro não se assume como autobiográfico, mas fica claro, desde o começo, que ele traz impressões muito pessoais do que aconteceu. A visão de alguém que esteve no front de Batalha. O primeiro filme foi feito poucos anos depois do lançamento do livro. Se tornou uma obra-prima do cinema. Agora temos uma nova versão que eu posso dizer, sem dúvida, que também é uma obra-prima. Esse novo filme é excelente. Com ótima produção da Netflix, este é um filme obrigatório neste ano de 2022. Ele retrata todo o horror e a estupidez da guerra e do militarismo. A insanidade causada por um patriotismo insano e fora de foco. Os falsos valores e tudo o que vem de mal em decorrência disso. 

A história conta a vida de um jovem alemão. Incentivado pelos professores na escola e pelos próprios amigos resolve se alistar no exército da Alemanha. Ele quer a glória, a honra de ser um combatente na Primeira Guerra. Um erro, um erro terrível que ele cometeria, como depois ele ia bem perceber. No campo de batalha descobre que o militarismo e os outros valores que ele achava tão importantes não trazia glória nenhuma, mas sim miséria e tragédia. Seus amigos morreriam nas trincheiras, abandonados à própria sorte. E enquanto os jovens soldados se matavam na lama, os oficiais e os homens da diplomacia viviam em ambientes luxuosos, comendo do bom e do melhor, com suas belas taças de vinho na mão. Aos soldados sobrava roubar alimentos dos fazendeiros das regiões por onde passavam para não morrerem de fome. Um grande livro que resultou em dois maravilhosos filmes. Sua grande mensagem é a de que a guerra não torna ninguém grande e nem mais glorioso do que qualquer outra pessoa. Pelo contrário, a guerra só transforma homens em bestas selvagens. 

Nada de Novo no Front (Im Westen nichts Neues, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, 2022) Direção: Edward Berger / Roteiro: Edward Berger / Elenco: Felix Kammerer, Albrecht Schuch, Aaron Hilmer / Sinopse: Paul Bäumer, um jovem alemão, se alista no exército da Alemanha durante a primeira guerra mundial. Era o ano de 1917 e ele acabaria descobrindo todo o horror e a insanidade de uma guerra de grandes proporções como aquela.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Drama Histórico
    Nada de Novo no Front
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esse título "Nada de Novo no Front" se tornou o que se chama hoje de "meme". Muita gente fala isso quando se pergunta de novidades sem ter a menor ideia que esse é o nome de uma ótimo livro.

    ResponderExcluir
  3. O livro é um clássico da literatura. Inclusive, muitos analistas acreditam que esse foi o melhor livro escrito sobre a tragédia humana, que aconteceu durante a primeira guerra mundial. Deu rosto e voz aos soldados que lutaram e morreram nesse grave conflito.

    ResponderExcluir
  4. "Nascido em 4 de julho", do Tom Cruise, trata do mesmo tema, também com resultados trágicos. E também e autobiográfico.

    ResponderExcluir